quarta-feira, 13 de março de 2019

Programa Saúde na Escola orienta pais de alunos sobre a caderneta de saúde do adolescente

As reuniões foram realizadas nas escolas das Rede Municipal de Ensino e escolas estaduais de Campo Alegre.

Desde a primeira semana de fevereiro que as coordenações das áreas Técnicas da Saúde, através do Programa saúde na Escola estão realizando reuniões com os pais dos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e escolas estaduais para tratar sobre a implantação da Caderneta do Adolescente.

As ações voltadas aos adolescentes mensuram a importância da atenção a saúde, a prevenção das doenças, prevenção da gravidez na adolescência, autodescobertas, dos direitos, das transformações que ocorrem na fase da adolescência entre outras orientações.

Em parceria com as direções e coordenações das escolas e as equipes da atenção básica e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, todos os meses serão ofertados ações em saúde pública para os alunos das creches, escolas de tempo integral, EJA e nível médio.

No município são  contempladas com o Programa Saúde na Escola – PSE, 25 unidades educativas pactuado com 12 ações preconizadas pelo Ministério da Saúde  aos alunos da rede municipal e estadual.

A caderneta de saúde do adolescente  foi apresentada aos pais  de modo dinâmico em palestra informativa, demonstrando que a caderneta é um instrumento utilizado na promoção da saúde e contém informações essenciais relativas à essa fase da vida. E sempre quando acontecer ações de saúde nas escolas as informações serão registradas na caderneta pelos profissionais da saúde.

Os pais assinaram o consentimento livre esclarecido  sobre as orientações  indispensáveis à saúde de seus filhos tendo a percepção de sua importância.

Sobre o momento das palestras e dinâmicas:

Foi elaborado diversos questionamentos e visualização de imagens que permitam os pais, se encontrar no passado, os fazendo perceber de suas dificuldades enquanto adolescentes e de seus medos.

Como seus pais o tratavam, como gostaria que fosse naquela época, em que seus pensamentos estavam a mil, se eram rebeldes e se entristeciam com as atitudes de seus pais. Assim eles participaram e relatavam suas vidas uns com os outros e entendendo que seus filhos precisam de diálogo e confiança, e amor. Foi promissor este momento dos questionamentos. Um outro momento marcante além da palestra apresentando as orientações da caderneta, foi a dinâmica - olho no olho e como podemos contribuir na promoção a saúde de nossos adolescentes. de modo empático.

A cartilha foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em 2009, e tem a função de monitorar a saúde da população entre 10 e 19 anos além de facilitar as ações educativas voltadas para esse segmento. Elas são diferenciadas por sexo e dão orientações quanto à saúde bucal, dicas de higiene, de sexualidade, Imunização (atualização e controle de vacinas) antropometria, direitos do ECA,  assuntos como projetos de vida e saúde mental do adolescente são abordados.

A Caderneta do Adolescente pode ser retirada em qualquer unidade educativa ou de saúde. O programa está implantado em toda a rede. E sua distribuição será conforme a logísticas nas escolas.
 
 

Nenhum comentário: