quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Mais obras: Prefeitura realiza pavimentação da Rua Luiz Inácio Lula da Silva


A Prefeitura Municipal de Campo Alegre segue realizando obras em várias partes do município. As obras são executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. 

Nos últimos dias foram iniciadas as obras de Pavimentação da Rua Luiz Inácio Lula da Silva na região do Antigo Arcal, realizando um desejo antigo dos moradores. A obra de pavimentação faz parte das ruas contempladas através da CODEVASF. 

Recentemente a mesma rua também recebeu a instalação da rede de abastecimento de água do SAAE, pois antes o abastecimento era feito somente pela CASAL. 

Aos poucos o trabalho vai acontecendo em todas as comunidades e bairros do município. Um Trabalho com compromisso para melhorar a vidas de muitas famílias em várias regiões do município.

PGR não encontra provas contra Arthur Lira e pede arquivamento do processo


Por ausência de qualquer prova, a chefe da Lava Jato na Procuradoria Geral da República, Lindôra Araújo, rechaçou a denúncia contra o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL).

A procuradora pediu ao STF para rejeitar uma denúncia que ela mesma apresentou em junho. E ainda pede o arquivamento do processo.

A acusação se basearia numa suposta corrupção passiva envolvendo uma construtora, porém a PGR diz que não há qualquer provas da ligação do deputado com a construtora.

Lindôra levou em conta, no pedido para arquivar a denúncia, que “não consta da planilha de controle do ‘caixa de propina’ à disposição do Partido Progressistas nenhuma informação de que os referidos valores seriam destinados a Arthur Lira”.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Eleições 2020: Nicolas Pereira e Leo Monteiro participam de reunião com moradores do Olival Tenório


Em seu primeiro dia de campanha oficialmente como candidato, Nicolas Pereira (PP) participou na noite desta segunda-feira 28, de uma reunião com moradores do Conjunto Olival Tenório Costa. 

“Fiz questão de começar aqui a nossa campanha de rua, porque quando ainda era gestor administrativo, acompanhei de perto todo crescimento do conjunto”, destacou o candidato em uma declaração que foi repercutida em uma postagem seu perfil nas redes sociais. 

No evento foram adotados protocolos e medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 em decorrência da pandemia. Como por exemplo, uso de máscara, álcool em gel e medição de temperatura. 

O candidato a vice-prefeito Léo Monteiro, também participou do encontro, onde falaram aos presentes sobre suas propostas e ideias para o município de Campo Alegre. Além de mostrar à população as atividades desenvolvidas pela prefeitura nesses quase 08 anos de gestão e sobre a importância de dar continuidade aos trabalhos que visam o progresso do município. 

Os participantes do encontro saíram bastante satisfeitos com as ideias e propostas apresentadas pelos candidatos. 

"É a maneira de dar transparência na gestão municipal, e, além de tudo, de podermos elogiar, opinar, e também de fazermos cobranças", relatou um morador do Conjunto Olival Tenório. 

A agenda de campanha do candidato segue durante toda a semana, com visitas e reuniões.

TJ quer AMA como interlocutora entre transportadores intermunicipais

A prefeita Pauline Pereira presidente de AMA participou da reunião

Em reunião presidida pelo juiz Carlos Cavalcanti, convocado como substituto do desembargador Otávio Praxedes, a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – foi convocada para funcionar como interlocutora entre transportadores intermunicipais. O Tribunal de Justiça vem mediando o conflito onde complementares se queixam da concorrência desleal com taxistas autorizados para fretamento entre as cidades.

Representantes da Arsal, complementares, taxistas, gerenciamento de crise e polícia rodoviária foram convocados para esclarecer todos os pontos da questão que provocou uma ação onde o magistrado Carlos Cavalcanti está relator de um processo relacionado à proibição pela Arsal de fiscalização dos taxistas.

De um lado complementares que denunciam a concorrência e , do outro, taxistas que têm a permissão dos municípios para rodar e são amparados pela lei 8.046 de 06 de novembro de 2018 do deputado Galba Novaes.

Até a próxima segunda-feira a AMA vai encaminhar ao TJ , uma listagem da quantidade de taxis existentes em cada cidade . A partir daí, o tribunal vai recomendar ao Ministério Público que acompanhe a liberação das concessões para evitar futuros problemas.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Ibrape/Cadaminuto: Peu Pereira lidera pesquisa com 76% dos eleitores em Teotonio Vilela


A mesma pesquisa apontou a gestão do prefeito Joãozinho Pereira com 89% de aprovação.

Realizando o levantamento de intenção de votos para as eleições municipais de 2020 em Alagoas, o portal CadaMinuto em parceria com o Ibrape, elaborou a pesquisa entre os dias 22 e 23 de setembro uma pesquisa eleitoral no município Teotônio Vilela, que mostra a preferência do eleitorado local. 

Se a eleição fosse hoje, a vitória no município estaria com Peu Pereira que tem 76% do eleitorado na pesquisa estimulada, quando é apresentado os nomes dos candidatos aos eleitores. 

O seu opositor, Zé Gomes ficou com apenas 5% do eleitorado. Já na forma espontânea Peu Pereira aparece com 60,5%, Zé Gomes com 2,3% e Joãozinho com 1,4%. 35,8% disse não saber quem vai votar. 

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,53 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) com o número AL-09789/2020.

A Pesquisa também avaliou a gestão do atual prefeito Joãozinho Pereira que ficou com 89% de aprovação.





quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Eleições 2020: Confirmados três registros de candidaturas para a disputa do cargo de prefeito de Campo Alegre


Vários registros de candidaturas a vereadores também foram realizados. 

Já estão disponíveis no site do TSE os registros das candidaturas de Nicolas Pereira (Coligação Campo Alegre Forte, Avançando com a região), Daniel Tenório (PTB) e Joseano (PT), e seus respectivos candidatos a vice-prefeito. Ambas as candidaturas estão aguardando julgamento. 

Além dos registros para a disputa do cargo de prefeito e vice-prefeito, também já está disponível no site do TSE vários registros de candidaturas para a disputa nas 15 vagas na Câmara de Vereadores. 

Planos de governo 

Nas candidaturas de Nicolas Pereira (PP) e do candidato Joseano (PT) já é possível o eleitor ter acesso ao plano de governo com as propostas dos candidatos, já o candidato Daniel Tenório (PTB) que havia publicado o plano de governo da prefeita Pauline Pereira do ano  de 2016, conforme o blog havia divulgado, retirou a publicação do ar. (RELEMBRE

Confira todas as candidaturas no link a seguir: Candidaturas

Secretaria Municipal de Indústria e Comércio muda local da feira-livre da sede do município


A feira livre de Campo Alegre passou por algumas mudanças desde o início da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Antes realizada somente aos sábados, a feira passou a ser realizada em mais dias durante a semana visando evitar aglomerações. 

Durante esse período a feira passou a acontecer de terça-feira a sexta-feira, e recentemente passou a ser realizada no período de quinta-feira a sábado, nos mercados públicos e parte na rua. 

A partir desta quinta-feira 24, a feira passou a acontecer além dos mercados, em um espaço localizado na Avenida Municipal ao lado do prédio da Rádio Comunitária Campo Alegre FM. 

Na feira os clientes podem encontrar produtos fresquinhos produzidos na agricultura do município e trazidos de outras regiões como: frutas, verduras, hortaliças, raízes, bolos, lanches, confecções e variedades. 

Melhorar o acesso nas vias públicas 

A mudança de local da feira teve como principal objetivo melhorar o acesso e circulação de veículos pelas ruas do centro da cidade, pois a feira que antes estava sendo realizada na Avenida Prefeito Jorge Cavalcante Madeiro, que agora integra a Rodovia AL 105, com a colocação de bancas durante três dias nesta avenida estava dificultando o trânsito. Inclusive chegou a ter algumas bancas danificadas por caminhões e colocando em risco a integridade das pessoas. 

Fortalecimento dos comerciantes locais 

Com as medidas adotadas para diminuir o avanço da pandemia, a feira foi formatada para ser realizada exclusivamente por comerciantes residentes no município, para evitar a circulação de pessoas oriundas de outras localidades. Com isso os comerciantes locais passaram a vender mais, o dinheiro passou a circular mais dentro do próprio município, os feirantes locais passaram a ter que produzir e adquirir mais produtos para a comercialização. 

Isenção das taxas de comercialização 

Outra medida adotada pela gestão municipal para ajudar os comerciaste, foi a suspensão da cobrança da taxa de comercialização, onde antes da pandemia os comerciantes pagavam uma taxa de 03 reais por metro quadrado ocupado por cada banca, e no período da pandemia a cobrança não está sendo realizada.


Campo Alegre e demais municípios do interior avançam para a fase azul do Distanciamento Social Controlado

Foto: Márcio Ferreira (ASCOM)

Governo vai apresentar, até o final de setembro, como deve se dar a retomada das aulas presenciais no sistema de educação. 

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (23), o governador Renan Filho anunciou que, a partir desta quinta-feira (24), todos os municípios que se encontravam na fase amarela passam para a fase azul do Distanciamento Social Controlado. Agora, todo o estado, incluindo Maceió, fica com a mesma cor no Mapa de Classificação de Riscos. 

A mudança decorre da evolução positiva dos números relacionados à Covid-19. Maceió, que já chegou a ter 119 óbitos num período de sete dias, fechou a última semana epidemiológica com três óbitos. No interior, cujo pico na 25ª semana teve 117 óbitos, registrou na semana passada um total de 12 óbitos. Além de fechar a 16ª semana epidemiológica seguida com queda contínua no número de óbitos, a Taxa de Ocupação de Leitos com Respiradores ficou com percentual pouco acima dos 30%. 

Apesar dos avanços, o governador reafirmou que vai continuar ouvindo as orientações da ciência para fundamentar as decisões acerca da reabertura econômica e dos demais setores. “Queria dizer ao cidadão que vamos seguir na mesma toada. Não vamos alterar o ritmo agora”, garantiu Renan Filho. “Para que a gente leve o resultado para adiante é muito importante trabalharmos juntos. Vou seguir ouvindo as recomendações da Saúde porque foram essas recomendações que nos levaram até aqui”, frisou. 

A fase azul permite que bares, restaurantes, templos, igrejas, instituições religiosas em geral aumentem seu público para 75% do aforo total. Já as academias, clubes e centros de ginástica continuam operando com 50% da capacidade. O transporte intermunicipal permanece com os atuais 50% de funcionamento da frota. 

E atenção: todos os setores autorizados a funcionar devem obedecer às medidas previstas no Protocolo Sanitário do Estado. 

Volta às aulas e eventos 

O retorno das aulas presenciais no sistema educacional também foi abordado pelo governador. “Até o final do mês de setembro vamos apresentar o avanço e a retomada de alguns segmentos da educação. Em linhas gerais, vamos retomar a educação de adultos primeiro, a educação nos cursos profissionalizantes na área da saúde e em outras, cursinhos pré-vestibular, ensino superior e cursos específicos de línguas e matérias pontuais, que têm um número menor de alunos”, detalhou. 

“Além disso, estamos estudando um plano apresentado pelos estabelecimentos de ensino privado e também estudando como e quando se dará o retorno da rede estadual, observando como ocorre no Brasil, quais são as melhores práticas e seguindo protocolos rígidos de segurança”, complementou. 

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, revelou que se reuniu diversas vezes com o segmento das escolas privadas. “Tivemos três reuniões com os estabelecimentos de ensino. Eles apresentaram um protocolo e, baseado nesse protocolo e nas experiências de outros estados e até de outros países, nós vamos junto à Secretaria de Saúde e ao Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 apresentar ao governador uma possibilidade de flexibilização ao ensino particular nas escolas em Alagoas”, disse Fábio Farias. 

Ainda sobre a volta às aulas presenciais, o governador anunciou que, até o final do mês de setembro, o Estado deve facultar aos municípios o mesmo tipo de avanço, baseado na decisão de cada cidade. “A cidade avalia junto com o Estado a sua situação e toma a sua decisão. É fundamental que a rede de educação municipal se prepare para a retomada das aulas e construa as condições para isso, sobretudo na educação básica, em que 95% das matrículas estão nos municípios”, destacou. 

Até esta sexta-feira (25), a liberação para realização de eventos festivos e culturais também será avaliada pelo Governo do Estado. “Vamos avançar na discussão para, a partir da próxima semana, reiniciar a retomada de alguns tipos de eventos, com menor impacto de aglomeração, como festas de casamento e aniversários, sob protocolo rígido”, adiantou Renan Filho.

Com Agência Alagoas

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Famílias beneficiárias do Projeto Fortalecendo laços recebem cestas básicas


Nesta terça-feira 22 de setembro, o Projeto Fortalecendo Laços, realizou a terceira etapa de entrega de cestas básicas e kits de limpeza para os beneficiários do projeto, visando melhor qualidade de vida. 

A ação faz parte do plano emergencial e tem como principal objetivo proporcionar o aumento na qualidade de vida e acompanhamento psicossocial no período de pandemia e isolamento social. 

A distribuição de cestas foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania (executora do Projeto Fortalecendo Laços), o Programa Amigo de Valor, o Fundo Municipal da Criança e Adolescente e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.


Deputada Jó Pereira faz pronunciamento e ressalta sucesso dos municípios no IDEB


O trabalho integrado entre os gestores e a comunidade escolar mostrou que é possível transformar a educação. Ao divulgar os números do IDEB, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, provou que os municípios conseguiram superar as metas e contribuir para aumentar os números estaduais e nacionais. Em Alagoas, o trabalho dos gestores promoveu o Estado no ranking com o maior percentual de municípios que atingiram as metas estipuladas para a rede pública nos anos inicias do ensino fundamental, com 94,1% em relação à meta do índice.

A vice presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, deputada Jó Pereira em pronunciamento na Assembleia creditou essa vitória ao esforço de cada um dos 102 municípios alagoanos, de cada um dos gestores municipais, que vêm investindo em pontos como infraestrutura, formação continuada de professores e busca ativa das crianças. E também, como não poderia deixar de ser, à contribuição dos profissionais da educação, mesmo enfrentando tantos desafios. Jó citou ainda a importância da integração entre família, poder público, sociedade e a comunidade escolar para a obtenção dos resultados positivos.

O resultado do Ideb mostra que, enquanto nos anos iniciais do ensino fundamental a meta estipulada para o ano de 2019 foi de 4,3 pontos, a rede pública dos municípios alagoanos conseguiu ultrapassar e chegar a 5,3 pontos – um resultado 7,54% maior que em 2017, quando a rede pública alcançou 4,9 pontos. Já nos anos finais do ensino fundamental, enquanto a meta para o ano de 2019 era 4,1 pontos, a rede pública conseguiu atingir 4,5 pontos, um aumento de cerca de 13,33% em relação ao resultado de 2017, quando a rede pública atingiu 3,9 pontos.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Eleições 2020: Oposição registra candidatura copiando plano de governo de Pauline Pereira


Os candidatos nem se deram o trabalho de tirar o nome de Pauline Pereira na apresentação do plano.

A chapa que faz oposição à candidatura da situação em Campo Alegre deu mais um claro exemplo de despreparo logo no registro de seus candidatos. Os candidatos Daniel e Dijalma dão mais uma bola fora na eleição. 

Na obrigatoriedade de inserir um plano de governo para a gestão, os candidatos que não se prepararam para administrar o município inseriram o plano de governo apresentado em 2016 pela prefeita Pauline Pereira. 

O mais bizarro é que o plano está na integra, igualzinho quando formatado pela equipe de governo e técnicos da gestão, eles não tiveram o trabalho sequer de retirar o nome da prefeita Pauline Pereira. 

Confira no link a seguir: CANDIDATURA 

Conforme o link a cima, evidencia que eles copiaram na integra sem tirar nem o nome Pauline Pereira - sem analisar ao menos o que foi concluído no período de 2017 a 2020. 

Vocês confiam em um candidato que não se dar o trabalho de discutir junto da equipe e população o seu plano de governo? Um candidato que copia o plano de governo de quem ele critica?



São Miguel dos Campos: Fernando Pereira dialoga com a Ufal sobre expansão do ensino superior


A expansão no acesso à educação superior para a região Sul de Alagoas foi o tema da reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (21), entre a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eliane Cavalcanti, a deputada estadual Jó Pereira e o pré-candidato à prefeitura de São Miguel dos Campos, Fernando Pereira.

O encontro que aconteceu na reitoria da Universidade, no Campus Maceió, contou com a presença também do coordenador Institucional de Educação à Distância (CIED), José Geraldo, e o chefe de gabinete, Ubirajara Oliveira.

Pontuando as notas conquistadas pelos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a deputada Jó Pereira ressaltou a importância de que São Miguel dos Campos possa seguir o mesmo caminho: "As outras cidades da região estão se destacando nas áreas da saúde e educação e São Miguel não está conseguindo acompanhar este avanço. Precisamos que todas cresçam juntas para o desenvolvimento da região".

José Geraldo informou sobre a possibilidade de instalação de um Polo Presencial em São Miguel dos Campos, para a oferta de cursos na modalidade EAD (Ensino à Distância). "Podemos levar alguns cursos para o município, de acordo com os editais que são apresentados, nos quais fazemos uma parceria com a prefeitura, que precisa ofertar a estrutura, como ceder um colégio para que as eventuais aulas presenciais ocorram”, explicou o coordenador, acrescentando que, entre cursos que podem ser ofertados estão Geografia, Química, Letras e outros, a depender da demanda da região.

Caso o polo se concretize, cursos na modalidade EAD, inclusive especializações em áreas diversas, de outras instituições, como Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Uncisal e Uneal, também poderão ser ofertados.

Parcerias

A vice-reitora enfatizou que a Ufal está disponível para realizar parcerias, expandindo a educação em todo o estado, e reforçou a importância de fortalecer a educação à distância, que tem a mesma qualidade dos cursos presenciais. "Vocês terão todo apoio da instituição para que isso aconteça", pontuou Eliane Cavalcanti, lembrando que a instalação de um Polo Presencial na modalidade EAD é o primeiro passo para viabilizar, futuramente, a construção de um Campus da Ufal no município.

Para Fernando Pereira, é fundamental o investimento na educação para o desenvolvimento dos municípios, entre eles São Miguel dos Campos. "Precisamos fazer esse investimento em todos os níveis educacionais para que a cidade se desenvolva. Além de levarmos até a população o acesso ao ensino superior de forma mais fácil, evitamos o deslocamento, para outros municípios, dos estudantes, principalmente os de São Miguel dos Campos, onde a estrutura de apoio a eles poderia ser melhor, inclusive no transporte estudantil”, defendeu.

Tanto Fernando quanto Jó Pereira lembraram, por fim, que é muito importante para o desenvolvimento da região Sul como um todo que São Miguel dos Campos se torne um polo de serviços e uma referência também nas áreas da saúde e educação.

Hoje a Ufal possui 11 polos centrais de EAD em todo estado.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

MDR vai liberar R$ 1,1 milhão para continuidade de obra de saneamento em Campo Alegre


O município de Campo Alegre, no interior de Alagoas, vai receber recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para dar continuidade a obras de saneamento básico. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19).

A cidade alagoana terá disponível R$ 1,1 milhão para ações de ampliação da captação de água e também para dar sequência à implantação da rede coletora de esgoto local.

Campo Alegre é uma das quatro cidades do Nordeste a receber recursos do MDR para iniciativas relacionadas a saneamento básico. Natal (RN) terá R$ 833,7 mil para obras de drenagem de águas pluviais; Itapecuru Mirim, no Maranhão, receberá R$ 199,3 mil, e R$ 73,6 mil para Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, ambas receberão os recursos para ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a responsabilidade pelas intervenções é dos próprios estados e municípios e os pagamentos são feitos de acordo com a execução dos projetos.

Ao todo serão liberados R$ 5,4 milhões para projetos relacionados a obras de saneamento em 12 estado do país. Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

O projeto que receberá o maior repasse será em Sertãozinho, no interior de São Paulo, que receberá R$ 1,23 milhão para dar sequência às obras de alargamento do canal do Córrego Sul. 

Desde janeiro, mais de R$ 444,2 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) foram repassados pelo MDR para garantir a continuidade de empreendimentos de saneamento básico pelo País. Atualmente, a carteira de obras e projetos da Pasta no setor – contratos ativos e empreendimentos em execução ou ainda não iniciados – é de R$ 21,1 bilhões para financiamentos e de R$ 19,6 bilhões para o Orçamento Geral da União.

domingo, 20 de setembro de 2020

Assista relatos da vida real de pessoas que superaram a Covid19 em Campo Alegre

Assista os incríveis relatos de campo-alegrenses que testaram positivo para Covid19 e conseguiram superar a doença após receber todos os cuidados da Rede de Saúde do município. 






sábado, 19 de setembro de 2020

Combate a Covid19: Secretaria de Saúde realiza testagem para gestantes e puérperas


Entre as várias estratégias adotadas contra o avanço do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre inicia nova etapa de testagem para gestantes e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde. 

A nova etapa da testagem rápida para Covid-19 no município de Campo Alegre envolverá gestantes e puérperas e contemplará todas as equipes de saúde da família do município. 

O objetivo da ação é reduzir as complicações do novo coronavírus durante a gravidez, pois as mulheres passam por alterações imunológicas e fisiológicas que podem aumentar o risco de doenças mais graves causadas por infecções respiratórias. 

As consequências que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode trazer à gestação ainda são incertas. As evidências até o momento mostram que gestantes são mais propensas a serem hospitalizadas, tem maior risco de internação na UTI e ventilação mecânica, que mulheres não grávidas. 

O cuidado a gestantes com quadros moderados e graves requer a atuação conjunta e articulada da atenção básica com os demais seguimentos da rede de atenção à saúde do município.



Usina Porto Rico inicia moagem da safra 2020 – 2021 com expectativa de safra recorde

A Industrial Porto Rico S/A, situada na Fazenda São José no município de Campo Alegre, iniciou nesta sexta-feira, 18 de Setembro à moagem da Cana-de-açúcar da safra 2020 – 2021. A expectativa da empresa é que nesta moagem atinja mais uma safra recorde.

O início da moagem da usina foi anunciado quando o som do apito tradicional do inicio da moagem foi acionado para alegria de muitos trabalhadores que fazem parte do quadro da empresa.

No período de moagem que dura entre 06 meses a 06 meses e meio, a usina gera milhares de empregos, sendo considerada a maior geradora de empregos do município de Campo Alegre. A safra é símbolo de trabalho e geração de renda para milhares de famílias, que tiram seu sustento garantindo a comida na mesa. 

Com início da moagem, irá fazer com que aconteça mais capital girando no município aquecendo a economia local, refletindo também na geração de empregos indiretos nos setores de comércio e serviços, pois a maioria da população depende direta ou indiretamente da Usina Porto Rico. 

A Usina Porto Rico é uma das mais importantes indústrias de Alagoas, atualmente produz açúcar tipo VHP, álcool anidro carburante e álcool hidratado carburante, atendendo ao mercado interno e exportação. 

A empresa foi fundada em 1973, pelo empresário Olival Tenório Costa, e atualmente é administrada pelos seus filhos e netos. 

Nos últimos anos a Usina tem feito grandes investimentos na indústria e no campo, o que vem refletindo no crescimento da empresa que se consolida como uma das maiores de Alagoas.

Bênçãos da moagem 

Na tarde desta quinta-feira 17, funcionários e administradores da Usina Porto Rico participaram da bênção realizada para marcar o inicio da moagem 2020. A solenidade religiosa aconteceu no pátio do escritório da empresa. 

O ex-secretário municipal de agricultura Leo Monteiro, candidato a vice-prefeito de Campo Alegre participou do momento religioso. Leo Monteiro que é filho do diretor executivo da Usina.


Paróquia de Santa Luzia inaugura espaço de oração da Legião de Maria


A prefeita Pauline Pereira participou da inauguração da nova casa de oração 

Na ultima terça-feira 15, a Paróquia de Santa Luzia em Luziápolis realizou a inauguração da Casa de Orações da Legião de Maria. A celebração foi ministrada pelo padre Genival Vivente, pároco local, com a participação de várias legionárias. 

O prédio que conta com cantina, banheiros, duas grandes salas, uma para reuniões das pastorais da Igreja, catequese, momentos de louvor e orações e outra para a associação Legião de Maria, onde seus legionários poderão se reunir afim de trocar experiências sobre sua missão e orações em torno do altar de Nossa Senhora. 

A prefeita Pauline Pereira participou da inauguração da nova casa de oração e falou de sua alegria em participar desse momento. 

“Foi um momento de fé e muita energias positivas, mulheres de fé e que me emocionaram com os depoimentos e o reencontro do novo normal”, destacou Pauline Pereira.



sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Campo Alegre se destaca entre as melhores Educação do Estado de Alagoas segundo resultado do Ideb 2019


Nos últimos anos Campo Alegre vem em um constante período de progresso e desenvolvimento, em todas as áreas podemos observar uma constante evolução, na educação, porém, essa evolução é ainda mais notável e aparente, considerando toda a assistência e ampliação da oferta da educação básica no município.

Na manhã da última terça-feira, 15 de setembro, o comprometimento com a educação foi mais uma vez reafirmado com a divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2019, onde pode-se constatar uma progressão da meta referente ao ano de 2017.

Desde de 2013, o IDEB de Campo Alegre vem evoluindo, constatando a qualidade do ensino, assim passamos de uma nota de 4,4 em 2013 para 7,0 em 2019 nos anos iniciais do ensino fundamental e de 3,4 em 2013 para 5,7 em 2019 para os anos finais do ensino fundamental. 

Como se pode ver é um processo de evolução constante e aparente que dá a Campo Alegre o 6º lugar dentre os 102 municípios Alagoanos, deixando o município no top 10 do estado.

Para alcançar essa evolução, existe todo um trabalho que é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Educação, das equipes gestoras das escolas e principalmente da dedicação de professores, alunos e familiares que são fundamentais nesse processo, assim como o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Acreditar na escola pública é o primeiro passo para o desenvolvimento educacional, é com o trabalho feito a muitas mãos que se alcança o resultado desejado, assim se faz educação, planejando, ouvindo, investindo, executando e principalmente colocando como prioridade o principal protagonista desta linda história, os alunos.



SEMED realiza entrega da premiação do 1º concurso de redação do Cursinho De olho no ENEM


A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, realizou no último dia 11 de setembro, a entrega dos prêmios para os 5 primeiros colocados no primeiro concurso de redação promovido pelo cursinho de olho no ENEM. 

O concurso de redação visa preparar os alunos para uma das fases mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, nessa etapa de execução do cursinho o objetivo foi de aprimorar e aperfeiçoar a prática da escrita considerando que a redação é uma das etapas mais esperadas do ENEM. 

A classificação dos 5 primeiros colocados ficou da seguinte forma: 

1° LUGAR - 980 pontos 

Letícia Vívian

2° LUGAR - 960 pontos 

Vívian Barbosa 

3° LUGAR - 820 pontos. 

Taíse Lima

4° LUGAR - 740 pontos 

Kássia Regina 

5° LUGAR - 640 pontos 

Camile Kelly 

Um ponto importante e que deve ser destacado é que todos os 5 premiados são do sexo feminino, fato que nos deixa muitos felizes por sabermos que cada vez mais a mulher vem buscando seu espaço na sociedade, lutando para realizarem seus sonhos e tendo a certeza que podem ser tudo aquilo que quiserem ser. 

Todos que fazemos parte da Secretaria de Educação de Campo Alegre somos gratos por todos os alunos que participam do cursinho de olho no ENEM e temos a certeza que em breve, todos irão realizar seus sonhos.