Nesta terça-feira (16), a técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, responsável pelas ações da Biblioteca Municipal e das Salas de Leitura, Iracélia Guedes, embarcou para o Rio de Janeiro para participar do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, que acontece entre os dias 14 e 18 de maio, e tem o objetivo de incentivar troca de experiências entre cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil.
A atividade faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. Pela primeira vez, o Encontro reúne profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108.
A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
Durante o encontro, o grupo de profissionais terá formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Os participantes da primeira etapa do programa contribuirão com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios.
Na oportunidade, será lançado o Movimento Recode, um convite com foco no empoderamento digital dos jovens e a ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais, que poderão se inscrever no site http://recode.org.br/movimentorecode, e terá representantes do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de 22 sistemas estaduais de bibliotecas públicas, da Unesco e da Fundação Bill & Melinda Gates.
Sobre o Conecta Biblioteca
Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades. O programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.
Sobre a Recode
A Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias para formar uma grande rede que promove uma nova consciência e gera oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A organização faz parte de uma rede presente em 7 países e já impactou até hoje mais de 1,7 milhão de vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário