O combate à violência nas escolas tem sido uma preocupação da gestão municipal e toda comunidade, principalmente, pela forma como esta tem se configurado. O conflito e violência sempre existiram, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que os jovens estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade.
Visando desenvolver um trabalho de paz nas escolas, a Prefeitura de Campo Alegre através do Núcleo de Acompanhamento e Assistência ao Educando (NAAEduc) da Secretaria de Educação (SEMED), instituiu em 2016 o Projeto Construindo uma Cultura de Paz, cujo objetivo é combater a violência e a indisciplina no âmbito escolar.
Desde então, a equipe vem desenvolvendo diversas ações educativas no sentido de combater esses problemas que assolam a sociedade. Umas das estratégias desenvolvidas foi à criação do Grupo “Let’s Dance”, que é um grupo de dança, que conta atualmente com 230 inscritos, que se reúne todas as quartas-feiras a noite, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Luziápolis, para participarem de “Rodas de Conversas” e ensaios de dança.
As Rodas de Conversas são realizadas para disseminação da cultura de paz, abordando vários temas pertinentes ao cotidiano dos jovens como a violência na escola, violência familiar, violência contra mulher, questões de gênero, direitos humanos, indisciplina, ética, etc.
Em um dos encontros a Secretária de Educação de Campo Alegre, Professora Graciene Alencar, direcionou os trabalhos, abordando alguns temas, interagindo com alunas e alunos das várias escolas de Rede Municipal que fazem parte do grupo de dança. Na ocasião, estiveram presentes o Secretário Adjunto de Educação, Professor Claudio da Costa e alguns técnicos da SEMED, que após a roda de conversa prestigiaram o ensaio do grupo.
“Eu estou muito encantada com esse trabalho, tenho observado nos ensaios que temos jovens de todas as classes sociais e idades e isso é muito bom, pois podemos aproximá-los e através das rodas de conversas orientá-los em relação às questões da violência e da indisciplina, que infelizmente, tem proporcionado grandes problemas a sociedade de um modo geral. O fato de estarmos próximos dos pais também ajuda no combate a violência. Temos muitos planos para 2018 e conversarei com o a equipe que desenvolve o projeto para pensarmos algumas estratégias que alcancem mais jovens para que possamos fazer um trabalho ainda mais efetivo”, destacou a secretária.
Já os ensaios vão além dos movimentos que a dança proporciona, pois, a dança consegue ligar o corpo, a mente e o espírito. Além dos benefícios físicos e psicológicos, dançar normalmente é praticado em grupo, ajudando na socialização e na interação entre pessoas, possibilitando a criação de novas amizades.
Dançar traz um grande equilíbrio emocional, aliviando o estresse, a ansiedade e estimulando a concentração, com todos esses benefícios físicos e mentais, a dança ainda tem outro lado bom: pode ser praticada por jovens, adultos, crianças, idosos, enfim, por todos.
Para a aluna Alice Gomes da Silva do 9º ano da Escola Pedro de Oliveira Santos “O Grupo Let’s Dance é muito importante para mim, toda semana fico esperando o dia do ensaio, porque eu amo dançar e acabei me encontrando no grupo. Eu acho muito boa essa ideia de combater a violência na escola com a dança, porque dançar me acalma, e tenho certeza que acalma outras pessoas também”, destaca.
Além do grupo de dança, são desenvolvidas nas escolas as oficinas “Educando para a Paz”, que acontecem em parceria com o PROERD, Polícia Militar de Alagoas, Polícia Rodoviária Federal – PRF e Secretarias de Assistência Social, Saúde e Mulher de Campo Alegre, com temas relacionados ao combate a violência e ao uso de drogas. Além disso, são realizados atendimentos psicológicos e visitas domiciliares para identificação de violação de direitos humanos.
E ainda há momentos com os pais dos componentes do grupo nas rodas de conversas, bem como reuniões com os professores para entender melhor o fenômeno da violência na escola.
Segundo o Coordenador do projeto, Luiz Inácio Júnior, um fenômeno complexo como o da violência na escola deve ser encarado com sensibilidade de todas e todos agentes públicos que operam o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
“O Projeto Construindo uma Cultura de Paz veio para contribuir com a elaboração de planos e estratégias para o combate a violência na escola, pois sabemos que além de pensar criticamente, o jovem precisa ter a oportunidade de intervir sobre as manifestações que o afetam. Nesse sentido, o projeto vem contribuir com ações que estimulam o protagonismo estudantil no que concerne o combate a violência e a indisciplina”, disse Luiz.
Visando desenvolver um trabalho de paz nas escolas, a Prefeitura de Campo Alegre através do Núcleo de Acompanhamento e Assistência ao Educando (NAAEduc) da Secretaria de Educação (SEMED), instituiu em 2016 o Projeto Construindo uma Cultura de Paz, cujo objetivo é combater a violência e a indisciplina no âmbito escolar.
Desde então, a equipe vem desenvolvendo diversas ações educativas no sentido de combater esses problemas que assolam a sociedade. Umas das estratégias desenvolvidas foi à criação do Grupo “Let’s Dance”, que é um grupo de dança, que conta atualmente com 230 inscritos, que se reúne todas as quartas-feiras a noite, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Luziápolis, para participarem de “Rodas de Conversas” e ensaios de dança.
As Rodas de Conversas são realizadas para disseminação da cultura de paz, abordando vários temas pertinentes ao cotidiano dos jovens como a violência na escola, violência familiar, violência contra mulher, questões de gênero, direitos humanos, indisciplina, ética, etc.
Em um dos encontros a Secretária de Educação de Campo Alegre, Professora Graciene Alencar, direcionou os trabalhos, abordando alguns temas, interagindo com alunas e alunos das várias escolas de Rede Municipal que fazem parte do grupo de dança. Na ocasião, estiveram presentes o Secretário Adjunto de Educação, Professor Claudio da Costa e alguns técnicos da SEMED, que após a roda de conversa prestigiaram o ensaio do grupo.
“Eu estou muito encantada com esse trabalho, tenho observado nos ensaios que temos jovens de todas as classes sociais e idades e isso é muito bom, pois podemos aproximá-los e através das rodas de conversas orientá-los em relação às questões da violência e da indisciplina, que infelizmente, tem proporcionado grandes problemas a sociedade de um modo geral. O fato de estarmos próximos dos pais também ajuda no combate a violência. Temos muitos planos para 2018 e conversarei com o a equipe que desenvolve o projeto para pensarmos algumas estratégias que alcancem mais jovens para que possamos fazer um trabalho ainda mais efetivo”, destacou a secretária.
Já os ensaios vão além dos movimentos que a dança proporciona, pois, a dança consegue ligar o corpo, a mente e o espírito. Além dos benefícios físicos e psicológicos, dançar normalmente é praticado em grupo, ajudando na socialização e na interação entre pessoas, possibilitando a criação de novas amizades.
Dançar traz um grande equilíbrio emocional, aliviando o estresse, a ansiedade e estimulando a concentração, com todos esses benefícios físicos e mentais, a dança ainda tem outro lado bom: pode ser praticada por jovens, adultos, crianças, idosos, enfim, por todos.
Para a aluna Alice Gomes da Silva do 9º ano da Escola Pedro de Oliveira Santos “O Grupo Let’s Dance é muito importante para mim, toda semana fico esperando o dia do ensaio, porque eu amo dançar e acabei me encontrando no grupo. Eu acho muito boa essa ideia de combater a violência na escola com a dança, porque dançar me acalma, e tenho certeza que acalma outras pessoas também”, destaca.
Além do grupo de dança, são desenvolvidas nas escolas as oficinas “Educando para a Paz”, que acontecem em parceria com o PROERD, Polícia Militar de Alagoas, Polícia Rodoviária Federal – PRF e Secretarias de Assistência Social, Saúde e Mulher de Campo Alegre, com temas relacionados ao combate a violência e ao uso de drogas. Além disso, são realizados atendimentos psicológicos e visitas domiciliares para identificação de violação de direitos humanos.
E ainda há momentos com os pais dos componentes do grupo nas rodas de conversas, bem como reuniões com os professores para entender melhor o fenômeno da violência na escola.
Segundo o Coordenador do projeto, Luiz Inácio Júnior, um fenômeno complexo como o da violência na escola deve ser encarado com sensibilidade de todas e todos agentes públicos que operam o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
“O Projeto Construindo uma Cultura de Paz veio para contribuir com a elaboração de planos e estratégias para o combate a violência na escola, pois sabemos que além de pensar criticamente, o jovem precisa ter a oportunidade de intervir sobre as manifestações que o afetam. Nesse sentido, o projeto vem contribuir com ações que estimulam o protagonismo estudantil no que concerne o combate a violência e a indisciplina”, disse Luiz.
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