quinta-feira, 30 de junho de 2022

Prefeito Nicolas Pereira esteve em Brasília na final do Prêmio Prefeito Empreendedor

O projeto do município de Campo Alegre foi finalista, ficando entre os 27 melhores do Brasil.

A gestão do prefeito Nicolas Pereira teve reconhecimento nacional nesta terça-feira (28), em Brasília, quando concorreu ao prêmio “Prefeito Empreendedor” do Sebrae, disputando o título com mais 27 municípios brasileiros finalistas da categoria.

O Município de Campo Alegre foi destaque nacional e recebeu uma comenda como finalista no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na Categoria Empreendedorismo na Escola. Campo Alegre foi vencedor do prêmio estadual o que classificou para o premio nacional.

“Infelizmente, não levamos o prêmio nacional, mas só em estar entre um dos 27 melhores do Brasil é um ganho para a nosso município”, destacou o prefeito Nicolas Pereira.

Além do prefeito Nicolas Pereira, Campo Alegre também foi representado no evento pelo agente de desenvolvimento Denis Souza e pela diretora Jane Cleide Vicente, umas das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. 

Dados do PSPE 2022

O XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos das 27 unidades da federação. Desde a 3ª edição, não havia a participação de todos os estados e do DF.

Em termos regionais, o destaque para o número de projetos inscritos é da região Sudeste, com 511, seguido da região Nordeste, com 455; Norte, com 256; Sul, com 277 e Centro-Oeste, com 116 projetos. Entre os estados com maior número de projetos habilitados, destacam-se São Paulo, com 236; seguido por Minas Gerais, com 176; Santa Catarina, com 104; Pará, com 93 e Rio Grande do Sul, com 90.



terça-feira, 28 de junho de 2022

Equipe do Cadastro Único realiza Busca Ativa das famílias que estão em Averiguação e Revisão Cadastral

Durante os meses de Abril, Maio e Junho do corrente ano, as equipes do Cadastro único de Campo Alegre e do Distrito Luziápolis estiveram realizando Busca Ativa para localizar as famílias que estão em Averiguação e Revisão Cadastral. A ação tem como objetivo acompanhar as famílias que apresentam inconsistência cadastral a partir do cruzamento feito entre o cadastro único e outras bases do governo federal, bem como localizar aquelas famílias que estão há mais de dois anos sem atualizar o Cadunico.

Anualmente, uma listagem fica disponível no sistema do Ministério da Cidadania. A partir daí a equipe do Cadúnico realiza busca ativa para tentar regularizar a situação do cadastro e as famílias também recebem mensagem via aplicativo avisando sobre os dados inconsistentes.

Vale mencionar que a qualificação dos dados do Cadastro Único reflete diretamente no foco dos programas sociais direcionados a famílias de baixa renda, por isso, a importância de se manter o cadastro sempre atualizado.

A coordenadora do Cadastro único em Campo Alegre, Jéssica Medeiros, ressalta que de acordo com a lista disponibilizada mensalmente, até o presente momento, pouco mais de mil famílias que estavam com informações divergentes entre o Cadúnico e outras bases do Governo Federal e/ou o Cadastro desatualizado tiveram a situação no Cadúnico Regularizada através de atualização cadastral por busca ativa ou atendimento presencial.

Sobre o Cadastro Único

O setor do Cadúnico fica localizado em Campo Alegre na Rua Bom Jesus, nº 61; e em Luziápolis na Rua Cândido Teixeira, nº 195. As pessoas que desejam atendimento deverão comparecer ao setor que funciona de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h as 16h30, portando documentação original, como: CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento/Casamento, Comprovante de energia, declaração escolar (crianças e jovens).

Dúvidas e informações podem procurar o setor do Cadastro único ou através do WhatsApp: (82)99606-1826.

Campo Alegre leva caravana de apoiadores a evento do presidente Bolsonaro em Maceió

Uma caravana formada por apoiadores do presidente Jair Messias Bolsonaro saiu de Campo Alegre na manhã desta terça-feira (28) para recepcionar o presidente da republica em Maceió.

Entre os presentes a ex-prefeita Pauline Pereira, os vereadores André Nascimento e Jeane Nascimento, o ex-vereador e atual secretário de transportes Alan do Lucinho, pastores evangélicos e empresários locais.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), desembarcou na capital alagoana para entregar 1.120 moradias para famílias de baixa renda em Maceió. Com um discurso focado na realização de obras que estavam paradas, Bolsonaro também relembrou a criação do Auxílio Brasil e da ferramenta pix.

Os apoiadores levaram uma faixa em agradecimento ao presidente Bolsonaro e ao deputado federal Arthur Lira.

Jair Bolsonaro esteve acompanhado do ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), do prefeito da capital alagoana, JHC (PSB). Além do prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), estavam presentes.


segunda-feira, 27 de junho de 2022

Rede de Atendimento a Criança e Adolescente participa de palestra sobre o Trabalho Infantil

A equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social – CREAS e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, realizaram na quarta-feira, dia 22 de junho, no auditório da SEMED, um encontro com profissionais e representantes da Rede de Atendimento a Criança e Adolescente do município, onde participaram da palestra sobre Trabalho Infantil, tento como palestrante o senhor Luiz Inácio Junior, articulador do SIPIA.

O momento contou também com apoio e participação da secretária de Assistência Social e Direito a Cidadania, Janaina Matias.

Trabalho Infantil que é entendido como atividades econômicas e/ou, atividades de sobrevivência, com ou sem fins lucrativos, com remuneração ou não, que são realizadas por crianças ou adolescentes.

Toda e qualquer atividade realizada por adolescente trabalhador, que em sua natureza ou circunstância prejudique o desenvolvimento físico, psicológico, social e moral, se configura trabalho infantil e é proibida para pessoas com idade inferior a 18 anos.

No Brasil, o trabalho é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizado na condição de aprendiz, é permitido a partir dos 14 anos. Se for trabalho noturno, perigoso, insalubre ou atividades da lista TIP (piores formas de trabalho infantil), a proibição se estende aos 18 anos incompletos.

O objetivo em proporcionar esse momento foi socializar informação, discutir formas de identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no município. Oferecendo apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.


Articuladora do Selo UNICEF apresentou ações desenvolvidas em Reunião do CMDCA

No mês de Junho a articuladora municipal do Selo Unicef Sonnaly Gomes apresentou em reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, o relatório de ações já desenvolvidas no município referente as exigências do Selo UNICEF edição 2021-2024.

Foi explanado que por meio de parceria entre ASSERT e demais órgãos, houve a capacitação de mais de 100 profissionais da área da saúde, educação e assistência social, entre os cursos destacam-se o de Saúde Mental; Água, saneamento e promoção de higiene nas escolas e unidades de saúde. Além das capacitações o município realizou o I Fórum Comunitário, no qual foi elaborado o Plano de Ação dos Direitos da Criança e Adolescente; A adesão ao Programa 1 Milhão de Oportunidades a qual oferta cursos profissionalizantes e vagas de emprego a jovens; A criação do NUCA (Núcleo de Cidadania Adolescente) como espaço de discussão e ações voltadas a políticas sociais; Check list nas escolas municipais e auto avaliação sobre saneamento e água, entre diversas outras ações, todas desenvolvidas dentro do prazo estabelecidos pelo UNICEF.

Durante a reunião foi apresentado também às ações a serem desenvolvidas ao longo da edição, os responsáveis por sua execução e prazos definidos.

A apresentação foi necessária uma vez que o CMDCA é o órgão que coordena e fiscaliza as ações do UNICEF, atuando como parceiro da Comissão intersetorial no desenvolvimento de estratégias e garantido o cumprimento das atividades.

Prefeitura de Campo Alegre convoca recadastramento dos servidores municipais efetivos

A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria de Administração, Gestão e Planejamento, publicou decreto convocando a todos os servidores municipais efetivos (Exceto servidores da Secretaria de Educação) para realização de recadastramento obrigatório.

O decreto estipulou o período para a entrega da documentação do recadastramento entre o período de 27 de Junho até 11 de Julho de 2022. A entrega da documentação poderá ser realizada presencialmente na Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães ou pela internet através do link a seguir: AQUI

O decreto também prevê que os servidores que não realizar o recadastramento no período poderão ter os vencimentos suspensos, podendo responder por processo administrativo.

Confira aqui o EDITAL completo.

domingo, 26 de junho de 2022

Programa Criança Feliz realizou ação de conscientização ao combate ao Trabalho infantil

Na manhã da ultima terça-feira 21, as visitadoras do Programa Criança Feliz realizaram uma ação de confecção de panfletos e distribuição sobre o combate ao trabalho infantil. Com o objetivo de prevenir e combater o trabalho infantil no município de Campo Alegre.

A atividade relatou ainda os nichos em que mais são encontradas crianças trabalhando, como é o caso do tráfico de drogas, construção civil e trabalho como ambulante. Segundo o governo, a distribuição de folhetos auxilia a conscientização da população contra a exploração de crianças através do trabalho, uma prática, muitas vezes comum e rotineira que viola os direitos das crianças e dos adolescentes.

A programação foi alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, Através do panfleto, a população é informada sobre o que é e o que não é considerado trabalho infantil; conhece os riscos que esta prática pode trazer para a saúde de meninos e meninas.

Sesau leva Arena Saúde para Campo Alegre nesta terça-feira

A Arena Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vai oferecer consultas e testes rápidos para a população do município de Campo Alegre, no Agreste alagoano. A ação itinerante ocorre nesta terça feira (28), das 8h às 15h, na Escola Estadual Dom Constantino Lüers, no centro do município.

Serão ofertados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, além de consulta com nutricionista e odontólogo (para busca ativa de câncer bucal e orientações sobre saúde bucal). Haverá também realização de testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatite, e coleta de medula óssea pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a ação visa ampliar a assistência à população. “Essa ação vai oferecer um serviço muito importante de prevenção de agravos e manutenção da saúde”, afirma o gestor.

A Arena Saúde vai atender por demanda espontânea, assim, para participar da ação, basta se dirigir à Escola Estadual Dom Constantino Lüers com documento de identificação oficial com foto e cartão SUS a partir das oito horas do dia 28.

sábado, 25 de junho de 2022

Projeto Fortalecendo Vínculos realizou ação sobre Os impactos do trabalho infantil

Na tarde de quinta-feira, 23 de junho, os profissionais da equipe técnica que integram o Projeto Fortalecendo Vínculos realizaram uma roda de conversa com os pais e responsáveis pelos beneficiários, tendo como tema, "Os impactos do trabalho infantil".

A ação teve como objetivo discutir temas relacionados à garantia de direitos, importância da família, educação e políticas públicas.

Foi utilizada como estratégia disparadora trazer os participantes para uma auto-reflexão de como o trabalho infantil era visto em sua época de criança. Houve muitas trocas de experiências e cada um expôs suas vivências de acordo com o tema abordado, além de concordarem que nenhuma criança deveria trabalhar e ser privada de sua infância.

O Projeto Fortalecendo Vínculos tem como objetivo promover espaços de diálogo pautados na psicoeducação, com o intuito de sensibilizar seu público-alvo para questões sociais relevantes e que afetam significativamente a realidade das famílias.

Prefeito Nicolas Pereira entregou mais duas casas em Luziápolis pelo programa Minha Casa Renovada

O sonho da casa própria se tornou realidade para mais duas famílias do Distrito Luziápolis através do Programa Minha Renovada. Em pleno clima de São João, o prefeito Nicolas Pereira e sua equipe realizou esse tão aguardado momento para mais duas famílias do distrito Luziápolis.

As entregas aconteceram nesta quinta-feira (23), onde o prefeito junto com as secretárias Janaina Matias e Silvania Regina e as vereadoras Jeane Nascimento e Rejane Santos entregaram as chaves das residências que antes se encontravam com estruturas inadequadas para a habitação e logo após serem demolidas foram reconstruídas para as famílias.

O Programa que já beneficiou dezenas de famílias, e é uma idealização da gestão da ex-prefeita Pauline Pereira e tem dado continuidade na atual gestão, que se preocupa em atender os beneficiários que não tinham perfil para participar de outros programas habitacionais federais e estaduais.

O Programa Minha Casa Renovada na sua criação também contou com o apoio da Câmara de Vereadores para aprovação da Lei N° 844/ 2017 que regulamenta o programa.

A execução do mesmo é feita pela Secretaria de Assistência Social e Direito a Cidadania, através do Setor de Habitação que faz os cadastros e acompanhamento das famílias e em parceria com a Secretaria de Infraestrutura para a realização das obras nas unidades habitacionais contempladas.

O impacto na vida das pessoas que tem seu lar reformado é extremamente positivo, pois garante a qualidade de vida dos moradores, proporcionando saúde, bem-estar, conforto e dignidade.



sexta-feira, 24 de junho de 2022

Projeto Fortalecendo Vínculos promoveu curso para professores da Escola Dom Constantino

Na noite desta quinta-feira, 23 de junho, o Projeto Fortalecendo Vínculos realizou através de sua equipe técnica o mini-curso "Psicoeducação para jovens e acolhimento em ambiente escolar" e teve como público-alvo os professores mentores da Escola Estadual Dom Constantino Lüers. A atividade foi ministrada pela psicóloga Juliana Denise.

A ação teve como objetivo auxiliar os docentes no acolhimento das demandas existentes no ambiente escolar, além de ofertar um direcionamento para os trabalhos em sala de aula relacionados à auto regulação emocional e inteligência emocional, além de incentivar a escuta ativa dentro da instituição de ensino.

Prefeitura realiza distribuição de milho para famílias beneficiaras dos complexos nutricionais

A Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania realizou nesta quinta-feira, 23 de junho, véspera do Dia de São João, a distribuição de milho verde para todos os beneficiários dos Complexos Nutricional da sede e do Distrito Luziápolis.

Ao todo foram entregues 4.300 kg de milho à população beneficiária, mantendo a tradição e mesa farta nesse que é um dos maiores feriados nordestinos.

A distribuição do milho garantiu que as famílias possam manter a tradição do milho assado na brasa, cozido na panela de pressão ou na produção das deliciosas comidas típicas desta época maravilhosa.




Conselho Municipal de Assistência Social realizou visitas às instituições inscritas no conselho

Considerando que a resolução do Conselho Nacional de Assistência Social 14/2014 estabelece que os Conselhos Municipais deverão instituir um plano de acompanhamento e fiscalização das entidades e organizações de assistência social, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, nos dias 14 e 23 de junho, a comissão de visita as instituições esteve realizando visitas as instituições inscritas no referido conselho.

O objetivo foi acompanhar e fiscalizar as instituições que ofertam serviços à população, garantindo assim a ampla defesa e garantia de direitos.

Primeiramente foi visitada a sede do Instituto Céu Aberto, localizado no Distrito Luziapolis. A equipe foi recebida pelos profissionais do Instituto, os quais apresentaram a dinâmica de como os serviços acontecem na Instituição, bem como a estrutura e o quadro técnico de todos que desenvolvem os trabalhos através de aulas de informática, inglês, oficinas de música, entre outros serviços.

Em seguida foi realizada a visita a Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre – ADEFICAL. A Comissão foi recebida pelo Presidente, senhor Ramilson Alexandre, o qual informou sobre os serviços que a Associação desempenha e a estrutura organizacional.

Vale destacar que primeiramente o Conselho avaliou as ações colocadas no Relatório de Atividades, documento este enviado pelas instituições que foram visitadas e a partir daí a Comissão instituída através de Resolução realizou visitas in loco para conhecer as potencialidades e características das instituições, conferindo toda a estrutura dos locais.

Sobre o conselho Municipal de Assistência Social de Campo Alegre

O Conselho Municipal de Assistência Social de Campo Alegre, regido pela Lei 826/2016, é um órgão superior de deliberação colegiada, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania.

Dentre as atribuições do CMAS, destacam-se: normatizar das ações e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência social no âmbito local e apreciar e aprovar informações da Secretaria Municipal de Assistência Social inseridas nos sistemas nacionais e estaduais de informação referentes ao planejamento do uso dos recursos de cofinanciamento e a prestação de contas.


quinta-feira, 23 de junho de 2022

Projeto Fortalecendo Vínculos promoveu atividade no Abrigo Regional de Luziápolis

Nesta quinta feira 23 de junho, o Projeto Fortalecendo Vínculos em parceria com Abrigo Regional Hélio Vieira Gama, proporcionou um momento de diversão e aprendizado para os adolescentes institucionalizados.

Durante a ação a equipe técnica do Projeto Fortalecendo Vínculos realizou uma roda de conversa, abordando a temática do trabalho infantil por meio da exibição do curta-metragem Vida Maria, além da realização da dinâmica do avião que teve como objetivo trabalhar as questões de companheirismo, empatia e união.

O momento contou com a participação dos acolhidos, onde os mesmos tiveram a oportunidade de aprender e trocar experiências de uma forma dinâmica e enriquecedora.

Secretaria de Educação realiza mais uma etapa da capacitação para merendeiras e concurso de receitas

As merendeiras que atuam nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Capo Alegre estão participando de mais um ciclo do Concurso de Merendeiras desenvolvido anualmente em parceria com o SEBRAE, Embrapa e Senac.

E para realização de mais uma edição do concurso, todas as merendeiras participaram, na última segunda-feira, de uma das etapas que fazem parte da fase preparatória do concurso, fase esta, realizada na Escola Municipal de Educação Básica João Paulo II.

A formação prática teve como pauta: Técnicas básicas de culinária, utilização integral e biodiversidade alimentar, além de demonstrações de receitas com produtos da agricultura familiar, enfatizando a importância da mesma quando o assunto é vida saborosa e saudável. Sendo ministrada pelos representantes do SEBRAE e contando com a participação de mais de 60 merendeiras juntamente com a Equipe de Nutrição do município, responsáveis técnicos da merenda escolar.

O momento, que além de ter sido enriquecedor para todos os presentes, teve uma função fundamental no desenvolvimento das atividades já exercidas pelas profissionais, agregando conhecimento no processo de distribuição das refeições e aprimorando as técnicas de manuseio, preparo e cozimento dos alimentos.

Esta é a segunda vez que Campo Alegre participa do concurso (existente desde 2019), uma forma de mostrar as técnicas adequadas, a criatividade no preparo dos alimentos oriundos dos itens fornecidos pela merenda escolar e principalmente, ampliar o paladar dos alunos da rede municipal que são os principais termômetros das gostosuras preparadas nas cozinhas das escolas públicas deste município.


Secretaria de Educação realiza formação para os monitores das hortas escolares


A Secretaria Municipal de Educação realizou na última desta terça-feira (21), por meio do Núcleo Estratégico de Educação Ambiental e Sustentável – NEEAS mais uma formação para os monitores das hortas escolares referente ao ciclo formativo do ano 2022.

Sendo um instrumento de grande relevância na troca de conhecimentos, a formação inicial e continuada, além de alinhar a teoria à prática, busca aprimorar técnicas de cultivo já utilizadas nos espaços escolares contemplados com o Projeto Horta Escolar e abre espaço para novas possibilidades e técnicas de cultivo.

Para este momento, contamos com a participação do agrônomo e extensionista rural, Mário Jorge Nunes dos Santos, que ministrou a formação, sendo esta, dividida em dois momentos:

Oficina I: Explanação teórica da temática horta escolar: estrutura, plantio e manutenção;

Oficina II: Parte prática, análise e orientação.

Com a chegada dos jardineiros designados para apoiar os monitores no desenvolvimento do trabalho nas hortas escolares, foi necessário que a formação fosse voltada para temática “Horta Escolar: Estrutura, Plantio e Manutenção, objetivando capacitar os mesmos para o desenvolvimento do trabalho nas hortas escolares”.

Na oportunidade, os monitores e jardineiros foram instruídos quanto à limpeza periódica dos espaços; a estrutura padronizada dos canteiros, respeitando as especificidades das espécies e do local; melhor época de plantio, dependendo da hortaliça a ser cultivada; a manutenção adequada, a adubação orgânica, o que deve ou não ir à composteira, a data prevista e a data real da colheita, bem como a participação da comunidade escolar em todos esses processos. Recebendo ainda, como forma oferecer melhores condições de trabalho foram distribuídos protetores solares fatores 50 e 60.

Assim, o NEEAS busca contribuir como o aperfeiçoamento profissional dos monitores das hortas escolares, garantindo que o trabalho seja desenvolvido de acordo com os princípios da sustentabilidade, através da aplicabilidade de técnicas voltadas para o cultivo orgânico de hortaliças.