quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Coordenadora da UAI de Luziápolis participou do Seminário Internacional Saúde Mental em Brasília

Realizado pelo Departamento de Saúde Mental e Outras Drogas , evento reuniu autoridades nacionais e estrangeiras para criar direcionamentos à atuação da rede pública no setor.

A psicóloga Ana Adélia Melo Rocha, coordenadora da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Luiz Mariano Neto - UAI, localizada no distrito Luziápolis no município de Campo Alegre, representou o município no Seminário Internacional Saúde Mental, Redes e Desafios Atuais - Crianças, Adolescentes e Jovens, realizado nos dias 10 e 11 de Outubro, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília.

O evento, promovido pelo Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências sobre políticas e práticas voltadas à saúde mental de crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da saúde e na prevenção de agravos.

A unidade de Campo Alegre foi reconhecida como referência nacional no cuidado infantojuvenil.

“Esse reconhecimento fortalece nosso compromisso com a saúde mental de nossas crianças e adolescentes, destacou a psicóloga Ana Adélia Melo Rocha, - CRP 15/2169.

Questões relacionadas ao suicídio e outras violências autoprovocadas, o uso de álcool e outras drogas, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), foram temas abordados no seminário.

O seminário foi uma importante iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Brasília). O evento debateu temas fundamentais, tais como o desafio da intersetorialidade na promoção do cuidado integral, a defesa dos direitos humanos, a participação social e o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens.

A representante do município participou do seminário atendendo convite do Ministério da Saúde e do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad).

Nenhum comentário: