Para fazer jus ao que diz o Art. 225 da Constituição Federal, "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações", a Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo Estratégico de Educação Ambiental e Sustentável, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou diversas ações na Semana do Meio Ambiente.
As ações em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 05 de junho, foram realizadas junto aos professores e estudantes das unidades escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino.
As ações desenvolvidas tiveram como objetivo conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar quanto a importância da preservação ambiental e os cuidados que deve-se ter em conservar o meio ambiente para a saúde e bem estar de todos.
Dentre as atividades desenvolvidas nas 22 Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal, podemos destacar:
· Palestras;
· Visita ao Pomar Municipal;
· Jornal Ambiental;
· Conscientização ambiental: Música SOS Terra;
· Visita ao açude Mandante e COOPECMARCA;
· Atividades práticas na Educação Infantil com os temas: Preservação ambiental, limpeza dos rios e coleta seletiva;
· Plantio nas unidades escolares;
· Plantio realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente nas margens da nascente Santa Maria no povoado Pimenteira com a participação dos integrantes do projeto Soldadinho Verde.
Para a coordenadora do Núcleo Estratégico de Educação Ambiental e Sustentável, professora Gilvanice, “as ações realizadas durante a semana do Meio Ambiente, foram essenciais para a formação de indivíduos conscientes de seu papel na preservação do planeta e em suas ações diárias”.
O município de Campo Alegre, ao longo dos anos vem ampliando as iniciativas voltadas para o meio ambiente, desenvolvendo iniciativas que primem pela preservação e redução dos impactos ambientais, bem como, trabalhando com todos os munícipes de forma a incentivar o cuidado e a responsabilidade socioambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário