segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Comitiva de Campo Alegre participa da festa de 35 anos da Obra de Maria em Pernambuco

Neste domingo 19 de Janeiro, um grupo de cristãos católicos de Campo Alegre participou das festividades de 35 Anos da Comunidade Obra de Maria, que aconteceu na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.

A prefeita Pauline Pereira, o deputado estadual Fernando Pereira, o ex-prefeito Nicolas Pereira participaram do evento que reuniu pessoas de várias partes do Brasil e do mundo.

O evento contou com uma programação que contou com missas, shows com padres e cantores católicos e momentos de adoração. Frei Gilson conduzindo a entrada do Santíssimo, Padre Fábio de Melo, Padre Marcelo Rossi e Irmã Kelly Patrícia(do Instituto Hesed), Dunga, Eliana Ribeiro e Eros Biondini foram algumas das atrações que participaram do evento.

A celebração reuniu mais de 40 mil pessoas na Arena de Pernambuco, entre o público, lideranças eclesiásticas, fieis, missionários e amigos da comunidade, com shows, oração, adoração, animação e momentos transformadores de fé e testemunho. Cerca de 300 padres e 200 bispos participaram da celebração.

Além de Campo Alegre a Caravana da família Pereira levou fiéis dos município de Teotônio Vilela e Junqueiro.

Obra de Maria

A Obra de Maria nasceu é uma comunidade que conta com mais de 5.000 missionários e voluntários espalhados pelo mundo, sendo um expoente da Renovação Carismática em Pernambuco. Presente na África, Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, a Obra de Maria atua em 61 países, incluindo 33 na África, como: Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau, além de Estados Unidos, Argentina, Itália e França. No Brasil, está presente em 25 estados e no Distrito Federal.



Aulas do Ano Letivo 2025 na Educação Infantil de Campo Alegre iniciam nesta quarta-feira (22)


A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre dará início ao ano letivo de 2025 na próxima quarta-feira 22 de Janeiro.

As primeiras instituições que retornarão as aulas são os Centros de Educação Infantil e as Escolas Municipais que ofertam educação Infantil.

Confiram as instituições que voltas às aulas nesta quarta-feira:

CEI Lizete Alves Ferreira
CEI Cícera Marinho de Melo
CEI Maria Valcira de Medeiros
CEI Jaci Vieira da Costa
CEI Maria José Vieira da Costa Silva
Escola Virgem dos Pobres
Escola Cícero Salustiano
Escola Maria Lourinete Porto Guimarães (Só a Pré-escola)
Escola Senador Rui Palmeira (Só a Pré-escola)
Escola João Paulo II (Só a Pré-escola)
Escola Helenilda Correia (Só a Pré-escola)

Para receber os alunos todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre passaram por melhorias, pequenas reformas.

O período de volta às aulas é uma etapa de recomeço, mesmo sendo um recesso de curto período, os educandos retomam sua rotina escolar e recebê-los com entusiasmo e dinamismo faz toda a diferença nesse recomeço, bem como é uma forma de fazer com que se sintam acolhidos e protegidos nas instituições de ensino.


Prefeitura realiza melhorias nas escolas municipais para receber alunos no Ano Letivo 2025

Com a aproximação do início das aulas do Ano Letivo 2025, a Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando vários serviços de reparos e pinturas em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, visando dar ainda melhores condições para os alunos e professores que estarão utilizando os espaços educativos durante todo o ano.

As primeiras instituições que estão recebendo os serviços são os 05 Centros de Educação Infantil, que já terão início das aulas no próximo dia 22 de Janeiro.

Todas as demais escolas da Rede Municipal de Ensino estão passando por reparos nas pinturas, melhorias na parte hidráulica, elétrica, retelhamento, manutenção e troca de portas e fechaduras, corte de gramas, entre outros serviços.

As melhorias visam proporcionar melhores condições aos alunos e profissionais que utilizarão as escolas no ano letivo 2025. Todas as obras estão sendo realizadas com recursos próprios do município.

As creches e as escolas municipais que ofertam a educação infantil iniciarão as atividades no dia 22 de Janeiro.



domingo, 19 de janeiro de 2025

Missas de 7º dia em memória de Benedito de Lira acontecem nesta segunda-feira (20)

Duas missas de sétimo dia, a serem realizadas nesta segunda-feira (20), marcarão a primeira semana do falecimento do ex-senador e prefeito reeleito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, que faleceu na terça-feira (14). Elas acontecerão na Barra de São Miguel e em Maceió.

Amigos, admiradores, correligionários e familiares estarão presentes em ambas as celebrações. O deputado federal Arthur Lira, filho de Benedito, participará das duas cerimônias.

A primeira missa será celebrada às 16 horas na Barra de São Miguel. O local da cerimônia religiosa será a Paróquia São Joaquim e Sant'Ana, situada na Praça Myriel Cavalcante, 110, Centro da Barra. Já a segunda missa será realizada na capital alagoana, às 19h30, na Catedral Metropolitana de Maceió, localizada ao lado da Assembleia Legislativa de Alagoas, no Centro da cidade.

Benedito de Lira, ou Biu, como era chamado, faleceu após lutar por mais de 20 anos contra um câncer. Senador por Alagoas entre 2011 e 2019, Biu também foi deputado federal por três mandatos, além de deputado estadual e vereador por Maceió e por Junqueiro. O sepultamento do ex-parlamentar e prefeito da Barra de São Miguel ocorreu na quarta-feira (15).

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Super Circo Incaros volta a Campo Alegre e ficará por apenas quatro dias na Cidade Carinho

Estreou nesta quinta-feira 16 de Janeiro, o Super Circo Incaros, montado na Praça Multieventos Darci Ferreira Rolim em Campo Alegre. O Circo que iniciou sua trajetória em Campo Alegre em 1992, voltou ao município depois de alguns anos. A última vez que o Circo do Palhaço Ventinha passou por Campo Alegre foi em Junho de 2016.

Durante os quatro dias que estrão em Campo Alegre o circo apresentará espetáculos circenses com palhaços e muitos números de tirar o folego. Atualmente o circo que conta com classificação livre para todas as idades, apresenta o King Kong, o Mundo dos Dinossauros, e diversas apresentações com equilibristas, contorcionistas, malabaristas, entre outros.

A companhia

A companhia Incaros surgiu de uma tradicional família circense com mais de 100 anos de história.

Depois de algumas anos trabalhando em circos de terceiros, o palhaço Ventinha e seus irmãos alugaram uma lona, e a primeira praça que fizeram foi exatamente na cidade de Campo Alegre, no estado de Alagoas em 1992, a época um circo bem pequeno que foi instalado na Praça Pedro Florentino, conhecida como praça do pirulito.

O circo atualmente tem sede em Luís Eduardo Magalhães-BA. Já percorreu vários estados do Brasil como São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Piauí, Alagoas, Sergipe, Bahia entre outros.

Hoje, sob o comando de Idelcarlos (Ventinha) e seus filhos, a companhia é formada por aproximadamente 30 pessoas, sendo que cerca de 20 delas são artistas profissionais, os quais fazem parte da 4ª geração e também já tem artista da 5ª geração que é o filho do palhaço Ventania, o pequeno Palhaço Tutuzinho, de apenas 10 anos de idade. O Circo Incaros caracteriza-se por ser uma companhia familiar, fator preponderante para o sucesso e integridade durante tanto tempo de estrada.
O surgimento

Idelcarlos Cavalcante, o Ventinha, é nascido numa família com tradição de mais de cem anos no circo. Ele mesmo resume a sua história.

"Nossa tradição em circo remonta há cem anos, meus avós que já eram de circo são descendentes dos Incas, os índios peruanos, por isso batizamos a companhia de Íncaros. O circo do meu pai se chamava "Gran Marajoara Circus", que rodava todo o Brasil especialmente o norte-nordeste. Um circo de variedades que apresentou cantores como: Chitãozinho & Xororó, Milionário & José Rico, Amado Batista, além de tantos outros artistas numa época em que o picadeiro era um dos principais palcos para estes ídolos".

Foi a partir deste circo que, há 33 anos, surgiu à ideia de ele e os irmãos, que eram trapezistas, comprarem o próprio circo. E assim foi feito. Juntaram um dinheiro, pegaram uma estrutura pequena em Campo Alegre Alagoas e foram investindo. De repente tinha um circo de médio porte, bem maior que o atual. Havia bichos, vários ônibus, carretas e muitas atrações. Mas chegou um momento que resolveram dividir o circo em dois, apartar a sociedade, os irmãos ficaram com uma parte e ele com outra.

Um novo e difícil recomeço, mas ele persistiu. Vieram os filhos e hoje trabalha com a própria família, seis filhos, entre eles um caçula de um ano e quatro meses, que, segundo Ventinha, em breve já pode estrear. Bom salientar que todos estudam.

Vindas anteriores a Campo Alegre, RELEMBRE:

Palhaço fala de sua carreira, alegrias, conquistas e emoções da vida no circo

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Prefeita Pauline Pereira participa de reunião no TJAL sobre os Programas Moradia Legal e Rural Legal

O Vice-presidente Carlos Cavalcanti tratou do tema com os prefeitos das cidades de Teotônio Vilela e Campo Alegre nesta quinta (16)

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Carlos Cavalcanti, discutiu a realização de etapas do Moradia Legal e do Rural Legal em Teotônio Vilela e Campo Alegre. Em reunião com os prefeitos dessas cidades, nesta quinta (16), o desembargador afirmou que o objetivo é retomar os programas o mais breve possível.

"Vamos preparar um ato normativo para o Moradia Legal, que terá sua sétima edição, e para o Rural Legal, que chega à segunda edição. Este é um ano propício para a realização desses projetos porque é um ano sem as restrições do período eleitoral", explicou.

Ainda segundo Carlos Cavalcanti, ele vai buscar se reunir com todos os prefeitos de Alagoas para reforçar a importância da adesão aos programas de regularização fundiária do TJAL. "Já conversei com o presidente do Tribunal, desembargador Fábio Bittencourt, e a proposta é intensificar esses programas ao máximo no ano de 2025".

O prefeito de Teotônio Vilela, Peu Pereira, lembrou que o município participou de edições anteriores do Moradia Legal e que há espaço para a regularização de mais imóveis. "É uma cidade que cresce muito, que tem uma população carente e que precisa do apoio do Judiciário e da Prefeitura para receber os títulos de propriedade".

A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, disse que o município tem interesse em participar das próximas edições dos programas. "O Rural Legal, por exemplo, vai poder beneficiar os moradores do Distrito de Luziápolis, que fica em uma área rural de Campo Alegre".

Mais municípios

O deputado estadual Fernando Pereira também participou da reunião. Ele afirmou que vai articular para que mais municípios façam a adesão aos programas de regularização fundiária do TJAL.

"Importante levar o Rural Legal a São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Campo Alegre, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Craíbas e Flexeiras. A gente conta com o trabalho social do TJ nesses municípios para dar um suporte melhor, principalmente àquelas pessoas que mais precisam em cada cidade".

Também participaram da reunião a ex-deputada estadual Jó Pereira e o ex-prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira.

Com Dicom TJAL - Fotos: Caio Loureiro


Desenvolvimento: Usina de asfalto da Uchoa Construções se prepara para iniciar atividades em Campo Alegre


O avanço do Polo Multissetorial Denison Costa de Amorim tem sido uma das metas principais da gestão da prefeita Pauline Pereira juntamente com o vice-prefeito Leonardo Monteiro que também ocupa o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos.

Nesta quinta-feira 16 de Janeiro, chegou ao Polo equipamentos da Usina de Asfalto da empresa Uchôa Construções, que se prepara para nos próximos meses iniciar a operação.

De acordo com o vice-prefeito Leonardo Monteiro a empresa vai gerar inicialmente 25 empregos diretos.

No Polo Multissetorial já se encontra em funcionamento a empresa Concrebloc, empresa que trabalha com fabricação de pré-moldados e outros materiais da construção civil. Também está com obras em andamento à empresa Distribuidora de medicamentos Moreira.

A gestão municipal aguarda o inicio das obras das empresas CDB Group, beneficiadora de grãos, e uma empresa de distribuição e logística do Grupo Jota Pinto.

A Prefeitura continua buscando mais empresas para se instalarem no município que disponibiliza as áreas já com energia elétrica e água para iniciar as suas instalações.

Fotos: Romulo Melo


69 alunos de Campo Alegre são aprovados na primeira chamada para cursar o Ensino Médio no IFAL

A educação de Campo Alegre mais uma vez está em destaque. A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta quarta-feira 15, que 69 alunos do município foram aprovados na primeira chamada para estudarem no Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Os alunos cursarão o Ensino Médio Técnico Campus de São Miguel dos Campos, Arapiraca e Maceió em diversas áreas de conhecimento.

Os estudantes que cursaram o Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino estão prontos para iniciar essa nova jornada de conhecimento e desenvolvimento educacional.

Os aprovados para o IFAL atualmente são estudantes das quatro escolas que ofertam ensino fundamental anos finais no município e estão mais que preparados para iniciar esse novo ciclo em sua jornada escolar.

“Os resultados evidenciam a qualidade do ensino em Campo Alegre, parabenizamos aos alunos pela aprovação, assim como a todos os profissionais da nossa educação que contribuíram com esses resultados”, destacou a secretária de educação professora Márcia Nascimento.

SAAE realiza troca de bomba para melhorar o abastecimento de água no Bairro Belo Horizonte

A equipe operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Alegre - SAAE realizou nesta quarta-feira (15) a troca da bomba de um dos poços que abastece o Bairro Belo horizonte. O poço que abastece a comunidade operava antes com uma bomba de 1cv e recebeu uma bomba de 2cv, o que vai melhorar significativamente a qualidade e a pressão da água que chegam as casas dos moradores.

O SAAE vem realizando várias ações pontuais com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado a população do município.

A nova diretoria do órgão também pede a população à importância do pagamento em dia das mensalidades, para que o órgão possa fazer mais investimentos e manter um serviço de qualidade a todos.

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Secretaria de Assistência Social iniciou o recadastramento do Bolsa Alegre e Complexos Nutricionais

A Secretaria de Assistência Social e Direito a Cidadania de Campo Alegre iniciou nesta terça-feira 14, o recadastramento de todos os beneficiários dos programas assistenciais Bolsa Alegre e Complexos Nutricionais.

O recadastramento está acontecendo na Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães na sede, no Centro Administrativo Multissetorial em Luziápolis e no Centro Administrativo Multissetorial José Belo dos Santos no Povoado Chã da Imbira.

De acordo com a secretária Erika Moreira, o município conta com mais de mil famílias beneficiárias das casas da sopa, e mais de 2 mil famílias no Programa Bolsa alegre, que mensalmente beneficia as famílias com a distribuição de cestas básicas.

O Recadastramento é obrigatório sendo um processo legal que visa atualizar os dados dos beneficiários e analisar a continuidade do perfil de acesso para os programas. O não comparecimento na data e local corretos pode acarretar a suspensão do benefício.

O recadastramento seguirá o seguinte cronograma de iniciais de nomes:

14/01 (Terça-feira) - Letras: A, B, C, D
15/01 (Quarta-feira) - Letras: E, F, G, H, I
16/01 (Quinta-feira) - Letras: J, K, L, M
17/01 (Sexta-feira) - Letras: N, O, P, e as Demais letras
20/01 (Segunda-feira) - Somente Marias

Locais de realização:
Sede: Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães
Luziápolis: Multissetorial - Rua Candido Teixeira, Nº 195
Chã da Imbira: Centro Administrativo Multissetorial José Belo dos Santos

Horários: Das 8h às 12h, e das 13h às 16h.

Para o Recadastramento é necessário apresentar os documentos: RG, CPF e comprovante de residência atualizado.



Prefeita Pauline Pereira decreta 03 dias de Luto pela morte de Benedito de Lira

A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira decretou 03 dias de luto em homenagem pelo falecimento do ex-senador Benedito de Lira. Ele que atualmente exercia o segundo mandado de prefeito no município da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, morreu na manhã desta terça-feira (14). Ele enfrentava um tratamento oncológico.

No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana.

Benedito de Lira era pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Biu de Lira, como era conhecido, também foi vereador, deputado estadual e deputado federal.

O ex-senador foi muito importante para o município de Campo Alegre com grandes contribuições ao município sendo parceiros de alguns prefeitos, inclusive tem em seu nome o Conjunto Benedito de Lira, construído na gestão do ex-prefeito e seu compadre Jorge Matias.

Bendito de Lira também era tio da prefeita Pauline Pereira.



Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira

O estado de Alagoas está em luto pela perda de um dos líderes políticos mais importantes de sua história. Faleceu na manhã desta terça-feira (14) aos 82 anos de idade o ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-vereador em Junqueiro e em Maceió e prefeito reeleito da Barra de São Miguel Benedito de Lira. Detalhes sobre as cerimônias de velório e enterro ainda serão anunciados pela família.

Benedito, ou Biu como era carinhosamente chamado, enfrentava um tratamento oncológico. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana. Nesta terça-feira, o coração do eterno senador Biu parou de bater, deixando um legado de trabalho e de dedicação em favor do povo alagoano.

Mesmo em tratamento, Benedito superou adversidades e exerceu com empenho seu último mandato em cargo público, liderando uma gestão de inúmeras conquistas na Barra de São Miguel e inclusive participando ativa e alegremente em 2024 de sua vitoriosa campanha eleitoral no município. Com seu falecimento, assume em definitivo o Executivo Municipal o vice-prefeito Henrique Alves Pinto.

Homem simples e de origem humilde, que sempre preferiu o contato direto com a população no lugar da sisudez dos diversos gabinetes que ocupou em Alagoas e em Brasília, Benedito de Lira era formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo iniciado seu curso de graduação em 1968 e concluído em 1972.

Nascido em Junqueiro em 1942, nunca abandonou sua gente e suas raízes. A infância pobre, que poderia ser um limitador, transformou-se em um incentivo à superação de obstáculos e à escolha da causa política como ideal de vida. Tanto que Junqueiro, sua terra natal, o elegeu vereador por dois mandatos em 1966 e 1970. 

Transferindo-se para Maceió, onde atuou em diversos setores como, por exemplo, escriturário do Banco do Povo S.A, membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e na gestão do antigo Colégio Cenecista Élio Lemos, no Vergel do Lago, elegeu-se para Câmara de Vereadores da capital por dois mandatos, entre 1973 e 1982.

Com um seu desempenho aprovado pela população maceioense, Benedito foi eleito deputado estadual por três vezes consecutivas, atuando na Casa de Tavares Bastos de 1983 a 1994 e chegando a presidir a Casa por mais de uma legislatura.

Em 1994, uma campanha exitosa o levou à Brasília eleito pelo voto popular para exercer o mandato de deputado federal. Após ser candidato à vice-governador em 1998, retornou à Câmara dos Deputados em 2002 e 2006. E em 2010, foi o campeão de votos na disputa para o Senado Federal, onde trabalhou diuturnamente por Alagoas até 2018, tendo concorrido ao cargo de governador em 2014.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Estudantes que participaram no Cursinho de Olho no ENEM se destacam no resultado da redação do ENEM 2024

Nesta segunda-feira (13), foram divulgadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior.

Em Campo Alegre a Secretaria Municipal de Educação, através da coordenação do Cursinho de Olho no ENEM, comemorou os bons resultados dos alunos que se prepararam para as provas no curso ofertado gratuitamente pela Prefeitura.

Entre as notas destaque, mais de 10 estudantes que participaram das atividades de preparação durante o ano tiveram especialmente na redação, notas acima de 900 pontos. O estudante Igor Emanuel teve a maior nota do município, 960 pontos na redação.

O cursinho de Olho no ENEM foi realizado no município desde o mês de abril de 2024, tendo assim a duração de 08 meses com aulas presenciais aos sábados, ofertando material didático, professores e mentores que estiveram à disposição dos alunos tirando as dúvidas e orientando os alunos durante o desenvolvimento das atividades, além de todo apoio de transporte e logística nos dias de realização das provas.

Além do cursinho preparatório, a prefeitura de Campo Alegre garante aos aprovados o transporte para as universidades e ainda bolsas de estudos através do programa Gradua Campo Alegre.

As notas podem ser acessadas na Página do Participante, disponível no link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), inserindo o login gov.br.




Mais de 500 estudantes atletas de Campo Alegre participam do Circuito Esportivo de Verão

As atividades acontecem na sede do município, distrito Luziápolis e no Povoado Chã da Imbira.

Mais 500 atletas que estudam da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre com idades entre 6 a 17 anos iniciaram nesta segunda-feira 13, a participação no Circuito Esportivo de Verão. O evento envolve os alunos que já faziam parte dos projetos da Secretaria de Esporte e Lazer em 2024.

Os jogos do Circuito Esportivo de Verão contam com atividades de Ginástica Lúdica, Jogos e Brincadeiras, Circuito motor, Dama, Tênis de mesa, Fut5, Fut7, Futsal, Futmesa, Beach Tennis, Tênis, Futvôlei e Vôlei de Praia.

Na sede as atividades tiveram início no Ginásio Poliesportivo João Matias da Silva, mas se estendem ao Complexo Esportivo Júlio Correia com as disputas nos campos de gramas sintéticas de Fut5, e quadra de tênis.

Já no Centro de Artes e Esporte Luan Ribeiro dos Santos acontecem às disputas de futevôlei e vôlei de praia, Beach Tennis.

Em Luziápolis as atividades serão realizadas no Complexo Esportivo Marivaldo Azevedo, com o Fut5, futevôlei, vôlei de praia, circuito motor, jogos e brincadeiras.

No Povoado Chã da Imbira os jogos serão realizados no Complexo Esportivo João Nunes de Medeiros, com jogos e brincadeiras, futevôlei, vôlei de praia, Fut7 e Futemesa.