Para votar nas Eleições 2022, os cidadãos que estão com pendências no título de eleitor têm até o dia 04 para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. A mesma data também serve para os novatos que vão emitir o título de eleitor para votar pela primeira vez.
Isso porque o cadastro eleitoral deverá ser fechado no dia 4 de maio, 150 dias antes do pleito, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91). Nesse período, nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.
De acordo com o artigo 77 da Constituição Federal, o 1º turno das eleições é sempre no primeiro domingo de outubro. Ou seja, os brasileiros voltarão às urnas no dia 2 de outubro de 2022 para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
A emissão do título de eleitor pode ser feita de maneira online, confira o passo-a-passo necessário:
Acesse o site Título Net;
Selecione o seu Estado e clique em próximo;
Será exibido uma informação solicitando os documentos necessários para emissão do título;
Preencha seus dados pessoais solicitados;
Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovar a identidade do requerente: a primeira delas, fotografia (selfie) segurando o documento oficial de identificação ao lado do rosto; as duas seguintes são da própria documentação utilizada na primeira foto;
Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência.
O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário