segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

CRAS de Campo Alegre lança o Projeto Conhecendo o CRAS com a Edição Sala de Espera


O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, da sede do município reiniciou neste dia 22 de fevereiro o Projeto Conhecendo o CRAS – Edição Sala de Espera, que tem o objetivo de divulgar para a população em geral quais os serviços, programas e projetos desenvolvidos e ofertados por ele, utilizando como estratégia a realização de salas de espera nas UBS situadas na sede do município. É importante destacar a parceria entre as políticas de assistência social e saúde no que se refere ao empoderamento da população na garantia de seus direitos, de modo a informar acerca dos mesmos e onde busca-los. Desta maneira, espera-se que sejam evitados encaminhamentos inadequados e que o atendimento desta política seja cada vez mais efetivo.

O reinício aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Vieira, com os pacientes que estavam aguardado atendimento. Na ocasião a psicóloga Danielle Tavares e a assistente social Gabriela Rebêlo, técnicas do CRAS, explanaram o que é o CRAS, quais os serviços e programa executados, assim como os principais projetos desenvolvidos.

Dentre os pontos abordados os que mais chamaram a atenção e levantaram questionamentos dos presentes foram a emissão da carteira do idoso e o acesso ao Benefício de Prestação Continuada, além da inscrição no Programa Cartão CRIA (Criança Alagoana).

Vale destacar que O CRAS é um equipamento social, a porta de entrada dos usuários para a política de Assistência Social, suas ações tem o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos comunitários e familiares e da ampliação do acesso aos direitos à cidadania e às redes socioassistenciais existentes no município.

Dentre suas principais atividades podemos destacar: 1) PAIF – Programa de Atendimento Integral a Familiar; 2) SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; 3) Emissão da Carteira do Idoso – Intermunicipal e Interestadual; 4) BPC – Benefício de Prestação Continuada; 5) Inscrição no Programa Cartão Criança Alagoana; 6) Encaminhamentos para a concessão de benefícios sociais municipais e outros.

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