quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Equipe do Samu de Campo Alegre participa de capacitação sobre atendimentos a vítimas de AVC

Profissionais que fazem parte da equipe da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU de Campo Alegre, participaram de uma capacitação sobre a “atendimentos a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, principal causa de morte no Brasil e no mundo.

O evento realizado nesta quarta-feira 15, aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), e foi ofertado pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep) da Central do Samu, e contou com a parceria da Iniciativa Angels Award, organização internacional dedicada à melhoria do atendimento a pacientes com AVC.

Durante a capacitação, foi reforçado o uso da sigla Samu como método simples de identificação precoce do AVC, principalmente para a população leiga: Sorriso (pede para a pessoa sorrir – se há assimetria facial), Abraçar (pede para abraçar- fraqueza nos membros), Música (pede para a pessoa cantar uma música – dificuldade para falar), caso haja um desses sinais, a situação é de Urgência (buscar ajuda imediata). Outros sintomas como dor de cabeça súbita, vertigem, perda visual e confusão mental também foram abordados e discutidos na palestra.

A cada minuto sem oxigênio, cerca de 2 milhões de neurônios morrem no cérebro. A cada 30 minutos, um paciente com AVC morre ou fica permanentemente incapacitado por ter sido levado ao hospital errado. Diante desse cenário, a capacitação dos profissionais do Samu é essencial para garantir o encaminhamento rápido e adequado, salvando vidas e reduzindo sequelas.

A Iniciativa Angels Award atua globalmente com o objetivo de aumentar o número de centros capacitados para o atendimento adequado ao AVC, formar comunidades de profissionais engajados e criar redes regionais eficientes. No Brasil, a parceria com o Samu representa um passo decisivo na redução da mortalidade e das sequelas decorrentes do AVC.

Nenhum comentário: