segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Prefeita Pauline Pereira participou do lançamento de novos programas educacionais para Alagoas

Com dois novos programas, Estado quer transformar o perfil educacional dos alagoanos.

Lançados nesta segunda (17), Criança Alfabetizada visa alfabetização na idade certa e Vem que Dá Tempo resgatará quem não concluiu os estudos.

Alfabetizar as crianças alagoanas na idade certa, reduzindo os riscos de distorção idade-série, repetência e abandono escolar, e diminuir o número de alagoanos que não concluíram os estudos. Essa é a meta dos Programas Criança Alfabetizada e Vem que Dá Tempo, lançados na manhã desta segunda-feira (17) no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. O governador Renan Filho, o secretário da Educação, Luciano Barbosa, e os prefeitos dos 102 municípios alagoanos assinaram a pactuação de metas dos programas, que fazem parte do Escola 10.

A presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeita Pauline Pereira reforçou a importância da parceria com os municípios para avanços positivos dos indicadores da educação. Na primeira fase de 83% dos municípios alcançaram as metas do IDEB e disse que “mais uma vez vamos dar as mãos nesse novo programa – o de alfabetização em regime de colaboração (PARC) – criança alfabetizada. Também vamos pactuar e apoiar o programa ‘Vem Que Dá Tempo’, para estimular a retomada dos estudos para as pessoas que estão afastadas da escola”, afirmou Pauline. Em 4 anos os municípios reduziram em mais de 40% o índice de evasão escolar chegando a zerar em algumas escolas.

Durante o evento, a presidente da AMA também solicitou ao secretário de Estado da Educação Luciano Barbosa, que dentro do programa Escola 10 disponibilizasse um sistema integrado, numa plataforma ou software, que permita aos prefeitos compartilhar informações dos alunos, desde a sua entrada no ensino infantil até o ensino médio. “A educação básica precisa ser compreendida como processo e devemos parar de pensar de forma fracionada”, destacou.

Para que 80 mil crianças da rede pública sejam alfabetizadas até os sete anos de idade, o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) Criança Alfabetizada vai oferecer assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formações para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes municipais e estadual, que atendem crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Já o Vem que Dá Tempo vai resgatar jovens e adultos que abandonaram os estudos, para que eles retornem à sala de aula e concluam os níveis de ensino, diminuindo assim o número de pessoas com baixa qualificação.

O secretário da Educação, Luciano Barbosa, aposta que este ano Alagoas estará entre os dez estados com o melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no país. “O ato de hoje pode significar a entrada do Escola 10 na maturidade, na idade adulta, para que nós possamos melhorar a qualidade da educação. Vamos corrigir o fluxo no início da vida escolar, não vamos mais reter o aluno na rede”, disse.
 

Nenhum comentário: