domingo, 14 de dezembro de 2025

Grande procissão marcou o encerramento da edição 2025 da Festa de Santa Luzia em Luziápolis

Foram 09 noites do novenário de Santa Luzia no período de 04 a 13 de dezembro de 2025, onde a comunidade cristã católica do Distrito Luziápolis participou ativamente das comemorações a sua padroeira Santa Luzia. O encerramento da festa da padroeira aconteceu neste sábado 13 de dezembro.

Primeiro aconteceu à celebração da missa solene na Igreja Matriz presidida pelo padre Manoel Sabino, pároco local, em um momento de profunda comunhão e espiritualidade.

Em seguida aconteceu a tradicional procissão que percorreu algumas ruas do distrito, e reuniu vários fiéis e marcou o encerramento das festividades em alusão à Santa dos Olhos, Santa Luzia. No encerramento da procissão aconteceu a bênção do Santíssimo Sacramento.

Todos os anos a população da comunidade se une para a realização da festa. Cada noite um grupo da igreja fica responsável pela organização, que com a união de todos sempre é sempre um sucesso.

Durante as noites algumas lideranças políticas do município também compareceram ao evento religioso: entre os presentes os gestores administrativos Nicolas Pereira e Duduzinho Pereira, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Correia - Jura, os vereadores Toinho da Saúde, Jeane Nascimento e Rejane Santos e secretários municipais que também colaboraram com o sucesso do evento.

A prefeitura Municipal de Campo Alegre mais uma vez deu total apoio na realização dos festejos. Todas as noites a igreja esteve sempre lotada pelo povo de Deus de Luziápolis.






sábado, 13 de dezembro de 2025

Prefeitura de Campo Alegre realiza o Bazar Alegre Edição 2025 no Bairro Sebastião de Oliveira Gomes

Na manhã desta sexta-feira 12, a Prefeitura de campo Alegre através da Secretaria Municipal da Mulher, da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência e das Minorias realizou mais uma edição do Bazar Alegre 2025, nas dependências do Centro de Educação Infantil Maria José Vieira da Costa, situada no Bairro Sebastião de Oliveira Gomes, na sede do município.

A iniciativa disponibilizou mais de 1.500 peças de roupas e acessórios, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social. O bazar tem como objetivo ampliar o acesso a itens essenciais, fortalecer a cidadania e promover dignidade às pessoas do município.

O evento contou com a presença da Chefe de Gabinete da Prefeita Damasia Mislene, reafirmando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas inclusivas e com o fortalecimento das ações voltadas à proteção social. Também prestigiaram a ação os secretários Jaco Evaristo e Lakinho Roberto, que acompanharam de perto o atendimento às famílias e dialogaram com a comunidade.

A Secretária Helma Carneiro destacou que iniciativas como o Bazar Alegre integram um conjunto de ações contínuas da Pasta, direcionadas à inclusão, à promoção de direitos e ao bem-estar das mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e demais minorias do município. Ela também anunciou que novas edições do bazar serão realizadas em outras localidades de Campo Alegre, ampliando o alcance e o impacto social da iniciativa.



sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Deputado Fernando Pereira propõe programa de Alimentação inclusiva para estudantes da Rede Estadual

O deputado estadual Fernando Pereira (Progressistas) apresentou, na sessão ordinária desta quinta-feira (11), o Projeto de Lei n° 1118/2024, que autoriza o Governo de Alagoas a instituir o Programa Alimentação Inclusiva, garantindo alimentação especial para alunos com necessidades nutricionais específicas na rede pública estadual.
A proposta prevê a oferta de lanche ou refeição adequada para estudantes celíacos, intolerantes à lactose, diabéticos e autistas, com informações claras sobre cada alimento servido, assegurando segurança, inclusão e igualdade no ambiente escolar.

“Temos milhares de crianças e jovens que convivem diariamente com restrições alimentares. Algumas famílias carregam o medo constante de uma reação alérgica e, em muitos casos, essas condições acabam dificultando a rotina escolar. Nosso objetivo é que esses alunos tenham garantida uma alimentação segura, adequada e que permita sua plena participação nas atividades escolares”
“, destacou Fernando Pereira.

O parlamentar também lembrou que o Brasil já conta com mais de 5 milhões de pessoas diagnosticadas com algum tipo de alergia alimentar, segundo estudos nacionais - número que evidencia a urgência de políticas públicas específicas.

O Programa Alimentação Inclusiva deverá contemplar todas as etapas da instrução - da educação infantil ao ensino universitário - em instituições mantidas pelo Estado. Para Fernando Pereira, a medida também tem caráter educativo:

“Além de oferecer o alimento adequado, precisamos promover uma cultura de conscientização, para que a escola seja um ambiente acolhedor e preparado para lidar com diferentes realidades nutricionais. Isso reflete diretamente na qualidade de vida e no desempenho escolar dessas crianças e jovens”, reforçou.

O projeto foi aprovado em 1° turno e seguirá para nova discussão e mais duas votações antes de ser encaminhado ao Poder Executivo.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

SEMED entrega certificados aos cursistas dos cursos ofertados pelo SESI - Indústria do Conhecimento

Nesta quinta-feira 11 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre através da Coordenação da Educação Integral em Tempo Integral (CEITI) em parceria com a unidade do SESI Indústria do Conhecimento do Povoado Chã da Imbira, entregou os certificados aos cursistas que participaram dos cursos durante o ano de 2025.

TRILHA 01 - Curso de Informática Aplicada, com o tema: Conexões entre Computadores e sua Segurança. Técnico formador Ivson Diego - 40 horas.

TRILHA 02 - Curso de ética nas redes sociais.
Técnico formador Ivson Diego - 32 horas.

TRILHA 05 - Curso de arte de falar em público;
Com o Psicólogo Valdomiro Júnior - 40 horas.

TRILHA 06 - Curso de conduta profissional e inteligência emocional desenvolvendo hábitos para o sucesso. Com o Psicólogo Valdomiro Júnior com 40h.

TRILHA 07 - Curso de ética e conduta no trabalho e resultados; com a coordenadora Aristéia do Nascimento. 40h

TRILHA 08 - Gestão sustentável: responsabilidade ambiental e social para equipes - Com a técnica Jéssica Maria Flor - 32 horas.

Projeto Aprender, reforço de Língua Portuguesa e Matemática, voltado para os alunos dos 7º aos 9º anos, totalmente gratuito e online.
Professores do SESI. 100 horas, foram formadas 2 turmas.

Totalizando 116 cursistas durante o ano de 2025.

O objetivo do SESI- Indústria do Conhecimento é ser um polo de difusão de informação, cultura e educação continuada, oferecendo um espaço multimeios (livros, internet, Gibis, Cursos etc.) O público alvo destes cursos são alunos da Rede municipal, profissionais que atuam na educação e a comunidade local, promovendo o acesso ao conhecimento, estimulando a leitura, a pesquisa e a criação cultural, e contribuindo para o bem-estar e transformação social através da educação.

O SESI é localizado no Povoado Chã da Imbira - Campo Alegre - AL, abertos todos os dias nos turnos matutino e vespertinos com a responsabilidade da técnica Jéssica Maria Flor.




Representantes de Campo Alegre participam da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social

No período de 6 a 9 de dezembro, Brasília sediou a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, celebrando os 20 anos do SUAS. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu mais de 3 mil participantes entre gestores municipais, instituições da sociedade civil, trabalhadores e usuários da política de Assistência Social para discutir avanços, enfrentar desafios e fortalecer as politicas de assistência social.

O município de Campo Alegre marcou presença para debater e construir diretrizes que irão fortalecer a política nacional de assistência social.

Entre os principais objetivos do encontro estavam a avaliação da Política Nacional de Assistência Social, com a proposição de novas diretrizes para o aprimoramento do Suas, presente em todos os estados e municípios do país. A conferência também reforçou o diálogo federativo e ampliou a participação social na construção de políticas públicas mais eficientes e integradas.

Entre as pautas tratadas está a PEC 383/2017, que propõe a destinação de recursos federativos permanentes para fortalecer a execução dos serviços, programas e benefícios socioassistenciais nos municípios. A proposta foi aprovada no âmbito da conferência, reforçando a importância do financiamento estável para viabilizar a garantia de direitos no SUAS.

A Conferência, momento máximo de avaliação do SUAS, definirá caminhos que comporão o III Plano Decenal de Assistência Social. A ministra Márcia Lopes reforçou a importância do sistema na proteção das mulheres e na retirada do Brasil do Mapa da Fome, destacando seu caráter federativo e participativo.

A participação dos representantes de Campo Alegre, Gabriela Rebêlo (Governo) e Ramilson Alexandre (Sociedade Civil), evidencia o compromisso contínuo da gestão com o fortalecimento e a execução da Política de Assistência Social.



Secretaria de Esportes de Campo Alegre realizou com sucesso a I Copa SEMEL de Futsal Talentos da Casa

A Secretaria Municipal de Esportes de Campo Alegre realizou durante toda a semana a I COPA SEMEL - Talentos da Casa. A competição com jogos realizados no Ginásio Municipal João Matias da Silva teve disputas acirradas e muita emoção do inicio ao fim.

Foram dias de muitas disputas, com a participação dos atletas da Escolinha de Futebol SEMEL - que fazem parte das categorias do Sub-7 ao Sub-17, que disputaram em suas respectivas categorias mostrando que talento e dedicação não têm idade.

Muita disciplina, espírito de equipe, superação e aquela vontade enorme de fazer bonito.

Outro ponto que faz toda diferença é o compromisso da Prefeitura Municipal, que segue investindo no esporte, oferecendo estrutura, incentivo e oportunidades para que nossas crianças e adolescentes cresçam dentro e fora das quadras.






quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Prefeitura de Campo Alegre injetou mais de 10 milhões na economia local com o pagamento do 13° Salário

O pagamento do 13° salário beneficia os servidores municipais, mas também aquece as vendas no comércio local com as compras de final de ano.

Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, a Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria municipal de Finanças anunciou o início da liberação da folha de pagamento do 13° de todos os servidores municipais, incluindo concursados, contratados e comissionados, além de aposentados e pensionistas do FAPEN. 

O pagamento representa um montante superior a 10 milhões de reais que será injetado na economia local neste final de mês, contribuindo para fortalecer a atividade econômica do município.

A prefeita Pauline Pereira atribuiu o pagamento ao forte equilíbrio financeiro da Prefeitura de Campo Alegre, que permite que a folha do funcionalismo público sempre seja paga em dia, apesar de um ano cheio de desafios. 

O pagamento do décimo terceiro representa a honradez com o funcionalismo público em receber os seus vencimentos em dia, e ainda vai aquecer as vendas no comércio local.

Essas iniciativas são parte do comprometimento da administração municipal em promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar dos cidadãos campo-alegrenses.

Nesta quarta-feira 90% dos servidores receberam o 13º salario, ficando uma parte da folha correpondente a 10% do total para ser concluída no dia 20 de dezembro.  

Avançam as obras de pavimentação da Rua Manoel Dantas no Povoado Chã da Imbira

Dando continuidade ao trabalho de pavimentação de ruas no Povoado Chã da Imbira, a Prefeitura Municipal de Campo Alegre segue realizando a pavimentação da Rua Manoel Dantas no Povoado Chã da Imbira. Após a primeira etapa que foi a execução do trabalho de terraplanagem, já foi iniciada a pavimentação em paralelepípedos.

A Rua Manoel Dantas é uma das ruas que no período de chuvas apresentavam alguns problemas, e a prefeita Pauline Pereira assumiu o compromisso de realizar a pavimentação, e com recursos de emenda paramentar do deputado federal Arthur Lira a obra está sendo realizada.

Até o ano de 2012 antes da primeira administração da prefeita Pauline Pereira o Povoado Chã da Imbira não contava com nenhuma rua pavimentada.

Mas nos últimos anos foram pavimentadas diversas ruas no povoado, a exemplo da Rua Professor Antônio Joaquim Messias interligando da Avenida Amenino Rodrigues de Paiva até o Alto do vento, Rua Divina Pastora, Rua Catarina de Medeiros, Rua São José, Rua Manoel Ribeiro, Rua Durval Correia, Rua São Francisco, Rua Monsenhor Hildebrando Guimarães e Avenida Amerino Rodrigues de Paiva.


Campo Alegre realizará a distribuição de mais 3,5 mil cestas básicas e ultrapassa a marca de mais de 30 mil cestas entregues em 2025

A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania realizará no próximo dia 20 de dezembro mais uma distribuição de Cestas Básicas pelo Programa Bolsa Alegre. Todos os meses são distribuídas 2.500 cestas pelo programa municipal que é custeado 100% com recursos próprios do município. A iniciativa tem garantido suporte alimentar as famílias em situação de vulnerabilidade social, e no período natalino garantirá mesa farta na ceia do natal nos lares campo-alegrenses.

Nesse mês de dezembro, serão distribuídas 3.500 cestas básicas em diferentes localidades do município, contemplando os beneficiários da Bolsa Alegre e dos Complexos Nutricionais, fortalecendo o compromisso da gestão com o bem-estar da população. As entregas irão contemplar comunidades da zona urbana e rural, beneficiando diretamente centenas de famílias.

Com a entrega a ser realizada nesse mês a gestão municipal atinge a marca de mais de 30 mil cestas básicas entregues ao longo de 2025.

As entregas de dezembro acontecerão em datas e locais específicos. No dia 19 de dezembro, às 15h, na Quadra Edvânio Antônio, atendendo as localidades de Chã da Imbira, Mulheres da Farinhada, Usina Porto Rico e Mineiro.

No dia 20 de dezembro, às 15h, na quadra da Escola Monsenhor Hildebrando, na sede do município, e ainda no dia 20 de dezembro, às 17h, na quadra da Escola Felizardo Souza Lima, contemplando as famílias beneficiárias de Luziápolis.

Para comemorar o resultado expressivo do programa, também serão realizados sorteios de prêmios durante os eventos, incluindo fogões, camas, sofás, TVs e transferências via PIX. A expectativa é de que as ações promovam não apenas assistência social, mas também momentos de celebração e esperança para as famílias atendidas.

CREAS promove ações pela Campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania, através do Centro de referência Especializado de Assistência Social - CREAS, equipamento social que atua no acompanhamento de casos em decorrência de violações de direitos e que realiza campanhas para conscientização e defesa de direitos, realizou nos dias 09 e 10 de dezembro palestras sobre a Campanha denominada de "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher" por meio de parcerias com o Cadastro Único da sede e a Academia da Saúde em Luziápolis, para alcançar públicos e faixas etárias distintas.

Esta é uma campanha que acontece em todo o país e o município de Campo Alegre também defende esta causa.

Na oportunidade, usuários e usuárias destes serviços receberam informações sobre a temática, para que melhor entendam os principais conceitos e tipos de violência que constam na Lei Maria da Penha.

Ainda foram socializadas as formas de identificar situações de violência, entender que elas podem estar relacionadas, como por exemplo, a violência física pode estar atrelada à violência psicológica e vice-versa. Foi também explicado sobre as formas de acessar os serviços de atendimento para o público feminino, caso venha a necessitar, em ocorrência de violações de seus direitos.

Outro ponto abordado foi à conscientização para a não discriminação de mulheres vítimas de violência, que muitas vezes não conseguem se perceber inseridas em um ciclo de violência, precisando de informações, apoio e acolhimento para superar a situação vivenciada.

Quanto mais pessoas estiverem informadas, maior é o alcance dos serviços para quem deles necessitar e mais pessoas terão seus direitos humanos respeitados. Esta é uma causa de toda a sociedade, pois o respeito não tem gênero e vale para todos e todas.





terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Conselho de Segurança Pública realiza reunião ordinária no Distrito Luziápolis

O Conselho Municipal de Segurança Pública de Campo Alegre realizou nesta terça-feira 09, em Luziápolis, uma reunião voltada para debater o fortalecimento da segurança pública do município, em especial da comunidade do Distrito.

O encontro contou com a presença da comunidade de Luziápolis, da Guarda Municipal, Polícia Militar, SMTT, Patrulha Feminina, do vice-prefeito Leonardo Monteiro e do promotor de Justiça Andreson Charles Silva Chaves.

As reuniões do Conselho de Segurança acontecem mensalmente em Campo Alegre no Centro de Controle Social (Sede dos conselhos), dessa vez aconteceu de forma descentralizada e reforçou a importância do diálogo e da cooperação entre as instituições para promover uma cidade mais segura.

O presidente da Câmara, vereador Jura, juntamente com a vereadora Jeane Nascimento, também participaram representando o Poder Legislativo Municipal.