Nesta quinta-feira 28 de Julho, foi realizado no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió o Encontro da Educação do Selo UNICEF sobre Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes destinado aos municípios alagoanos participantes da edição 2021-2024.
O encontro teve como objetivo tratar especificamente sobre a Busca Ativa Escolar e os demais indicadores da educação onde foi abordado sobre a Plataforma BAE (Busca Ativa Escolar), o Plano Municipal pela Primeira infância, os cursos que serão ofertados a comunidade escolar, Trajetória de sucesso escolar, Práticas de qualidade na Educação, Prevenção e respostas às violências contra crianças e Adolescentes, entre outros.
Durante o evento, as equipes municipais tiveram a chance de aprofundar os estudos de caso e tirar dúvidas sobre estratégias compartilhadas pelo UNICEF para identificar e levar de volta à escola estudantes que estejam fora ou em risco de evadir, como a Busca Ativa Escolar e o Trajetórias de Sucesso Escolar.
“Em momentos como esse fortalecemos nosso pacto com cada município, para buscar coletivamente cada menina e cada menino garantindo seu direito de estar na escola protegido, convivendo e aprendendo”, destaca Verônica Bezerra, especialista em educação do UNICEF.
Participaram do encontro, representando Campo Alegre, a articuladora do Selo UNICEF Sonnaly Gomes, a Coordenadora Operacional da plataforma BAE Mônica Gomes e representando a mobilizadora da educação a professora Aristéia Nascimento.
O Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. Dos 102 municípios de Alagoas, 81 fazem partem da iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário