sexta-feira, 17 de julho de 2020

Prefeitura de Campo Alegre continuará ofertando gratuitamente exame de Sorologia

Uma decisão da ANS tirou a obrigatoriedade da oferta do exame nos planos de saúde.

Uma decisão recente da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, derrubou na Justiça a liminar que obrigava os planos de saúde a cobrir o teste sorológico para os pacientes de covid-19. O exame identifica a presença de anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue dos pacientes expostos ao vírus.

Os pacientes que contam com plano de saúde não terão mais a cobertura do exame, porém em Campo Alegre os pacientes da Rede Pública de Saúde continuarão tendo acesso aos exames gratuitamente. 

O município passou a contar com uma máquina de sorologia em comodato no Laboratório Municipal de análises clinicas, onde diariamente são realizados os exames nos pacientes que procuram os serviços de saúde da Rede Municipal.

Sobre o teste Sorologia

Sorologia é o estudo do líquido separado do sangue após coagulação do mesmo. O exame sorológico tem o objetivo de identificar dois tipos de moléculas: a IgM e a IgG.

A IgM é a molécula que é formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato com uma infecção.

É através dessa molécula, formada perfeitamente para aquela determinada infecção, que o corpo organiza o ataque inicial para combatê-la.

Essa molécula tem como característica ter uma vida curta, assim não dura muito tempo no corpo.

A IgG é uma molécula que demora mais tempo para ser formada, e ela é responsável pelo impedimento da re-infecção.

Funciona como soldados especializados no reconhecimento e combate, dessa forma impedido que uma nova infecção, caso o agente causador entre em contato com o corpo.

IgG negativo (não reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam que o paciente nunca entrou em contato com o agente patogênico (agente causador da doença), ou seja, nunca foi nem vacinado nem contaminado.

IgG negativo (não reagente) e IgM positivo (reagente): indicam infecção aguda (ou seja, iniciada há dias ou semanas).

IgG positivo (reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam  infecção antiga (com meses ou anos) ou que a pessoa foi vacinada e o organismo teve sucesso na produção de anticorpos.

IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): infecção recente (semanas ou meses).

Nenhum comentário: