sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Município de Campo Alegre é destaque na condução do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA faz parte do plano mundial de combate à fome e em Campo Alegre a unidade recebedora responsável pela proposta de 2015 é o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Os beneficiários do programa são aqueles definidos pela portaria/resolução do grupo gestor do PAA nº 62/2013, que deverão ser pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, que atendam a critérios de faixa etária, gênero, local de moradia, problemas de saúde, necessidades nutricionais distintas, entre outras.

O projeto de participação do município em 2015, prevê “beneficiar 2.500 pessoas que estão em situação de insegurança alimentar no município de Campo Alegre/AL e que são atendidas pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Campo Alegre”.

Seguindo esses critérios, o CRAS distribui os alimentos para as instituições que compõe a rede socioassistencial e que demandam refeições, como o Complexo Nutricional - Casa de Sopa (400 famílias: 270 famílias da sede do município, 101 famílias do povoado Chã da Imbira, 18 famílias do povoado Mineiro e 11 famílias do povoado Belo Horizonte), além de atender entidades como a Comunidade Gênesis, a Casa Lar, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade, Povoado Chã da Imbira e distrito de Luziápolis, como também para a merenda escolar, sendo distribuídos em todas as escolas e creches do município.

No mês de julho, o CRAS recebeu uma comitiva da Comissão Nacional de Abastecimento – Conab, para inspecionar o andamento do PAA no município. Além da documentação analisada, foram feitas algumas perguntas a respeito da entrega dos produtos e sobre o seu armazenamento. Em seguida, a equipe do CRAS junto à comitiva, visitou o Complexo Nutricional Casa de Sopa, por ser o local em que são produzidas as refeições e distribuídos a maioria dos alimentos.

O município foi parabenizado pela comitiva, pela organização na condução do Programa, pela correta destinação dos alimentos e pelo bom armazenamento destes. Foi destacada ainda, a importância do reconhecimento desse Programa pela gestão do município, que disponibiliza sacolas plásticas para a entrega das frutas.

O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA foi criado em 02 de julho de 2003 pelo art. 19 da Lei nº 10.696, e possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. No entanto, o município de Campo alegre só enviou proposta para começar a receber esses alimentos no ano de 2014, onde era destinado apenas aos beneficiários da Casa de Sopa.

“O município tem perspectiva de aumento da quantidade de alimentos destinados ao município, para isso, é preciso ser enviado à Conab a quantidade desejada no projeto, ou seja, é o município que envia o quanto deseja receber. Desta forma, reconhecemos a importância de propor para 2016 uma quantidade mais elevada para melhor atender ao Distrito Luziápolis”, destacou a coordenadora Isabela Larisse.

Outra perspectiva para o aumento do PAA no município é através do incentivo a agricultura familiar, com o objetivo de fortalecer as famílias que vivem da agricultura e para que esses pequenos produtores possam ser doadores de alimentos, financiados pela Conab. O recebimento de alimentos em 2015 tem perspectiva para durar até o mês de setembro. A próxima proposta deverá ser encaminhada a CONAB no início do ano que vem.

O programa é gerenciado pelo CRAS sob a da coordenadora Isabela Larisse, da assistente social Sonnaly Rose e a psicóloga Geiza Duarte, que tem como função receber e verificar a qualidade e quantidade dos produtos.


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