terça-feira, 10 de outubro de 2023

Campo Alegre realizou a I Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Com o tema "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo", a Prefeitura de Campo Alegre realizou nesta terça-feira (10), no Centro Social de Campo Alegre (CESCA), a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento proporcionou a construção de um espaço democrático de discussão e levantamento de propostas.

O objetivo da conferência foi discutir políticas públicas para pessoas com deficiência e procurar solucionar problemas e desafios inerentes a esta comunidade.

A conferência estabeleceu 5 eixos temáticos para serem discutidos pelos delegados eleitos como titulares e suplentes que irão representar o município de Campo Alegre na etapa Estadual.

Os participantes foram divididos em grupos com os seguintes eixos: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e Acessibilidade; e Os desafios para a comunicação universal.

Com muito comprometimento com a causa, o prefeito Nicolas Pereira ressaltou a importância de desenvolver uma cidade ainda mais inclusiva e justa. Para o prefeito, a relevância desses direitos se concentra principalmente na busca pela inclusão social dessas pessoas e no combate a qualquer tipo de discriminação.

As propostas apresentadas durante a conferência serão levadas para a Conferência Estadual onde serão avaliadas e levadas para a etapa nacional com o objetivo de se tornarem politicas públicas, para assim conseguir ações concretas que tornem a cidade ainda mais inclusiva e acessível.

A conferência foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Campo Alegre e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito e Cidadania.





Nenhum comentário: