sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Agosto Dourado: Gestantes participam de palestras sobre a Campanha de incentivo ao aleitamento materno

Nesta quinta-feira 04, as equipes profissionais da Unidade Básica de Saúde José Egídio (ESF 14 e 16), realizaram uma roda de conversa com as gestantes assistidas na unidade e ainda puderam contar com a presença da nutricionista para o desenvolvimento do tema referente à Campanha Agosto Dourado, que corresponde à campanha de incentivo ao aleitamento materno.

Após a finalização do grupo, foi ofertado um lanche coletivo e a entrega de kits para o recém-nascido.

O Brasil já há anos é reconhecido como uma referência mundial em termos de estímulos ao aleitamento materno. O Brasil busca avançar para garantir que as mães, principalmente aquelas que trabalham fora de casa, tenham condições para amamentar seus filhos pelo máximo de tempo possível.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 06 meses de idade. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 02 anos de idade.

Segundo o Ministério da Saúde o aleitamento materno é a forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças de diarreias, infecções respiratórias e alergias, entre outras doenças.

De acordo com o ministério, em 1986, o percentual de crianças brasileiras com menos de 06 meses alimentadas exclusivamente com leite materno não passava de 3%. Em 2008, já tinha atingido os 41%. Atualmente, a amamentação exclusiva chega aos 46%. Percentual próximo aos 50% que a OMS estipulou como meta a ser atingida pelos países até 2025. Além disso, seis em cada dez (60%) crianças são amamentadas até completar 2 anos de idade.

Nenhum comentário: