segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Moradores de Luziápolis e Chã da Imbira serão contemplados com cobertura 4g ou superior


Já há bastante tempo que a Prefeitura de Campo Alegre vem lutando junto às operadoras de telefonia móvel para que o distrito Luziápolis e o Povoado Chã da Imbira tenham uma cobertura mais eficaz no serviço de telefonia assim como no serviço de internet através de dados móveis (4g ou superior). Foram várias visitas as sedes das empresas, ofícios entregues e sempre sem sucesso.

Recentemente uma nova portaria publicada pelo Ministério das comunicações adota critérios e diretrizes para o edital do leilão das frequências do 5G, a quinta geração de comunicação móvel.

Em setembro de 2020 o deputado Federal Arthur Lira garantiu junto ao Ministério das Comunicações que o Povoado Chã da Imbira e o distrito Luziápolis fossem incluídos na nova portaria, que determina as normas para o novo edital de operação.

Essa portaria determina que cidades, vilas, áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais com população superior a 600 habitantes, ainda desassistidos de internet, serão atendidos com banda larga móvel em tecnologia 4G ou superior, que é o caso de Luziápolis e do Povoado Chã da Imbira.

A portaria também regulamenta que todas as rodovias federais devam receber, de forma obrigatória, o sinal 4G ou superior. Além disso, prioriza as BR-163, BR-364, BR-242, BR-135, BR-101, BR-116. Nesse caso o distrito Luziápolis que é cortado pela BR 101 também se enquadra.

A portaria foi publicada em 29 de Janeiro, em edição extra do Diário Oficial da União e deve ser seguida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que coordenará o processo.

Nenhum comentário: