Trabalhar questões de sustentabilidade na escola se tornou indispensável no atual contexto das relações entre homem e meio ambiente. Esse tema precisa ser trabalhado na escola e a Gestão Municipal por saber disso, tem ao longo dos anos, investido em projetos e programas voltados ao Meio Ambiente, a exemplo dos projetos Soldadinho Verde, Hortas nas Escolas. Passeios Ecológicos, Gincanas Sustentáveis, etc.
Nesse contexto, a Secretária Municipal de Educação professora Graciene Alencar esteve na manhã da ultima terça-feira (06) reunida com o Engenheiro Agrônomo, Mário Jorge Nunes e o Assistente Social, Guilherme Vieira, ambos da EMATER, para firmarem parceria no desenvolvimento do Projeto “ATER na Escola”, desenvolvido pela EMATER. Na oportunidade, estiveram presentes o Técnico Agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, Daniel Sampaio, o Diretor de Segurança do município, Adenilson Celestino Santos e Técnicos da Diretoria de Gestão de Ensino – DIGEN, através da sua diretora, Isabel Cristina da Silva.
O projeto visa contribuir com o desenvolvimento socioeducativo de crianças e adolescentes através da produção de hortaliças agroecológicas, assegurando uma alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida, propiciando ações de cidadania através de atividades com as crianças e adolescentes acerca de temas relevantes a seu desenvolvimento, além da inserção de novas práticas nas atividades laborativas da unidade, através da produção de hortaliças agroecológicas que contribuirão para melhoria de uma alimentação mais saudável e nutritiva.
Incentivar e sensibilizar os professores das escolas na utilização da horta como ferramenta didática, alunos do ensino fundamental I e comunidades do entorno da escola para o cultivo, manejo adequado do solo, preservação do meio ambiente e consumo de hortaliças sem veneno, economicamente viável, tecnicamente sustentável e socialmente justa são algumas das propostas do projeto.
A princípio a ideia é implantar 01 Unidade de Horta Escolar no modelo agroecológico e programado em 03 Instituições de Ensino do Município, são elas: Escola Menino Jesus (Luziápolis), Escola Maria Lourinete Porto (Chã da Imbira) e Escola Helenilda Correia (Pimenteira), que por não dispor do espaço adequado, utilizará o espaço do CEI Maria José Vieira (Pimenteira).
As atividades previstas para iniciarem ainda este mês serão realizadas pelos alunos em sistema de revezamento com acompanhamento dos Soldadinhos Verdes que receberão orientação direta dos Técnicos da Emater.
“Precisamos nos lembrar de que as crianças e os jovens de hoje serão os futuros tomadores de decisão amanhã. Em outras palavras: estará em suas mãos fazer escolhas para preservar o planeta. Para isso, precisam conhecer tanto as causas e consequências do problema como também entender as ações que permitirão usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente e essa parceria com a EMATER, através do projeto “ATER na Escola” vem reforçar a importância da escola introduzir esse tema o quanto antes, para que a educação dos alunos leve à formação de adultos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente. Além disso, o projeto visa envolver toda comunidade para que o cultivo de hortas agroecológicas sejam disseminadas entre as famílias como alternativa de renda e sustento para elas. Estamos ansiosos para dar início ao projeto e aproveito a oportunidade, para parabenizar a iniciativa e dizer da nossa satisfação em sermos parceiros neste projeto tão bacana”, destacou a Secretária de Educação Graciene Alencar.
Nesse contexto, a Secretária Municipal de Educação professora Graciene Alencar esteve na manhã da ultima terça-feira (06) reunida com o Engenheiro Agrônomo, Mário Jorge Nunes e o Assistente Social, Guilherme Vieira, ambos da EMATER, para firmarem parceria no desenvolvimento do Projeto “ATER na Escola”, desenvolvido pela EMATER. Na oportunidade, estiveram presentes o Técnico Agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, Daniel Sampaio, o Diretor de Segurança do município, Adenilson Celestino Santos e Técnicos da Diretoria de Gestão de Ensino – DIGEN, através da sua diretora, Isabel Cristina da Silva.
O projeto visa contribuir com o desenvolvimento socioeducativo de crianças e adolescentes através da produção de hortaliças agroecológicas, assegurando uma alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida, propiciando ações de cidadania através de atividades com as crianças e adolescentes acerca de temas relevantes a seu desenvolvimento, além da inserção de novas práticas nas atividades laborativas da unidade, através da produção de hortaliças agroecológicas que contribuirão para melhoria de uma alimentação mais saudável e nutritiva.
Incentivar e sensibilizar os professores das escolas na utilização da horta como ferramenta didática, alunos do ensino fundamental I e comunidades do entorno da escola para o cultivo, manejo adequado do solo, preservação do meio ambiente e consumo de hortaliças sem veneno, economicamente viável, tecnicamente sustentável e socialmente justa são algumas das propostas do projeto.
A princípio a ideia é implantar 01 Unidade de Horta Escolar no modelo agroecológico e programado em 03 Instituições de Ensino do Município, são elas: Escola Menino Jesus (Luziápolis), Escola Maria Lourinete Porto (Chã da Imbira) e Escola Helenilda Correia (Pimenteira), que por não dispor do espaço adequado, utilizará o espaço do CEI Maria José Vieira (Pimenteira).
As atividades previstas para iniciarem ainda este mês serão realizadas pelos alunos em sistema de revezamento com acompanhamento dos Soldadinhos Verdes que receberão orientação direta dos Técnicos da Emater.
“Precisamos nos lembrar de que as crianças e os jovens de hoje serão os futuros tomadores de decisão amanhã. Em outras palavras: estará em suas mãos fazer escolhas para preservar o planeta. Para isso, precisam conhecer tanto as causas e consequências do problema como também entender as ações que permitirão usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente e essa parceria com a EMATER, através do projeto “ATER na Escola” vem reforçar a importância da escola introduzir esse tema o quanto antes, para que a educação dos alunos leve à formação de adultos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente. Além disso, o projeto visa envolver toda comunidade para que o cultivo de hortas agroecológicas sejam disseminadas entre as famílias como alternativa de renda e sustento para elas. Estamos ansiosos para dar início ao projeto e aproveito a oportunidade, para parabenizar a iniciativa e dizer da nossa satisfação em sermos parceiros neste projeto tão bacana”, destacou a Secretária de Educação Graciene Alencar.
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