terça-feira, 20 de novembro de 2012

Prefeita eleita Pauline Pereira participa de Seminário para Novos Gestores

A prefeita eleita por Campo Alegre Pauline Pereira (PSDB), está participando do Seminário Novos Gestores 2013-2016 que está sendo realizado na Barra de São Miguel.

O primeiro dia do evento em Alagoas, foi considerado um sucesso. Foram 54 prefeitos do estado, 15 de Sergipe; que lotaram o auditório do Vilage hotel, na Barra de São Miguel. Após a abertura e o almoço, os novos gestores tiveram contato com assuntos técnicos da administração pública.

Eudes Sippel, técnico em Finanças da CNM, foi o último palestrante do dia e falou sobre receitas municipais. “A maioria dos municípios do Brasil são pequenos, com menos de 50 mil habitantes, estes dependem do Fundo de Participação do Município (FPM). Por isso é importante o prefeitos fique atento ao FPM da sua cidade”, afirmou.

Sippel mostrou alternativas e métodos legais para esses municípios aumentarem a receita através do IPTU, ITBI, ISS, taxas, ICMS, IPVA. Medidas simples como a planta genérica e atualizada dos valores do IPTU, o estímulo ao emplacamento dos veículos no próprio município gerando mais renda do IPVA, entre outras dicas.

Outros técnicos da CNM palestram durante a tarde: Eduardo Stranz sobre gestão; Jeconias Rosendo, diretor de política e institucional da CNM, sobre políticas urbanas. O seminário segue até esta terça-feira (19), trazendo temas como educação, saúde, jurídico. A convite da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a assessora da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Regina Ramos, irá tratar das ações do governo federal no encerramento geral do evento.

Com Assessoria

Nenhum comentário: