sábado, 29 de setembro de 2018

Programa Prefeitura e Você na Comunidade promove vários serviços de saúde e cidadania em Luziápolis

A Prefeitura de Campo Alegre realizou neste sábado 29 de setembro, mais uma ação do Programa Prefeitura e Você na Comunidade. Esta edição foi realizada na Escola Dorgival Gonçalves no distrito Luziápolis onde foi ofertado serviços de saúde, educação, assistência social e cidadania. Durante o mês de setembro foram cinco edições do Programa, sendo quatro finais de semanas com duas edições na sede e duas no distrito Luziápolis, além de uma edição no Povoado Pimenteira que aconteceu na quarta-feira 19.

Na ação vários serviços de saúde como exames, como eletrocardiograma, exames com oftalmologista, testes rápidos, próteses dentárias, entrega de óculos, entre outros, além de emissão de RG 1ªe 2ª vias, Alistamento Militar, Serviços da Assistência Social e Educação. 

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde durante a ação foram realizados: 50 Testes rápidos, 50 consultas com dermatologista, 143 exames de laboratoriais,  28 Eletrocardiogramas, 18 consultas com cardiologista, 102 consultas com Oftalmologista. 18 Prótese dentárias e 72 entrega de Óculos.

O instituto de Identificação que é gerenciado pela Secretaria Municipal de Administração realizou a emissão de 09 Careiras de Identidades, sendo todas segundas vias. 

A Secretaria Municipal de Educação realizou brincadeiras dirigidas em um espaço montado para acompanhar as crianças que estavam no evento acompanhada dos país, além de uma ação de busca ativa e panfletagem pela Campanha “Fora da escola Não pode”.

Nesta edição ainda foram distribuídas cestas básicas e caixas d’águas para famílias de Luziápolis.

A prefeita Pauline Pereira participou da ação onde visitou os atendimentos oferecidos e conversou com as pessoas atendidas.
 
 

Prefeitura realiza a entrega de mais casas e a inauguração do terceiro Piso da Praça Multieventos de Luziápolis

A prefeita Pauline  realizou o sonho de mais 15 famílias de Luziápolis que receberam suas novas moradias.

A entrega de casas representa bem mais que a entrega de simples imóveis, mas a representa a transformação de vidas, a realização de sonhos, a oportunidade de dignidade para as famílias contempladas com a casa própria. Nesta sexta-feira 28 mais 15 famílias do Distrito Luziápolis receberam suas novas casas construídas pela prefeitura através do Programa Nacional de Habitação Rural, com recursos do Ministério das Cidades através da Caixa Econômica. Mais um compromisso da prefeita Pauline Pereira em proporcionar dignidade aos campo-alegrenses.

Em Luziápolis anteriormente já haviam sido entregues 13 casas pelo Programa Nacional de Habitação Rural, nesta sexta foram entregues mais 15, e atualmente mais 08 estão em construção e outras 13 serão iniciadas nos próximos dias. O Programa consiste em erradicar as casas de taipa, que são demolidas e reconstruídas em alvenaria.

Durante as entregas a prefeita Pauline Pereira agradeceu ao compromisso do senador Benedito de Lira e do deputado Federal Arthur Lira que são os parceiros do município de Campo Alegre que vem avançando em todas as áreas. 

As casas que antes eram de taipa foram recentemente demolidas e agora entregues as famílias totalmente novas, com dois quartos, sala de estar, cozinha, banheiro e revestimento cerâmico em todos os cômodos, o que representa um grande avanço em qualidade de vida para as famílias contempladas. 

A prefeita acompanhado do vice-prefeito James Matias, de vereadores, secretários municipais e pessoas da comunidade  visitaram as obras de abastecimento, drenagem  e pavimentação que estão em andamento no distrito. Assim como a obra de mais uma creche tipo B, que já está bastante avançada.

Ainda nesta sexta-feira foi inaugurado o terceiro o piso da Praça Multieventos Márcio José Evangelista Linhares no distrito Luziápolis, um espaço que conta com 07 quiosques de comercialização de produtos diversos, ponto de transportadores alternativos, box de banheiros e uma moderna pista para a prática de Skate, Patins e BMX. Durante a inauguração a prefeita Pauline Pereira entregou o termo de utilização dos quiosques e aconteceu o primeiro evento de Skate e BMX no espaço.

Durante a programação da inauguração do terceiro piso da Praça Multieventos de Luziápolis aconteceram as apresentações culturais do Balé Municipal, Projeto FÊNIX, Grupo Let’s Dance e Grupo Power Dance no anfiteatro da Praça. O público vibrou do início ao fim com cada bela apresentação realizada pelos nossos grupos culturais.

Ainda durante a inauguração a Associação para o Bem estar de Campo Alegre – ABESC, apresentou um novo projeto voltado para os esportes radicais e recreação para as crianças e jovens da comunidade.
 
 
 
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

SEMED promove formação para professores dos 6º aos 9º anos em Educação especial e inclusiva

Com o objetivo de refletir sobre a valorização da inclusão do educando com deficiência na sala regular de Ensino, nesta segunda feira (24) no prédio do LEA, foi realizada a formação em Educação Especial e Inclusiva para dezenove professores(as) do 6º ao 9º anos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

A formação foi organizada em dois  momentos com os temas: Incluir e valorizar a pessoa com deficiência na sala de aula regular e a  mobilização do Setembro Azul – “Mês dos Surdos”.

No primeiro momento a formadora apresentou como identificar um educando com possível sintoma de deficiência Intelectual, destacando que a maioria delas são descobertas na sala de aula pelo(a) professor(a),  e enfatizou  que precisamos ter um olhar especial  em relação ao estilo de aprendizagem de cada educando com deficiência, independente de ser visual, auditiva ou sinestésica.

Para poder atender a essas necessidades é necessário desenvolver diferentes estratégias de ensino aprendizagem de forma a proporcionar ao educando uma melhor interação, participação e desenvolvimento deste, nas atividades propostas, possibilitando-lhe o acesso ao conhecimento.

A formadora reforçou que não poderia deixar de destacar no segundo momento o Setembro Azul, que é comemorado o “Mês dos Surdos” e na oportunidade apresentou aos professores (as), o alfabeto em Libras e convidou a todos à praticar. Em seguida entregou uma mensagem em Libras –Língua Brasileira de Sinais (nossa segunda Língua Nacional) para ser feita a tradução, depois em um texto coletivo, onde todos tiveram a oportunidade de conhecer o que tinha traduzido.

A técnica da Educação Especial e Inclusiva, Gilvânia da Paz, frisou a importância do professor(a) procurar conhecer melhor o(a) aluno(a) com deficiência para poder assim traçar um plano de trabalho que possa atender suas necessidades. Destacou também que todos precisam garantir que a prática da inclusão de fato aconteça na sala de aula e na Escola como um todo.

A Secretaria de Educação agradece o investimento feito pela Gestora Pauline Pereira para que a Educação Especial e Inclusiva  onde a mesma  tenha um funcionamento adequado e assim atender a todos os educandos com deficiência no município.
 

Assista - Alunos de Campo Alegre criaram plataforma para ajudar cooperativas de reciclagem do lixo


Secretaria de educação promove formação para os monitores das hortas escolares

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre tem investido em diversos projetos ambientais, a exemplo das Hortas Escolares nas Escolas Públicas Municipais. Elas aproximam os estudantes da realidade, fazendo com que crianças e adolescentes criem hábitos saudáveis, sustentáveis e ecologicamente corretos e ao mesmo tempo, praticam a inclusão social através da oportunidade oferecida aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que realizam o seu monitoramento.

Nesta perspectiva, o Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria Municipal de Educação – SEMED sentiu a necessidade de oferecer uma formação para esse público, aliando o conhecimento prévio ao conhecimento teórico e prático.

A formação aconteceu na tarde desta sexta-feira (21) com o objetivo de orientá-los quanto à implantação e manutenção das hortas, bem como da importância destas para as escolas do município.

Para isso, contamos com a colaboração do Mário Jorge, agrônomo da EMATER que ministrou uma palestra, abordando o tema “Cuidados com a horta”, dando ênfase a preparação do solo, confecção adequada de canteiros, plantio e cuidados com as hortaliças, além de apresentar diversas receitas naturais/caseiras para nutrir o solo e combater pragas como formiga, pulgão (Dactynotus sonchi), mosca branca (Bemisia tabaci), ácaro rajado (Tetranychus urticae), traça-das-crucíferas (Plutella xylostella) dentre outros.

A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos por crianças e adolescentes, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar é de grande importância para o meio ambiente.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Alunos da Escola Hildebrando entrevistam secretários municipais sobre educação fiscal

O conhecimento sobre a Educação Fiscal proporciona ao aluno noções básicas de cidadania e é pensando nisso que a Escola Hildebrando Guimarães está desenvolvendo o projeto Educação Fiscal na Escola – Conquistando a Cidadania, que tem a finalidade de preparar a população escolar e a comunidade para a ação de cidadania de acompanhamento da utilização dos recursos advindos da arrecadação tributária, através de observação, reflexão e sensibilização. O projeto trabalha com a sensibilização do cidadão para a função socioeconômica do tributo. 

Desde o início da semana, alunos e professores da Escola Hildebrando estão realizando visitas de bate-papo e entrevistas em órgãos, instituições e setores públicos do município com o intuito de conhecer os serviços prestados e como são geridos os recursos que chegam até essas secretarias. As pastas entrevistadas foram: Assistência Social, Indústria e Comércio, Saúde, Educação e Finanças.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Isis Roberta, frisou a importância da gestão pública de qualidade exercida pela Prefeita Pauline Pereira, onde os recursos são aplicados como devem e destacou também o programa de assistencialismo Bolsa Alegre, que atende a centenas de famílias. Este programa é gerenciado com recursos próprios.

Já o Secretário Francisco Joaquim, ressaltou sobre a importância desta pasta para o desenvolvimento do município a exemplo dos cursos profissionalizantes que preparam os jovens para o mercado de trabalho. Comentou também sobre a existência da Comissão Fiscal de Campo a qual o referido é membro de participação ativa.

A Secretária de Saúde Tamiris Santos destacou o crescimento plausível do atendimento básico, que no início de 2013 Campo Alegre tinha apenas quatro Unidades Básicas de Saúde e hoje conta com dezenove, findando 100% de cobertura. A implantação do laboratório foi outro avanço de destaque, pois os moradores precisavam se deslocar até as cidades vizinhas realizar exames simples como Hemograma. A Secretária informou ainda que os recursos advindos do Ministério da Saúde não são suficientes para atender a demanda e que o município entra com uma contrapartida necessária. Destacou também a parceria de extrema importância com o CONISUL – Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas.

Graciene Alencar, Secretária Municipal de Educação relatou sobre os investimentos feitos na Educação Municipal com a construção de Centros de Educação Infantil, onde as crianças se alimentam quatro vezes ao dia, a ampliação e reforma de várias instituições, climatização, dentre outros. Frisou também sobre a importância dos programas que são custeados com recursos próprios, a exemplo do Programa Municipal Aprendizagem em Foco – ProMAF e o Programa Municipal de Atendimento a Educação Integral – PROMAEI.

O Coordenador de Tributos da Secretaria Municipal de Finanças, Yamerson Guedes, evidenciou o trabalho de incentivo ao cidadão para que exija a nota fiscal e o CPF na mesma, pois assim o tributo será destinado como deve. Umas das ações realizadas para o incentivo do pagamento de tributos foi a campanha IPTU premiado, onde incentiva aos cidadãos o cumprimento do dever de pagar tal imposto.

A aluna do 8º ano “B” vespertino Wanny destaca que “é preciso ver para crer como é feito a aplicação dos recursos advindos da arrecadação tributária em nosso município, nós alunos que participamos das entrevistas, estamos encantados e iremos chegar à Escola com a consciência de que a correta utilização do dinheiro público resulta notoriamente em qualidade de vida para todos os cidadãos. Campo Alegre pode ser considerado um município modelo e posso afirmar com toda certeza que, o tributo quando corretamente utilizado, tem função social e econômica”.

É de suma importância salientar que as secretarias municipais tem parceria de função social com entidades sem fins lucrativos do nosso município como: Comunidade Gênesis, Projeto Fênix e Instituto Céu Aberto.
 

sábado, 22 de setembro de 2018

Prefeitura de Campo Alegre comemora o dia da árvore com ações educativas

Nesta sexta-feira (21), dia em que comemoramos o “Dia da Árvore”, a Prefeitura de Campo Alegre, por meio do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizaram dois momentos em comemoração a essa data tão importante.

Alunos da rede municipal de ensino que fazem parte do Com-Vida e do Soldadinho Verde, participaram desse momento tão valioso, que teve como objetivo mostrar a importância das arvores para que tenhamos um planeta mais saudável. 

O primeiro momento aconteceu no Viveiro Educador, no qual foi realizado o cultivo de sementes de espécies de árvores nativas, dentre elas, Angico, Canafístula, Jatobá e Pau-Ferro. Na oportunidade foi explicado para os alunos que participaram da ação a importância de comemorarmos o dia da árvore, conscientizando-os de que é de suma importância que ações como estas devem ser realizadas constantemente, visto que, cresce a cada dia a necessidade de preservarmos as espécies de plantas de cada região. 

O segundo momento aconteceu na nascente Manibu (recurso hídrico que abastece grande parte da cidade), onde foi realizado o plantio de diversas mudas de árvores nativas em sua margem e foi marcado pelo entusiasmo dos alunos que com alegria ajudaram no plantio. 

“Essa ação é de grande importância para a natureza, pois, na maioria das vezes o que vemos são as pessoas derrubando as arvores, e hoje nós estamos fazendo o contrário, estamos plantando”, frisou Eveny Aparecida Rocha da Silva, delegada suplente da Com-vida. 

Além das ações no Viveiro Educador e nas margens da nascente Santa Maria, conhecida por Manibu, as Instituições de Ensino também deram suas contribuições através do desenvolvimento de atividades voltadas à conscientização da importância de um ambiente arborizado bem como os benefícios que elevam a qualidade de vida dos seres vivos em geral. 

Assim, ajudamos a preservar as plantas, que são os pulmões do nosso planeta.

São ações como essa que vem fortalecendo cada vezes mais o meio ambiente da nossa cidade. E, além disso, são com ações como esta que podemos tornar os alunos do município cidadãos mais conscientes e agentes multiplicadores quanto a preservação da natureza.
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Secretaria de Esportes inicia o 4° Campeonato de Futsal do distrito Luziápolis

Teve início na noite desta quinta-feira 20, o 4° Campeonato de Futsal do Distrito de Luziápolis. A competição que é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer terá  a realização de jogos são todas às terças e quintas-feiras a partir das 18:30 horas na Quadra Poliesportiva Daniel José.

A competição conta com a participação de 10 equipes e acontecerá durante 02 meses.

Todas às equipes participantes receberam novos uniformes doados pela prefeitura de Campo Alegre.

Confira os resultados da primeira Rodada:
Arsenal 2x8 Atlético
Luzicity 3x1 Independentemente
Calças 5x2 UDL

A equipe campeã da competição garantirá uma vaga na segunda divisão do campeonato Municipal de Futsal.

Premiações:
1° lugar - 1.000 reais
2° lugar – 500 reais
3° lugar – 300 reais
Campeão Disciplinar -100,00 reais
Artilheiro - 50,00 reais
Melhor goleiro - 50,00 reais
Melhor Jogador - 50,00 reais
Jogador revelação - 50,00 reais.
 

SEMED realiza formação para os professores do ensino fundamental anos iniciais e finais

Não se pode discutir qualidade, acesso, permanência e sucesso na educação, com excelência sem que antes haja um compromisso com a Formação Continuada.

Por isso, neste mês de setembro a SEMED oferece formação para os professores do ensino fundamental (anos iniciais e finais), onde estão acontecendo momentos de troca de experiências e discussões acerca das práticas pedagógicas em sala de aula, melhorando assim a qualidade do ensino ofertado para os estudantes.

As formações estão sendo ofertadas para os professores do 1º ao 5º ano atendendo as professoras e assistentes do Programa Municipal de Atendimento de Educação Integrada – PROMAEI, através das formadoras: Cícera Maria, Dilene Silva e Taciana Cabral. Elas iniciaram no dia 17 e vão até o dia 20 de setembro.

Para os professores do 4º e 5º ano as formações ofertadas estão sendo nas disciplinas de Língua Portuguesa, com o formador Miguel Alexandre e Matemática, com a formadora Fabiana de Jesus, no período de 06 a 20 de setembro.

Quanto aos professores do Ensino fundamental Anos Finais as formações estão sendo ofertadas para todas as disciplinas dos componentes curriculares, com formadores especializados na área:

Língua Portuguesa e Inglesa - Lidiane Vilela;
Matemática - Cristiano Barros;
Ciências e Meio Ambiente - Gilvanice da Silva;
História e Geografia - Pedro Costa;
Ensino Religioso e Arte - André Silva Barbosa;
Educação Física - Pedro Temóteo.

Elas estarão acontecendo no período de 17 a 28 de setembro na Escola Zenóbia e no Laboratório de Ensino Aprendizagem – LEA, com objetivo de valorizar e aprimorar o trabalho dos/as professores/as, ampliando o nível de conhecimento, para o melhor desempenho de suas funções.

 “As formações estão contribuindo para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores e melhorando a qualidade do ensino e aprendizagem”, disse a coordenadora de Formação Continuada Professora Aristéia Nascimento.

A SEMED vem a cada dia, firmando seu compromisso com a educação, valorizando os profissionais da Educação, através da Formação Continuada mantendo-os atualizados para desempenho de suas funções e consequentemente garantindo um ensino de qualidade a todos os estudantes da rede municipal de ensino.
 

Secretaria de Educação realiza formação para as professoras da educação infantil

A Educação Infantil é uma das mais importantes etapas da formação da criança, pois é onde ela começa a experimentar o mundo fora do núcleo familiar, faz novos amigos, aprende a conviver com as diferenças e faz  várias descobertas em todas as áreas do conhecimento.

Com objetivo de estabelecer as relações entre a prática e a teoria acerca da linguagem oral e escrita na Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, através da Diretoria de Gestão de Ensino–DIGEN, realizou, durante os dias 13 e 14 de setembro, Formação Continuada para professoras da Educação Infantil (Pré – Escola).

A formação aconteceu no Laboratório de Aprendizagem – LEA, na sede e no Multissetorial em Luziápolis.

A formação foi ministrada pela Professora Salézia Magna, atendendo as professoras de Campo Alegre, onde foram desenvolvidas atividades e práticas para que as professoras pudessem compreender o uso das linguagens oral e escrita em crianças da pré-escola,  por meio da reflexão e da coletividade para assim colocá-las em prática nas instituições de Educação Infantil.

Desse modo, a formação se deu de forma significativa, com dinâmicas, atividades práticas, leitura e debate sobre linguagem que fizeram com que as professoras voltassem para suas salas de aula com o compromisso de efetivar o que aprenderam.

“Esses momentos de formações estão sendo de grande importância e contribuir no desenvolvimento das atribuições do professor na sala de aula, tornando-os cada vez mais eficientes e conhecedores de todo o processo da Educação Infantil”, destacou a Coordenadora Dilma Saturnino.

É a gestão compromisso de todos, integração e desenvolvimento garantindo a qualidade da educação dos campo-alegrenses.
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Prefeita Pauline Pereira realizou a inauguração de oito ruas pavimentadas no Bairro Aldeia

As ruas foram pavimentadas com recursos de emenda parlamentar do deputado Arthur Lira e recursos próprios 

Nesta quarta-feira 19, a Prefeita Pauline Pereira e o vice-prefeito James Matias realizaram a inauguração de oito ruas drenadas e pavimentadas no bairro aldeia, no centro de Campo Alegre. As obras foram executadas com recursos do Ministério das Cidades através de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Lira e também com recursos próprios.

“Estamos avançando também em infraestrutura, hoje inauguramos oito ruas pavimentadas graças as parcerias que tem o compromisso com o nosso município, vamos avançar ainda mais”, destacou a prefeita Pauline. 

A pavimentação das ruas era um sonho antigo dos moradores que sofriam com a lama no período de chuvas, e com a poeira no período de estiagem, a obra representa melhorias significantes na qualidade de vida dos campo-alegrenses que residem e que transitam pelo bairro. 

Foram inauguradas a pavimentação das seguintes ruas: Rua Adelmo Valença, Rua Isac da Cunha Lima, Rua Doraci Maria da Conceição, Rua Pedro Jesuíno, Rua João Rolim de Moura, Rua Divaci Tenório Lins, Rua Vereador João Rogério dos Santos e Rua Vereador Antônio Monteiro.

Durante a inauguração a prefeita Pauline e comitiva caminhou por algumas ruas do bairro e recebeu o carinho e agradecimento dos moradores agradecidos com a realização de mais um sonho.

As obras de infraestrutura estão dando uma nova cara ao município que avança em todas as áreas.
 

Comunidade da Pimenteira recebe vários serviços em mais uma edição do Prefeitura e Você na Comunidade

Emissão de documentos, serviços de saúde, entrega de casas, entrega de cestas básicas e assinatura de ordem de serviços fizeram parte da programação.

Durante todo o dia desta quarta-feira 19 de setembro, os moradores do Povoado Pimenteira receberam diversos serviços da Prefeitura de Campo Alegre em mais uma edição do programa Prefeitura e Você na Comunidade.

O programa levou para a comunidade ações de Saúde e Cidadania como: Atendimento do Cad Único e Bolsa Família, Emissão de Carteira de Trabalho, Alistamento Militar, Emissão de RG 1ª e 2ª via, Brincadeiras Dirigidas e ações de saúde na UBS e ônibus do Instituto João José Pereira.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde durante a ação foram realizados 73 ultrassonografias, 23 eletrocardiogramas, 29 testes rápidos, 20 atendimentos médicos e 10 citologias.
A Secretaria de Indústria e Comércio realizou a emissão de 03 alistamentos militares e 15 emissões de Carteira de Trabalho. Já o plantão social realizou 18 atendimentos do Programa Bolsa Família.
O Instituto de Identificação realizou 49 emissões de Carteiras de Identidades, sendo: 14 primeiras vias e 35 segundas vias.

Durante o evento a prefeita Pauline Pereira destacou avanços importantes da comunidade como a Construção e pleno funcionamento da UBS Luana Kelly dos Santos, a quadra de esportes, a implantação do ensino em tempo Integral na Escola Helenilda Correia, a construção de casas, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Padre Cicero Romão Batista - CMAEE,  e agora recentemente a realização da Pavimentação das Ruas do Povoado através da parceria com o Governo de Alagoas pelo programa Pró estradas. 

Assinatura da ordem de serviços para Obra de abastecimento

Durante as ações a prefeita Pauline Pereira juntamente com representantes da Construtora Uchôa Construções assinou a Ordem de Serviços para a obra de abastecimento de água do Bairro Pimenteira e Conjunto Sebastião de Oliveira Gomes. A obra orçada em mais de 5milhões através de emenda parlamentar do Senador Benedito de Lira será de grande importância para resolução do abastecimento de água dos dois bairros.

Entrega de cestas básicas

Ainda durante a solenidade a prefeita juntamente com o vice-prefeito James Matias, vereadores e secretários municipais realizaram a entrega de cestas básicas para as famílias que são beneficiárias do programa Bolsa Alegre no Povoado Pimenteira. 

Entrega da Caixas d’água

Outra ação realizada durante o Prefeitura e Você na comunidade foi a distribuição de caixas d’agua para 26 famílias do povoado.  A distribuição das caixas d’água para famílias carentes pela Prefeitura Municipal está baseada na Lei 625/2012 no seu parágrafo terceiro. O objetivo da distribuição das caixas d’água nas residências é para que as famílias não fiquem sem água em períodos de estiagem, possibilitando que as residências tenham um maior poder de reservatório de água.

Entrega de duas casas Renovadas

Mais uma vez a emoção tomou conta das famílias que receberam suas casas totalmente renovadas através do Programa Municipal Minha Casa Renovada. A dona de casa dona Maria Helena que foi uma das contempladas agradeceu a prefeita Pauline Pereira pela grande ação de transformar a vida das famílias que receberam suas casas novas. “Estou muito feliz com a minha casa nova, agradeço a prefeita por  realizar o sonho da minha família”, disse dona Helena. 

Visita ao canteiro de Obras das 192 casas

A prefeita e comitiva ainda realizaram uma visita ao canteiro de obras do novo Residencial de Campo Alegre onde a construtora Uchôa Construções já está com as obras em andamento para construção de 192 unidades habitacionais no Residencial Jorge Gomes no Bairro Pimenteira.
 
 
 

Comunidade do Povoado Pimenteira inicia nesta quinta-feira a festa da padroeira Nossa Senhora das Dores

O dia da Padroeira é oficialmente comemorado em 15 de Setembro
A comunidade católica do Povoado Pimenteira estará em festa no período de 20 a 23 de setembro de 2018, nas festividades em homenagem a sua padroeira Nossa Senhora das Dores.

O Padre Cristiano Firmino Nóia (pároco local), convida a todas as famílias, movimentos e comunidades  da Paróquia  Bom Jesus dos Aflitos, para celebrar com fervor, dedicação e alegria, a festa em honra a padroeira do povoado.

A programação que começa nesta quinta-feira 20 de setembro contará todas as noites com: quermesse, apresentações culturais e celebração da santa missa com a participação de todas as comunidades e movimentos.

Confira a programação:

Dia 20 de Setembro – Quinta-feira
06:00 – Ofício de nossa Senhora
18:00 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
18:30 – Recitação do terço
19:00 – Santa Missa
21:00 -  Hasteamento da bandeira de Nossa Senhora das Dores – Apresentação com a Filarmônica Emeriato Pereira Lima
21:00 – Quermesse

Dia 21 de Setembro - Sexta-feira
06:00 – Ofício de nossa Senhora
18:00 – Recitação do terço
19:00 – Santa Missa
Apresentação do Ballet Municipal
Coreografia da Comunidade do Novo Mundo
Quermesse

Dia 22 de Setembro – Sábado
06:00 – Ofício de nossa Senhora
18:00 – Recitação do terço
19:00 – Santa Missa e primeira Eucaristia das Crianças
Louvor com a RCC
Quermesse

Dia 23 de Setembro – Domingo
06:00 – Ofício de nossa Senhora
09:30 – Recitação do terço
10:00 – Santa Missa (Batizados)
19:00 – Recitação do terço
19:30 – Procissão de Nossa Senhora das Dores (Participação da Filarmônica Emeriato Pereira Lima).

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Campo Alegre recebe alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos


O município de Campo Alegre começou a receber os alimentos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos PAA. O município  realizou um cadastro junto a Emater e já está recebendo os produtos do PAA, beneficiando as famílias atendidas nos Complexos Nutricionais, e reforçando a Merenda Escolar nas Creches e Escolas da Rede Municipal de ensino. 

O município recebe semanalmente produtos como doces, bolos, macaxeira, batata, abóbora e hortaliças em geral.

Nesta quarta-feira 19 de setembro o município recebeu: 12.450 kg de macaxeira, 2.500 kg de abóbora, 350 kg de pimentão, 200 kg de coentro, 300 kg de cebolinha, 250 kg de alface, 50 kg de couve, 3.000 kg de batata doce, 2.700 kg de Coco verde, Bolo de macaxeira 650 kg e Doce de mamão 434kg.
 

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Assista - Palestras sobre perigos do uso de drogas são realizadas nas escolas de Campo Alegre


SEMED apresenta cartilha aprendendo sobre diversidade durante as formações para professores

Com o objetivo de trazer indagações acerca de como lidar pedagogicamente com a diversidade tanto no Currículo quanto nas práticas educacionais nas instituições de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou no período de 17 de agosto a 12 de setembro, no prédio do Laboratório de Aprendizagem - LEA, formação para os professores das disciplinas complementares e professores/as da EJA,  com o tema Currículo e Diversidade. 

As formações foram ministradas pela professora Marice Rocha que é a técnica responsável pelo Núcleo da Diversidade na SEMED e teve a participação destes professores que lecionam as disciplinas de História, Ensino Religioso e Sociedade e Cultura e das 1ª, 2ª e 3ª etapas de todas as instituições de ensino que atendem o ensino fundamental (anos iniciais) e EJA.

Inicialmente foi questionado o que os professores compreendem acerca desta questão, sendo expressa as variadas ideias e posicionamentos. Posteriormente, foram explanados conceitos relativos a Diversidade, trazendo a reflexão e compreensão que as diferenças ultrapassam as características biológicas e perpassam pela construção histórica, cultural e social.

Foi ressaltado sobretudo que o planejamento, as atividades e ações previstas dentro do ambiente escolar precisam contemplar o diálogo com a diversidade, e, tal garantia está elencada em documentos e orientações legais para educação, a exemplo das Leis 10.639/2003, Lei nº 11.645/2008, Lei nº 11.340/2006, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, entre outros, que convergem para que nas instituições de ensino seja espaço de discussão para a superação do racismo, preconceito e discriminações, proposição para igualdade de gênero e tolerância religiosa, de modo a construir uma cultura de paz e o bem coletivo.

Posteriormente, houve a apresentação da Cartilha “Aprendendo sobre Diversidade” que é resultado do convênio N° 058/2014, firmado entre a Secretaria de Politicas para as Mulheres e a Prefeitura Municipal de Campo Alegre, cuja finalidade é ser utilizada como subsídio pedagógico para o trabalho em sala de aula, de modo a garantir uma educação inclusiva nos espaços escolares.

 A Cartilha “Aprendendo sobre Diversidade” é um subsídio didático-pedagógico, em que vários conceitos são contemplados, tais como: Cultura, diversidade humana, relações étnicos raciais, preconceito, racismo, Lei Maria da Penha, além de apresentar tópicos conceituais, traz também informações, curiosidades e dados acerca da violência contra a mulher, comunidades quilombolas e indígenas em Alagoas. Elenca ainda, as políticas públicas, leis e mecanismos que foram criados para atender e garantir tais questões.

“O currículo bem como o fazer pedagógico das instituições de ensino precisam dialogar no sentido de valorização da diversidade humana, no intuito de fomentar a inclusão e o respeito coletivo nesse mundo tão diverso, e a cartilha é um importante subsídio e ferramenta de conhecimento para professores/as e estudantes”, destacou a Professora Marice Rocha.

Após as formações, os/as professores/as começaram a utilizar as cartilhas em sala de aula, conhecendo e debatendo temas de forma dinamizada e atrativa, pois esta apresenta as abordagens de forma dialogada e explicativa tornando-se interessante. Ao tempo que foram feitas as leituras, explanadas e realizadas as discussões sobre os textos elencados na cartilha, realizaram-se produções, pesquisas e atividades pelos/as estudantes.

Para Lúcia Costa, professora das disciplinas complementares e da EJA, “trabalhar a cartilha sobre diversidade foi levar os alunos a ter uma visão ampla do que significa diversidade, pois a importância maior do tema é entender que não importa a diferença, o que prevalece é o respeito entre essas diferenças”.
 

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Escolas Municipais escolhem livro didático dos anos iniciais e educação infantil para 2019

O Município de Campo Alegre mobilizou todas as escolas do Ensino Fundamental I e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal para a escolha do Livro Didático para 2019. Pela primeira vez, professores do ensino infantil, que abrange creche e pré-escola, poderão escolher os livros didáticos que usarão a partir do ano que vem.

O processo de escolha iniciou pelas escolas, onde as equipes gestoras dessas Instituições juntamente com seus professores fizeram uma análise criteriosa dos livros recebidos pelas diversas editoras que passaram e dispuseram material para as instituições.

A técnica da Secretaria Municipal de Educação Iracélia Guedes, responsável pelo Livro didático, também participou do processo de escolha do livro, e contribuiu reunindo os profissionais das Instituições esclarecendo as dúvidas e orientando todo o andamento do processo de escolha.

A análise do material foi realizada com base na proposta pedagógica, o contexto social e também de acordo com a Base Nacional Comum Curricular -BNCC. Após esses momentos foi realizada uma prévia de escolha por Instituição e posteriormente, um encontro com todas as equipes para se chegar a um consenso e consequentemente escolher o livro que será utilizado no Município.

Os Livros escolhidos para o Ensino Fundamental I foram:
1ª Opção – Buriti Mais da Editora Moderna;
2ª Opção - Ápis da Editora Ática. 

Para a Educação Infantil, as opções foram:
1ª opção – Cadê achou, Educar, Cuidar e Brincar na Ação Pedagógica- Editora Positivo;
2ª opção – Práticas Comentadas para Inspirar: Formação do Professor de Educação Infantil- Editora do Brasil.

A opção para Pré-Escola foi PÉ de Brincadeira - Editora Positivo.  Assim, foi realizada a conclusão no Sistema do PDDE Interativo com a inserção do pedido dos livros solicitados pelas equipes gestoras, tendo o município concluído 100% da escolha do PNLD para 2019.

A gestão da Prefeita Pauline Pereira, tem a educação como a chave para todas as portas e, por isso, desde seu primeiro mandato, tem buscado, a cada dia, investir nessa área. Seja na valorização dos profissionais da educação, na melhoria da infraestrutura, no gerenciamento dos recursos ou pelos investimentos na área, garantindo uma educação efetiva, de qualidade e igualitária aos campo-alegrenses.
 

sábado, 15 de setembro de 2018

Programa Prefeitura e Você na Comunidade promove vários serviços de saúde e cidadania em Luziápolis

A Prefeitura de Campo Alegre realizou neste sábado 15 de setembro, mais uma ação do Programa Prefeitura e Você na Comunidade. Esta edição foi realizada na Escola Dorgival Gonçalves no distrito Luziápolis onde foi ofertado serviços de saúde, educação, assistência social e cidadania. 

Na ação vários serviços de saúde como exames, como eletrocardiograma, exames com oftalmologista, testes rápidos, próteses dentárias, entrega de óculos, entre outros, além de emissão de RG 1ªe 2ª vias, Alistamento Militar, Serviços da Assistência Social e Educação. 

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde durante a ação foram realizados 07 Testes Rápidos, 05 Atualização Vacinal, 22 consultas com Otorrinolaringologista, 100 consultas com Oftalmologista, 37 Entrega de Óculos, 25 Eletrocardiogramas, 76 Exames laboratoriais, 70 Ultrassonografias, e 19 Próteses dentárias.

O instituto de Identificação que é gerenciado pela Secretaria Municipal de Administração realizou a emissão de 47 Careiras de Identidades, sendo 20 primeiras vias e 27 segundas vias. A Secretaria de Indústria e Comércio ao serviço de Alistamento Militar onde emitiu 03 alistamentos.  

Durante a ação a Secretaria da Mulher realizou uma trabalho de palestra com as pessoas que aguardavam os atendimentos, onde foi conversado sobre a Lei Maria da Penha e as campanha de não violência contra a mulher.

A prefeita Pauline Pereira participou da ação onde visitou os atendimentos oferecidos e conversou com as pessoas atendidas.

A Secretaria Municipal de Educação realizou brincadeiras dirigidas em um espaço montado para acompanhar as crianças que estavam no evento acompanhada dos país, além de uma ação de busca ativa e panfletagem pela Campanha “Fora da escola Não pode”.

No próximo sábado dia 22 de setembro a ação acontecerá na sede do município na escola Hildebrando Guimarães com os mesmo serviços.