sábado, 13 de setembro de 2014

Escola Municipal Cícero Mizael realizou II Projeto de Leitura e Escrita

Gestão da prefeita Pauline Pereira apoia e incentiva os projetos literários das escolas da rede municipal

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cícero Mizael dos Santos, localizada no Distrito de Luziápolis, realizou o II Projeto de Leitura e Escrita – Ler e escrever... grande prazer! – “Futuros escritores”, ao qual objetivou estimular nos discentes um processo de leitura permanente, estando continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores.

A partir da curiosidade dos alunos em conhecerem quem escreve e quem ilustra os livros de literatura infantil, as professoras resolveram planejar uma sequência didática, onde cada turma conheceu com mais detalhes uma obra diferente, e em outro momento começaram a escrever para os autores, a partir deste momento houve certa aproximação com alguns autores, entre eles a escritora de livros infantis Alessandra Dossena, que veio de Curitiba – Paraná, especialmente para prestigiar a culminância do projeto literário nos dias 11 e 12 de Setembro, na escola Cícero Mizael dos Santos. A autora, que está visitando Luziápolis desde quarta-feira, também conheceu os alunos de outras unidades de ensino da rede, entre elas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus de Praga, onde os alunos dos 3º anos ficaram maravilhados em conhecer de perto uma escritora de livros.

A culminância do projeto contou com a abertura na manhã do dia 11, tendo a dramatização de cinco obras da literatura infantil, por turmas da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental. No período da tarde, mais outras cinco obras foram apresentadas pelas turmas do turno vespertino, entre as histórias, “O diário de Lirityl” conto infantil criado por Alessandra Dossena, que não conteve as lágrimas ao se emocionar vendo as crianças representando sua história.

No segundo dia a programação que aconteceu durante a tarde da sexta-feira 12, foram realizadas declamação de poemas, feitas pelos alunos do 4ª ano do ensino fundamental e logo após a tarde de autógrafos com a entrega dos livros produzidos pelos próprios alunos, encadernados e reproduzidos em gráfica.

O trabalho repercutiu de modo muito positivo para as famílias das crianças que participaram ativamente de todas as etapas e prestigiaram com muito orgulho as dramatizações, onde os pequenos artistas abrilhantaram o palco montado dentro do espaço da unidade de ensino e foram parabenizados pelos familiares, professores e demais convidados com palmas calorosas de real satisfação do público. Além disso, vale ressaltar que o projeto está totalmente sustentado nos objetivos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

Com o total apoio da Prefeita Pauline Pereira, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED nas pessoas dos Secretários e Professores Neide Granja e Claudio da Costa, a Diretora Clédja Luna e a Coordenadora Pedagógica Sandra Alves, recepcionaram os convidados e agradeceram imensamente ao apoio recebido, pois em suas palavras, relataram que sem a parceria dos Gestores, dos familiares e dos alunos o trabalho não teria sido realizado, e o que é mais gratificante é poder constatar que a aprendizagem vem fluindo de modo satisfatório, pois as crianças se envolveram com todo o projeto desde o primeiro momento, isso garante a efetivação do processo de alfabetização e a formação de bons leitores.

A escola Cícero Mizael dos Santos agradece imensamente a Prefeita Pauline Pereira e reconhece que a gestão “compromisso de todos, integração e desenvolvimento” não mede esforços para que as escolas tenham total condição de desenvolver uma prática pedagógica com qualidade.




Nenhum comentário: