quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Transparência: Secretaria de Saúde presta contas dos investimentos do 2º quadrimestre de 2025 em Audiência Pública

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre apresentou a prestação de contas referentes ao 2º quadrimestre de 2025 em audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira (02), no plenário da Câmara de Vereadores. A audiência foi conduzida pela comissão de saúde da casa legislativa formada pelos vereadores André Nascimento, Valdilene Simplício e Kellyn Guimarães.

Na Audiência Pública foram apresentados à Câmara, ao Conselho Municipal de Saúde e a sociedade civil, o Relatório detalhado da Secretaria, contendo os dados sobre os recursos aplicados, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede de saúde, garantindo toda transparência possível na destinação de recursos públicos no Município de Campo Alegre.

Todos os dados apresentados foram referentes aos meses de maio a agosto do ano de 2025. No final da apresentação, os vereadores esclareceram algumas dúvidas existentes e enfatizaram a importância da audiência para trazer ao conhecimento de todos.

Esse espaço é fundamental porque aproxima a população da gestão pública, permitindo que todos entendam melhor como os recursos estão sendo aplicados, quais desafios ainda precisamos enfrentar e quais avanços já alcançados.

Estiveram presentes os vereadores da Casa Legislativa e também a equipe técnica da Secretaria de Saúde, trazendo transparência, informações detalhadas e prestando contas de cada ação realizada no período.

A secretária municipal de Saúde, Jaslliny Araújo, a secretária adjunta de saúde Edla Firmino e toda a equipe técnica da Saúde, formada por coordenadores, diretores e gestores, também estiverem presentes para a prestação de contas e avaliação dos indicadores da saúde no município. Além dos vereadores e membros do Conselho Municipal de Saúde.

As audiências públicas garantem a transparência, responsabilidade e diálogo aberto com você, cidadão. É nesse tipo de encontro que é possível avaliar com clareza se as políticas públicas de saúde estão alcançando os resultados esperados, e principalmente, a possibilidade de trabalhar juntos para garantir atendimento de qualidade para toda a comunidade.








Secretaria Municipal de Educação realiza diversas ações em Alusão ao Setembro Azul

O mês de setembro é marcado por um movimento que, busca por direitos da comunidade surda. Neste mês, são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo. O movimento empenha-se em manter viva a Língua de sinais e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda.

Nessa perspectiva a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Gestão de Ensino, realizou uma grande mobilização junto às escolas, que por sua vez organizaram ações voltadas à comemoração da campanha Setembro Azul, abordando o tema: “Mãos que sinalizam, quando todos falam a Língua do respeito”.

A escolha do mês de setembro para esse tema é devida a várias datas que têm grande relevância para a história da educação dos surdos e para a própria comunidade, sendo:

  • De 6 a 11 de Setembro de 1880: Congresso de Milão. Este foi um momento lamentável para a comunidade. O congresso determinou a proibição do uso e ensino das Línguas de Sinais na educação dos surdos, dando preferência ao método oral.
  • 9 de Setembro de 2009: Em 25 dos 26 estados brasileiros, aconteceu o Seminário Nacional em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos.
  • 20 a 26 de Setembro: Semana Internacional dos Surdos. Desde 1958, a Federação Mundial dos Surdos (WFD) celebra anualmente uma semana dedicada à conscientização acerca da História dos Surdos, Línguas de Sinais e Educação dos Surdos e Cultura Surda.
  • 23 de Setembro: Dia Internacional da Língua de Sinais.
  • 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo. Em 1857 foi fundada, no Rio de Janeiro, a primeira escola de surdos no Brasil (atualmente INES).
  • 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo e Dia internacional do profissional tradutor e intérprete.
Para encerramento das ações voltadas ao Setembro Azul foi organizado um momento de homenagem aos surdos. O evento aconteceu no CESCA no último dia 30 de setembro. A programação contou com apresentações artísticas em Libras e uma palestra bilíngue (em Libras e Português), garantida pela presença de intérprete, assegurando acessibilidade comunicacional a todos os presentes. O encontro destacou a importância de aprender Libras como caminho para inclusão e respeito, reforçando que o Setembro Azul é um marco para a valorização da língua da comunidade surda.

Por que celebrar e comemorar o setembro azul?

Ao se comemorar o Setembro Azul, há a valorização da comunidade surda, bem como da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Esse é um mês de luta, conscientização e divulgação da cultura e comunidade Surda, é um mês muito importante no calendário e é uma data que celebra e comemora os grandes feitos da comunidade Surda até os dias de hoje.

O mês de setembro, portanto, representa as conquistas, realizações e história de uma comunidade Surda que durante muitos anos, vem lutando contra os preconceitos e barreiras e que, ainda hoje, buscam por espaço, acesso e representatividade.

A coordenadora da pasta de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Gilvânia da Paz, enfatizou que: “O Setembro Azul é marcado pela valorização da cultura, identidade e direitos da comunidade surda. É tempo de fortalecer a inclusão, o respeito e a acessibilidade, reconhecendo a Libras como língua e promovendo a igualdade de oportunidades. Que o Setembro Azul seja um convite para aprendermos, ouvirmos com o coração e construirmos uma sociedade cada vez mais inclusiva e justa”.

O município de Campo Alegre, que há anos mantém esse olhar sensível à inclusão, reafirma seu compromisso com a acessibilidade ao ofertar cursos de Libras para cuidadores e professoras do AEE, fortalecendo o diálogo entre ouvintes e surdos e promovendo uma sociedade mais justa e acolhedora.