Na manhã desta sexta-feira 18 de janeiro, a assistente social Dayara Pinto e a psicóloga Danielle Tavares, técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sede, realizaram a segunda etapa da oficina de Educação Financeira com as usuárias que são acompanhadas pelas visitadoras do Programa Criança Feliz (PCF). A oficina aconteceu no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Zenóbia Ferreira.
As oficinas foram pensadas através de um estudo realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social - MDS com beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), considerando que o PBF prevê, dentre as ações complementares, estratégias de educação financeira para as famílias beneficiárias a fim de contribuir para a organização do orçamento familiar. O estudo também teve como resultado a identificação do CRAS como local ideal para aplicação da metodologia, pela relação estabelecida com o público e pelo desenvolvimento do trabalho social com as famílias dos territórios mais vulneráveis.
O ciclo de oficinas se dispõe em 03 momentos distintos e tem como objetivo central contribuir com a autonomia das famílias, o fortalecimento da sua capacidade protetiva e de prevenção de vulnerabilidades e situações de risco. Esse ciclo está acontecendo em parceria com a supervisora e visitadoras do Programa Criança Feliz da sede.
Nessa segunda etapa foi-se trabalhado a agenda da família em que é possível identificar as fontes de renda da família e para onde o dinheiro é destinado, identificando assim a fotografia financeira da família, se sobra dinheiro ou se está no negativo. A atividade foi bastante proveitosa. A finalização desse ciclo será em fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário