sexta-feira, 31 de março de 2023

Campo Alegre realizou a VIII Conferência Municipal de Saúde com o tema sobre garantia de direitos e defenderes do SUS

A Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (30), no Centro Social de Campo Alegre, a VIII Conferência Municipal de Saúde. A Conferência abordou o Tema Central, “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

A conferência teve como objetivo reunir representantes do poder público e da sociedade civil para discutir as políticas públicas de saúde e propor diretrizes que possam ser incorporadas nos planos de saúde nacional, estaduais e municipais.

O evento contou com uma importante palestra ministrada pelo Enfermeiro obstétrico George Leite, que atualmente atua como Coordenador da Atenção Primária à Saúde do município de Coruripe e Coordenador de Planejamento da Saúde de Campo Alegre, que falou sobre o tema central da conferência.

A Conferência contou com os trabalhos em grupos que debateram os eixos temáticos:

Eixo I com o Tema: “O Brasil que Temos. O Brasil que queremos”.

Eixo II com o Tema: “O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas”.

Eixo III com o Tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia”.

Eixo IV com o Tema: “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

O prefeito Nicolas Pereira, a secretária de saúde Isys Roberta, o secretário adjunto de saúde Regivan Farias, e os vereadores José Correia - Jura, Toinho da Saúde, Claudio Costa, Arquelino Cesar, Kellyn Guimarães e Jeane Nascimento participaram da conferência.

O evento reuniu usuários do SUS, gestores e trabalhadores, representantes políticos e da sociedade civil, em um espaço para ampla participação e representação na construção de políticas que beneficiem a população.

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes.





Nenhum comentário: