Técnicos da Oficina Municipal estiveram, na última sexta-feira (18), em reunião com a presidente, Pauline Pereira, para apresentação do Programa Melhoria da Educação, cujo objetivo é fortalecer gestores municipais de modo a contribuir com o aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional, bem como com o desenvolvimento da atuação regional no âmbito da Educação.
A proposta é fazer a adesão entre os 17 municípios consorciados situados na Região Sul. A parceria firmada entre o Consórcio, a Fundação Itaú Social e a Oficina Municipal possibilitará a participação de prefeitos, dirigentes municipais de educação e suas equipes e a equipe do consórcio em um processo de formação que se concretiza através de algumas estratégias que vão de desenvolvimento de um planejamento de curto prazo a partir da realização de um diagnóstico da educação municipal, a construção de instâncias de troca de experiências até a ação coletiva no nível regional.
Durante a apresentação, Gustavo Santos, diretor da Oficina Municipal, instituição executora do projeto, reforçou que o regime de cooperação e troca de experiências dentro do consórcio intermunicipal é um diferencial do Programa Melhoria da Educação. “O objetivo é ampliar a autonomia dos municípios principalmente pelo embasamento teórico-prático das equipes gestoras da educação municipal e pela criação de uma institucionalidade intermunicipal própria, que apoie os municípios participantes do consórcio em diversos aspectos das políticas de Educação”, reforçou.
Sobre o projeto
Criado em 1999, o programa já ofereceu capacitação a cerca de 3.500 gestores de mais de 1.050 municípios, em 17 estados brasileiros. Em 2013 e 2014, o Programa Melhoria passou a ser realizado em parceria com a Oficina Municipal e com Consórcios Intermunicipais buscando como resultado um maior impacto em conjuntos de Prefeituras de uma mesma região.
Conquistou-se com isso o fortalecimento dos órgãos gestores da educação e também de dois consórcios intermunicipais do Estado de São Paulo, o Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema - AMVAPA e o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira – CODIVAR, com a formação de mais de 100 gestores municipais, responsáveis por redes escolares que acolhem cerca de 86.000 estudantes.
A proposta é fazer a adesão entre os 17 municípios consorciados situados na Região Sul. A parceria firmada entre o Consórcio, a Fundação Itaú Social e a Oficina Municipal possibilitará a participação de prefeitos, dirigentes municipais de educação e suas equipes e a equipe do consórcio em um processo de formação que se concretiza através de algumas estratégias que vão de desenvolvimento de um planejamento de curto prazo a partir da realização de um diagnóstico da educação municipal, a construção de instâncias de troca de experiências até a ação coletiva no nível regional.
Durante a apresentação, Gustavo Santos, diretor da Oficina Municipal, instituição executora do projeto, reforçou que o regime de cooperação e troca de experiências dentro do consórcio intermunicipal é um diferencial do Programa Melhoria da Educação. “O objetivo é ampliar a autonomia dos municípios principalmente pelo embasamento teórico-prático das equipes gestoras da educação municipal e pela criação de uma institucionalidade intermunicipal própria, que apoie os municípios participantes do consórcio em diversos aspectos das políticas de Educação”, reforçou.
Sobre o projeto
Criado em 1999, o programa já ofereceu capacitação a cerca de 3.500 gestores de mais de 1.050 municípios, em 17 estados brasileiros. Em 2013 e 2014, o Programa Melhoria passou a ser realizado em parceria com a Oficina Municipal e com Consórcios Intermunicipais buscando como resultado um maior impacto em conjuntos de Prefeituras de uma mesma região.
Conquistou-se com isso o fortalecimento dos órgãos gestores da educação e também de dois consórcios intermunicipais do Estado de São Paulo, o Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema - AMVAPA e o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira – CODIVAR, com a formação de mais de 100 gestores municipais, responsáveis por redes escolares que acolhem cerca de 86.000 estudantes.
A metodologia utilizada prevê que a Oficina Municipal oriente e acompanhe os gestores municipais na elaboração de diagnóstico da situação local a partir da análise de indicadores sociais, com o objetivo de desenvolver e implementar planos de curto, médio ou longo prazos e de processos de gestão na área da Educação em âmbito regional. A elaboração dos planos e dos processos de gestão é feita de maneira participativa, envolvendo diferentes atores sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário