terça-feira, 30 de junho de 2020

Pacientes contam com testes rápidos e exame de sorologia para diagnóstico de Covid19 em Campo Alegre

Os casos necessários os pacientes também são submetidos a Exame de  Tomografia.

Desde que o Polo Regional de tratamento a Covid19 passou a funcionar em Campo Alegre em maio, a Secretaria Municipal de Saúde vem mantendo grandes esforços para assegurar todo o tratamento aos pacientes que forem diagnosticados com a doença. 

O município adquiriu testes rápidos RT-PCR e também passou a ofertar exame de sorologia, exame este que antes os convênios não cobriam, onde os planos de saúde só agora terão de cobrir os testes sorológicos de Covid-19 após determinação judicial.

Vale salientar que desde a abertura do Polo Regional o exame é ofertado aos pacientes quando indicados pelos médicos para a eficácia dos resultados e diagnósticos. 

O teste de sorologia IgG é indicado de acordo com critério médico após avaliação clínica. Para que o teste seja efetivo, este deve ser coletado preferencialmente sete dias após o início dos sintomas e para os contactantes de casos positivos a coleta também deverá obedecer aos mesmos critérios. O prazo é necessário pois a produção de anticorpos só acontece depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.

O município também oferece exame de tomografia quando necessário para o fechamento do diagnóstico que também é um serviço de alta complexidade. 

Sobre o teste Sorologia

Sorologia é o estudo do líquido separado do sangue após coagulação do mesmo. O exame sorológico tem o objetivo de identificar dois tipos de moléculas: a IgM e a IgG.

A IgM é a molécula que é formada rapidamente no corpo logo após o primeiro contato com uma infecção.

É através dessa molécula, formada perfeitamente para aquela determinada infecção, que o corpo organiza o ataque inicial para combatê-la.

Essa molécula tem como característica ter uma vida curta, assim não dura muito tempo no corpo.
A IgG é uma molécula que demora mais tempo para ser formada, e ela é responsável pelo impedimento da re-infecção.

Funciona como soldados especializados no reconhecimento e combate, dessa forma impedido que uma nova infecção, caso o agente causador entre em contato com o corpo.

IgG negativo (não reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam que o paciente nunca entrou em contato com o agente patogênico (agente causador da doença), ou seja, nunca foi nem vacinado nem contaminado.

IgG negativo (não reagente) e IgM positivo (reagente): indicam infecção aguda (ou seja, iniciada há dias ou semanas).

IgG positivo (reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam  infecção antiga (com meses ou anos) ou que a pessoa foi vacinada e o organismo teve sucesso na produção de anticorpos.

IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): infecção recente (semanas ou meses).
 
 

Nenhum comentário: