terça-feira, 25 de novembro de 2025

Secretaria de Educação realiza Encontro Formativo com Profissionais da Educação Especial e Inclusiva

Durante o ano de 2025 a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre – AL, por meio da Coordenação e Assessoria da Educação Especial e inclusiva, realizou diversos momentos formativos com colaboradores – terapeutas e especialista dos espaços Crer e Ser, sendo organizado em dois momentos, no horário da manhã no Crer e Ser do Distrito Luziápolis e a tarde no Crer e Ser localizado na sede.

Com a intensificação da reestruturação de novas metodologias a serem usadas na identificação do nível de necessidades específicas dos alunos com deficiência a Secretaria Municipal de Educação na pasta da educação especial e inclusiva, teve a preocupação de implantar o uso do instrumento avaliativo - inventário portage (IPO).

O Inventário Portage Operacionalizado (IPO) é um instrumento avaliativo para crianças de 0 a 6 anos que mapeia o desenvolvimento em cinco áreas principais: linguagem, socialização, cognição, autocuidados e desenvolvimento motor. Ele avalia cerca de 580 comportamentos, permitindo identificar lacunas no desenvolvimento, planejar intervenções individualizadas e orientar pais e educadores.

Com a implantação do Portage, como principal instrumento avaliativo que será usado na rede de ensino, viu-se a necessidade de promover o momento formativo na prática, onde foram feitas simulações entre aluno e profissional para a aplicação. O momento foi acompanhado pela coordenadora da Educação Especial e inclusiva da SEMED – Gilvania da Paz e pela coordenadora da equipe terapêutica dos espaços Crer e Ser – Joyce Roberta e ministrado pela psicóloga e assessora da pasta – Priscila Barroso, que apresentou o instrumento, atendendo a solicitação da secretaria Municipal de Educação mediante a necessidade.

Tudo foi organizado de forma a deixar o ambiente descontraído, cada grupo teve o cuidado de criar sua caixa contendo todos os materiais a serem usados para o momento de simulação da avaliação.

O fator de grande importância no trabalho desenvolvido por essas profissionais é que poderão identificar com mais segurança o nível de desenvolvimento que os alunos estão, para assim, poder auxiliar aos professores da sala regular nas adaptações razoáveis necessárias para as atividades aplicadas aos alunos com deficiência.

A Secretaria Municipal de Educação expressa sua gratidão a gestão municipal por apoiar a implantação desse instrumento na Rede Pública Municipal de Ensino e por fazer acontecer a Educação Especial e Inclusiva do município.

A Secretaria Municipal de Educação encerra o ciclo de formações com esses profissionais e se prepara para dar continuidade a esse processo para o ano de 2026, visando sempre oferecer o melhor serviço no contexto educacional. Em Campo Alegre, nenhum aluno fica para trás quando a educação é, de fato, para todos e para cada um.

Nenhum comentário: