A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre realizou a Culminância do Seminário Literário do Projeto Conexão de Aprendizagem, com as turmas dos anos finais do ensino fundamental. O seminário foi estruturado a partir do ciclo de Formação Continuada, direcionada aos profissionais que atuam no projeto e ministrada pela formadora Rafaelle Oliveira com uso do material da Aprender Editora – TEMA 3.
O trabalho foi desenvolvido durante todo ano letivo, culminando nas apresentações e exposições das propostas realizadas pelos Agentes Educacionais nas quatro escolas dos anos finais, cada instituição ficou designada a desenvolver um gênero textual, sendo estes:
EMEB Professora Zenóbia Ferreira da Silva - realizou a culminância com uma contação de história, para os alunos da EMEB Miguel Matias, um momento que foi inspirador, mostrando os resultados do trabalho desenvolvido com os alunos, pelos Agentes Educacionais.
“Eles fizeram algo que nunca imaginaram realizar. Meu maior presente foi ver o sorriso no rostinho de cada um deles que se sentiram inseridos na comunidade escolar de uma maneira atuante” destacou a agente Ingrid Soares.
Além desta, foi realizado um concurso de contos inspirados na obra do autor Nilton Resende. “Esse conto é a história da minha vida, tem minhas marcas, não sei escrever as palavras certinhas e tenho dificuldade de leitura, mais o professor me ajudou e me emociono quando vejo meu conto, minha história”, destacou a aluna Hingridi Santana.
EMEB João Fernandes Vieira Filho - Abordou em sua culminância o gênero música, realizando um “The Voice literário”, sendo prestigiado por todas as turmas regulares da escola e seus respectivos professores, iniciando com o coral da turma extra, a apresentação da música “Mais bonito não há” de Tiago York (enfatizado no livro TEMA 3), em seguida a paródia de autoria da aluna Vitória da Silva onde houve destaque para o trecho “É sobre estudar e poder escutar mais do que a própria voz”, finalizando com a declamação do poema “Palavra” do teatro Mágico, pelo aluno Marcos Vitor.
A Agente Educacional Clara Oliveira, marcou o momento citando: “Eles só precisam de alguém que acredite neles”.
EMEB Monsenhor Hildebrando Verissimo Guimarães - Abordou o gênero reportagem, dando ênfase a Horta escolar. Nesta reportagem, os alunos apresentaram a origem da horta, o processo de cuidado com a mesma, as plantações que possuem, degustação de produtos colhidos da horta e finalizaram exibindo na televisão a gravação da entrevista com o fundador da horta e também gestor da escola Professor Edvaldo Medeiros. A exposição foi prestigiada por algumas turmas na escola, além das explanações, a coordenadora Cláudia Lopes discursou emocionada os avanços dos alunos envolvidos e ressaltou “Que a educação se faz com um olhar para aqueles que precisam recompor suas habilidades, sendo protagonistas da ação para elevar sua autoestima”.
EMEB Felizardo Souza Lima - abordou o gênero conto e reconto, as apresentações foram iniciadas com a participação especial dos Contadores de Histórias, em seguida as Agentes Educacionais que realizaram a leitura da primeira versão publicada oficialmente pelos Irmãos Grimm, do conto Chapeuzinho Vermelho. Os alunos abrilhantaram a culminância com uma dramatização do conto anteriormente citado, superando todas as expectativas, também houve apresentações musicais e leitura de duas obras (O batom e O diário) da autora Marília Lovatel, o evento foi finalizado com dramatização do conto “O grande rabanete” por todos Agentes Educacionais que renderam grandes gargalhadas e muitas emoções pelos avanços significativos e a superação dos desafios que marcaram o desenvolvimento do Projeto Conexão da Aprendizagem.
O seminário literário promoveu devolutivas significativas de forma que propiciou avaliar a evolução no processo de ensino e aprendizagem, bem como recomposição das aprendizagens, perante a defasagem agravada pelo período pandêmico.
O Projeto Conexão da Aprendizagem por mais um ano se mostra um verdadeiro sucesso, além do comprometimento e do cuidado que os Agentes Educacionais tem com os alunos, o projeto se tornou um meio fundamental na busca do resgate da aprendizagem. Aos profissionais que desempenham com tanta maestria esse lindo projeto, vale deixar os parabéns e os agradecimentos pelo comprometimento, pela dedicação e por fazer a diferença na vida escolar desses alunos e na consolidação dos resultados obtidos pela educação pública deste município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário