quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Prefeitura e ABESC realizam atividades do Projeto Social do PNHR no Povoado Chã da Imbira e Distrito Luziápolis

Nos dias 16 e 17 de janeiro, a Prefeitura de Campo Alegre e a Associação para o Bem Estar Social de Campo Alegre – ABESC, realizaram  na Escola Municipal Maria Lourinete Porto Guimarães (Chã da Imbira) e na Quadra Poliesportiva Daniel José da Silva (Luziápolis), palestras sobre Economia Doméstica e Incentivo a Autonomia Financeira. O público das reuniões foram os beneficiários do Projeto do Trabalho Social do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. 

O Programa integra o Programa Minha Casa Minha Vida Rural – PMCMV e busca garantir subsídio financeiro para a produção de moradia digna aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. 

As atividades foram ministradas pela Assistente Social da ABESC Luiza Santana no qual informou aos beneficiários presentes as responsabilidades de cada um sobre o cuidado com o imóvel e quais questões precisam ser resolvidas para que alguns moradores possam se mudar definitivamente. Vale colocar, que todas as casas do projeto do PNHR que foram cadastradas e aprovadas foram entregues todas no ano de 2018.  O município encerrou o ano com 97 imóveis construídos e entregues, contabilizando 48 casas novas no Povoado Chã da Imbira e 49 casas no Distrito Luziápolis. 

Os encontros contaram ainda com palestras ministradas pela Doutora Regina da Rocha, que destacou informações de forma clara e dinâmica, através de apresentação oral tendo como auxílio a cartilha informativa que foi repassada para cada participante e transmitida também através de slides. No período matutino a palestrante foco sobre assunto Economia Doméstica e no período vespertino sobre Incentivo a Autonomia Financeira e Orientações dos Serviços Públicos, isso em ambas localidades.

As atividades propostas tiveram como objetivo transformar a ideia de poupar em um hábito entre os beneficiários, evitando, assim, o desperdício e incentivando o consumo sustentável. Pois  o cuidado com as finanças domésticas é essencial para todas as pessoas. 

Durante as palestras os beneficiários tiraram dúvidas sobre os como se organizar financeiramente; como ter um consumo consciente dos meios naturais, como: água e energia; e quais alternativas de geração de renda seriam viáveis investir. Além de elogiarem bastante o trabalho desenvolvido por toda a equipe envolvida.  

As atividades foram bastante construtivas e participativas nas duas localidades.
 

Nenhum comentário: