sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Escolas de Campo Alegre realizam atividades educativas em alusão a Campanha “agosto lilás”

Durante todo o mês de agosto, as Instituições de Ensino do município desenvolveram ações pedagógicas voltadas a Campanha Agosto Lilás, a qual tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha.

A Campanha iniciou em 06 de agosto, com a solenidade de abertura realizada no CESCA, com palestra conduzida por representes da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas e apresentação cultural com profissionais da Escola Helenilda Correia, trazendo a temática violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha. Na oportunidade, estiveram presentes as seguintes representações da educação: SEMED, equipes gestoras, professores/as e estudantes.

No decorrer do mês, foram realizadas pelos/as professores/as Cleiber de Meireles e Joelma Silva Pereira, palestras e panfletagens nas turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, objetivando trazer o debate sobre a violência contra as mulheres, demonstrando alguns dados estatísticos, bem como os tipos de violência existentes, de modo a compreender e trazer a reflexão sobre o fato de que isso se constitui uma das principais formas de violação dos direitos das mulheres, destacando ainda a Lei Maria da Penha como mecanismo de enfrentamento a violência contra a mulher.

Foram realizadas rodas de conversa, conduzidas pela professora Marice Rocha com estudantes das Escolas Helenilda Correia, Rui Palmeira, Elita Tenório, Maria Lourinete e Olival Tenório, sobre a Campanha, abordando temas como: conceito de violência, relações de poder entre homens e mulheres, tipos de violência, bem como o significado do agosto Lilás, enfatizando a importância de desenvolver atitudes positivas no que se refere a convivência respeitosa e harmoniosa entre meninas e meninos,  homens e mulheres, e dessa forma reforçar a necessidade de combater essa prática de atos violentos que atinge as mulheres.

Além disso, as equipes gestoras das instituições de ensino,  juntamente com os/as professores/as levaram para as salas de aula o debate sobre a violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha, que através de várias metodologias, a exemplo da exibição de vídeos temáticos, textos, pesquisas, panfletagens, palestras, produções e elaborações de cartazes, trabalharam o tema e levaram os/as estudantes a refletirem sobre como podem atuar para eliminar as situações que geram violência contra as mulheres.

Sobre a Campanha Agosto Lilás

Agosto foi escolhido para discutir o tema porque é o mesmo mês da sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006).

No dia 15 de agosto de 2017 foi sancionada a lei que institui a Campanha Agosto Lilás (Lei estadual nº 7.918), com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre a violência contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha. A campanha deve ser realizada, anualmente, durante o mês de agosto.
 

Nenhum comentário: