Na última quarta-feira, dia 4 de abril, o CRAS da sede do município, em conjunto com o CRAS do distrito de Luziápolis, realizou a III Oficina de Planejamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na oportunidade, participaram as três unidades dos SCFV para garantir maior integração entre as equipes que desempenham as mesmas funções em diferentes contextos. Do mesmo modo que, enriqueceu o planejamento, considerando a pluralidade de perspectivas.
A Oficina de Planejamento dos SCFV desenvolve-se a partir de um planejamento participativo, de modo que os usuários do serviço possam construí-lo, em conjunto com seus oficineiros e orientadores sociais e adquiram, cada vez mais, o sentimento de pertença a cada grupo. Esse evento se justifica na concepção de que um planejamento elaborado por várias pessoas tende a ampliar as possibilidades, tendo em vista diferentes experiências profissionais e pessoais, além de diferentes perspectivas. No mais, permite a ampliação da capacidade de atuação, complementando especialidades e tornando o trabalho de maior qualidade e efetivação.
A III Oficina de Planejamento contou, além das coordenações e equipes técnicas dos CRAS e dos oficineiros e orientadores sociais das três unidades de SCFV, com a participação da secretária Isys Roberta e da secretária adjunta Helena Nascimento. As mesmas referiram a importância da integração entre as equipes e a necessidade de conhecer sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), para que as ações estejam em consonância com o que a política regulamenta.
Os orientadores sociais e oficineiros, em conjunto com suas coordenações, apresentaram os planejamentos anuais a partir da compreensão de intervenções sociais enquanto situações desafiadoras, que estimulem e orientem os usuários na (re) construção de suas histórias de vida e vivências individuais, comunitárias e familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário