O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da sede do município, realizou no último dia 21 de julho, mais uma atividade do Projeto Cine Convivência em parceria com o Projeto Fortalecendo Laços. Essa parceria visa a discussão de temas do cotidiano dos participantes do projeto utilizando filmes, documentários, curta metragens e outras mídias.
De acordo com dados de 2017, o número de pessoas que dispõem de acesso à internet chegava a, aproximadamente, 116 milhões de pessoas no Brasil. De maneira que o acesso de adolescentes também se amplia diariamente e, consequentemente, podemos identificar alguns problemas ocasionados pelo uso das redes sociais. A tecnologia contribui para o desenvolvimento de muitas áreas e políticas públicas, a exemplo da saúde, educação e segurança, entretanto, apesar dos benefícios inquestionáveis, o uso desmedido tem provocado dependência e afetado, em diversos graus, as relações sociais, trazendo danos à saúde mental dos usuários.
As mídias sociais, algumas vezes, nos apresentam um ambiente onde as pessoas agridem umas às outras com ideias e culturas diferentes das suas. O bullying virtual, as agressões verbais e as mensagens mal interpretadas são capazes de influenciar em mudanças de hábitos, discórdias e, inclusive, em desestruturação familiar, favorecendo o desenvolvimento de transtornos de humor, por exemplo.
A pandemia acentuou o uso das redes sociais e, dessa maneira, a equipe técnica pensou em utilizar-se de vídeos compartilhados em um aplicativo para promover debate acerca de julgamento pela aparência, empatia, Fake News e, consequentemente, incentivo ao senso crítico em relação ao que lemos e, consequentemente, compartilhamos.
O objetivo central desse encontro foi de ilustrar o poder persuasivo utilizado nessas mídias sociais, de modo que se constrói uma narrativa, algumas vezes, em torno de uma informação infundada. Entretanto, quando temos ciência disso, o senso crítico é mais facilmente utilizado. Os participantes debateram sobre o tema, reconhecendo as vulnerabilidades e compreendendo o poder individual. Na oportunidade também foi possível pensarmos e nos imaginarmos em situação de agressão e preconceito, por exemplo.
É através deste projeto que a equipe técnica do CRAS busca promover debates enriquecedores a públicos distintos, incentivar a participação dos usuários em temáticas variadas, fomentar a diversidade, favorecer a voz ativa dos participantes e oportunizar a reflexão, com respeito e interatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário