O prefeito de Campo Alegre Nicolas Pereira, participou nesta segunda-feira 02 de dezembro da solenidade de entrega da premiação conquistada pelo município do Selo UNICEF edição 2021-2024. A cerimônia de certificação aconteceu no auditório Virgílio Loureiro, no Centro de Convenções de Maceió, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Asserte, parceiro implementador do Selo UNICEF em Alagoas.
Campo Alegre recebeu o reconhecimento pela segunda vez consecutiva, já que também havia conquistado o prêmio da edição 2017-2020. O Selo UNICEF é uma das maiores certificações em reconhecimento às políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
Nos últimos anos o município tem se destacado como referência na promoção da saúde, educação e proteção social de crianças e adolescentes.
O Selo UNICEF é uma iniciativa internacional que avalia e premia municípios que se comprometem com ações efetivas para garantir os direitos de crianças e adolescentes.
Durante a gestão do prefeito Nicolas Pereira o município de Campo Alegre avançou em indicadores importantes, como redução da evasão escolar, ampliação do acesso à saúde e combate à desigualdade social.
A conquista do Selo UNICEF é resultado da integração entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, além da fundamental parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar (CT). Este trabalho conjunto demonstra que um município só pode se desenvolver verdadeiramente quando prioriza o futuro, que está nas mãos das crianças e adolescentes.
Além do prefeito Nicolas Pereira também participaram da solenidade a primeira dama Maraisa Segava, o presidente do CMDCA, Ednaldo Cavalcante, a articuladora do Selo Luiza Santana, Jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), e representantes das secretarias envolvidas.
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário