Os criadores de bovinos de Campo Alegre terão até o final deste mês de novembro para buscar as doses de vacina contra a febre aftosa. O medicamento está disponível na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente para os criadores que possuem até 10 animais. Os criadores têm até o dia 15 de dezembro para apresentarem a declaração de vacinação de seus rebanhos.
A Secretaria de Agricultura fica localizada na Rua Vereador José Pereira Lima ao lado do Hospital.
A distribuição de doses grátis para os criadores e mais um incentivo a vacinação, reafirmando o compromisso do município com todos os criadores. A prevenção contra a febre aftosa é um empenho integrado entre estado, município e produtor rural.
A febre aftosa
A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa que possui sete soros imunologicamente distintos, são eles: A, O, C, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia 1, sendo que no Brasil encontramos apenas os tipos A, O e C.
O vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro.
A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário