A Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Educação realizou neste sábado dia 30 de março no pátio da Escola Municipal Monsenhor Veríssimo Guimarães o evento “Mais Inclusão Itinerante” que trata sobre Inclusão no contexto educacional.
O evento contou com a participação da prefeita Pauline Pereira que enfatizou o compromisso que o município vem assumindo com a educação inclusiva, além da participação da secretária de Educação Graciene Alencar, familiares de crianças com deficiência, professores das salas de AEE, professores das salas regulares, gestores escolares, técnicos da SEMED, representantes das secretarias de saúde e assistência social, sociedade civil e organizada e dos conselhos tutelares do município, entre outros representantes que se fizeram presentes.
Com o tema “Os Pilares da Educação Inclusiva” os palestrantes Patrícia Stankowick, Leonardo Gontijo e Eduardo Gontijo cativaram os presentes com seus conhecimentos e trajetórias de vida, cada momento emanava amor e foi baseado nesse sentimento que recebemos a associação “Amor 21” formada por pais e responsáveis de crianças que trazem consigo o cromossomo do amor, que trazem consigo a Síndrome de Down.
Para a técnica em de Educação Especial da SEMED Gilvânia Paz a palestra foi para chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com Síndrome de Down.
“Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define. É muito importante que todos reflitam que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si. Em respeito à individualidade de qualquer ser humano, esse tipo de generalização não deve ser aplicado a nenhum grupo, por melhor que seja a intenção de quem o faz”, destacou Gilvânia.
Ainda na oportunidade a Secretária de Educação Graciene Alencar reafirmou o compromisso de se fazer uma educação inclusiva com qualidade, compromisso e responsabilidade para todos e para cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário