quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

SEMED promoveu a jornada das Relações Raciais para as instituições da Rede Municipal de Ensino

Nesta quinta-feira 20 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a Jornada das Relações Raciais para as Instituições de Ensino que teve como público alvo os profissionais da Educação da Rede Municipal.

O evento foi realizado no Centro Social Campo Alegre – CESCA com o objetivo de garantir a efetivação da Lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas, sendo um marco importante nas lutas antirracismo e pela democratização do ensino e sua promoção da igualdade racial, que são metas fundamentais de políticas e programas que almejam reduzir as desigualdades e garantir o acesso igualitário de todos e todas às políticas públicas.

Logo na abertura do evento foi realizada uma apresentação cultural pelo grupo Tereza de Benguela, formado por alunas da Escola Municipal Djalma Matheus Santana, da cidade de Arapiraca, sob a coordenação da Professora Ana Karlla Messias.

O Evento teve como palestra central a temática: “Relações Raciais nas Escolas e a Lei 10.639/2003” em que foi ministrada pelo professor Zezito Araújo.

Na sequência foi apresentado o projeto “A Valorização da Cultura Afro-brasileira na Escola” realizado pela a Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho, do povoado Chã da Imbira, através do professor José Benedito da Silva.

Em seguida a professora Marice Rocha, realizou a apresentação o plano de ação: “Escola sem racismo” que foi resultado da aplicação dos indicadores das relações raciais. 

Durante o período vespertino foram feitos os encaminhamentos para os grupos de trabalho em que cada Instituição de Ensino traçou ações para o ano 2020 referente à temática abordada. Na sequência foi feito a socialização dos planos de ação.

A secretária municipal de educação professora Graciene Alencar  destacou que planejar ações no entorno das Instituições de Ensino ajudam a romper com o racismo e a reconhecer a diversidade dos sujeitos e famílias atendidas nos serviços públicos.

“A qualificação dos profissionais de educação para saberem lidar com práticas preconceituosas, casos de discriminação e intolerância religiosa dentro das instituições de ensino é um passo muito importante”, destacou a secretária.

O evento contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores Kelly Guimarães, da secretária municipal de educação Graciene Alencar, da  articuladora do Selo UNICEF Sonally Gomes, Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e os profissionais da Educação das 22 Instituições de Ensino da Rede Municipal.
 

Nenhum comentário: