quinta-feira, 23 de junho de 2022

Secretaria de Educação realiza formação para os monitores das hortas escolares


A Secretaria Municipal de Educação realizou na última desta terça-feira (21), por meio do Núcleo Estratégico de Educação Ambiental e Sustentável – NEEAS mais uma formação para os monitores das hortas escolares referente ao ciclo formativo do ano 2022.

Sendo um instrumento de grande relevância na troca de conhecimentos, a formação inicial e continuada, além de alinhar a teoria à prática, busca aprimorar técnicas de cultivo já utilizadas nos espaços escolares contemplados com o Projeto Horta Escolar e abre espaço para novas possibilidades e técnicas de cultivo.

Para este momento, contamos com a participação do agrônomo e extensionista rural, Mário Jorge Nunes dos Santos, que ministrou a formação, sendo esta, dividida em dois momentos:

Oficina I: Explanação teórica da temática horta escolar: estrutura, plantio e manutenção;

Oficina II: Parte prática, análise e orientação.

Com a chegada dos jardineiros designados para apoiar os monitores no desenvolvimento do trabalho nas hortas escolares, foi necessário que a formação fosse voltada para temática “Horta Escolar: Estrutura, Plantio e Manutenção, objetivando capacitar os mesmos para o desenvolvimento do trabalho nas hortas escolares”.

Na oportunidade, os monitores e jardineiros foram instruídos quanto à limpeza periódica dos espaços; a estrutura padronizada dos canteiros, respeitando as especificidades das espécies e do local; melhor época de plantio, dependendo da hortaliça a ser cultivada; a manutenção adequada, a adubação orgânica, o que deve ou não ir à composteira, a data prevista e a data real da colheita, bem como a participação da comunidade escolar em todos esses processos. Recebendo ainda, como forma oferecer melhores condições de trabalho foram distribuídos protetores solares fatores 50 e 60.

Assim, o NEEAS busca contribuir como o aperfeiçoamento profissional dos monitores das hortas escolares, garantindo que o trabalho seja desenvolvido de acordo com os princípios da sustentabilidade, através da aplicabilidade de técnicas voltadas para o cultivo orgânico de hortaliças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.