quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

SEMED realiza avaliação dos indicadores de qualidade nas instituições de Educação Infantil

Indicadores servirão para orientar a autoavaliação de escolas infantis e serão usados para nortear políticas públicas municipais para a área
A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED promoveu durante os dias 25 de Novembro a 03 de Dezembro a I Avaliação Institucional em onze instituições de Educação Infantil.

Esta Avaliação é uma ação em cumprimento a Lei nº 773/2015 que aprova o Plano Municipal de Educação, onde na Meta 1, estratégia 1.4, determina: “Implantar, até o segundo ano de vigência deste PME, a Avaliação Institucional da Educação Infantil, a ser realizada a cada 02 (dois) anos, com base em Parâmetros Nacionais de Qualidade e Indicadores de Qualidade afim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, além de outros indicadores relevantes”.

O objetivo é auxiliar as equipes que atuam na Educação Infantil, juntamente com as famílias e pessoas da comunidade, a participarem do processo de autoavaliação das unidades escolares de atendimento a Educação Infantil, seja nas etapas de berçário, maternal ou mesmo pré-escolar a encontrar seu próprio caminho na direção de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática.

De acordo com o resultado da avaliação, a SEMED, juntamente com as Equipes Gestoras das Instituições construirão um plano de ação, com a definição e organização de ações necessárias ao bom funcionamento dos Centros e Escolas de Educação Infantil que serão colocadas em prática já a partir de Fevereiro de 2016, neste plano também constará as pessoas responsáveis por cada ação e o tempo necessário para cada execução das ações em prol da melhoria na qualidade desta etapa inicial da Educação Básica.

O Processo de Avaliação aconteceu de forma democrática com a participação de pais, mães, representantes do Conselho Tutelar, Agentes de Saúde, Vereadores, representantes religiosos e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

Para a Coordenadora Municipal da Educação Infantil, professora Ana Maria da Silva, este momento de avaliação serviu para que todos os Gestores, professores, auxiliares de sala e demais funcionários pudessem visualizar o quanto é fundamental ouvir a comunidade escolar para que o planejamento do trabalho com as crianças seja cada vez mais coerente com as necessidades educacionais dentro dos parâmetros de cuidar e educar. Está atento aos reflexos das ações educacionais e dar voz e vez aos familiares permite a real construção de uma educação infantil de qualidade.

Escolas que desenvolveram a Avaliação dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil:

Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Virgem dos Pobres;
Escola Municipal de Educação Básica João Paulo II;
Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cícero Mizael dos Santos;
Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Olival Tenório Costa Neto;
Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Padre Cícero;
Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Elita Tenório Maia;
Escola Municipal de Tempo Integral Cícero Salustiano dos Santos;
Centro de Educação Infantil Jaci Vieira da Costa;
Centro de Educação Infantil Maria José Vieira da Costa e Silva;
Centro de Educação Infantil Maria Valcira de Medeiros;
Centro de Educação Infantil Cícera Marinho de Melo;
Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira.



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