Secretários de educação das 17 cidades integrantes do Conisul estiveram, no último dia 05 de junho, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), reunidos com a equipe técnica da Oficina Municipal, empresa gestora do projeto Melhoria da Educação, realizado em parceria com o Itaú Social, para a apresentação do projeto e pactuação do cronograma de visitas aos municípios envolvidos.
A presidente do Consórcio, Pauline Pereira, reforça a importância da parceria junto ao programa. “É um privilégio para qualquer consórcio ser escolhido para abraçar um projeto dessa magnitude, que vai colaborar para o crescimento dos indicadores da educação e quebrar paradigmas no ensino, servindo de exemplo para Alagoas e para o restante do país”, colocou.
Entre os objetivos do projeto está o de fortalecer gestores municipais de modo a contribuir com o aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional, bem como com o desenvolvimento da atuação regional no âmbito da Educação. Gestores tiraram dúvidas e ajudaram a elaborar um painel das condições atuais da educação nas cidades.
Criado em 1999, o programa já ofereceu capacitação a cerca de 3.500 gestores de mais de 1.050 municípios, em 17 estados brasileiros. Em 2013 e 2014, o Programa Melhoria passou a ser realizado em parceria com a Oficina Municipal e com Consórcios Intermunicipais buscando como resultado um maior impacto em conjuntos de Prefeituras de uma mesma região. A metodologia utilizada prevê que a Oficina Municipal oriente e acompanhe os gestores municipais na elaboração de diagnóstico da situação local a partir da análise de indicadores sociais, com o objetivo de desenvolver e implementar planos de curto, médio ou longo prazos e de processos de gestão na área da Educação em âmbito regional. A elaboração dos planos e dos processos de gestão é feita de maneira participativa, envolvendo diferentes atores sociais.
A presidente do Consórcio, Pauline Pereira, reforça a importância da parceria junto ao programa. “É um privilégio para qualquer consórcio ser escolhido para abraçar um projeto dessa magnitude, que vai colaborar para o crescimento dos indicadores da educação e quebrar paradigmas no ensino, servindo de exemplo para Alagoas e para o restante do país”, colocou.
Entre os objetivos do projeto está o de fortalecer gestores municipais de modo a contribuir com o aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional, bem como com o desenvolvimento da atuação regional no âmbito da Educação. Gestores tiraram dúvidas e ajudaram a elaborar um painel das condições atuais da educação nas cidades.
Criado em 1999, o programa já ofereceu capacitação a cerca de 3.500 gestores de mais de 1.050 municípios, em 17 estados brasileiros. Em 2013 e 2014, o Programa Melhoria passou a ser realizado em parceria com a Oficina Municipal e com Consórcios Intermunicipais buscando como resultado um maior impacto em conjuntos de Prefeituras de uma mesma região. A metodologia utilizada prevê que a Oficina Municipal oriente e acompanhe os gestores municipais na elaboração de diagnóstico da situação local a partir da análise de indicadores sociais, com o objetivo de desenvolver e implementar planos de curto, médio ou longo prazos e de processos de gestão na área da Educação em âmbito regional. A elaboração dos planos e dos processos de gestão é feita de maneira participativa, envolvendo diferentes atores sociais.
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