segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eleições: E os tipos de leitores

Em ano eleitoral o principal alvo dos candidatos são os eleitores. Baseado nos anseios do eleitorado realiza um breve estudo sobre os principais tipos de eleitores que podemos destacar na sociedade, e dividimos em pelo menos 4 categorias distintas: os com interesses pessoais, os fanáticos, os críticos e os indiferentes.

Os diretamente beneficiados em seus interesses pessoais são os que ambicionam um cargo de confiança, os que pretendem alugar imóveis para os gestores, os que querem ter a oportunidade de fornecer produtos e serviços (quando estes não exigem licitação), ou aqueles que pleiteiam melhores salários para a sua categoria profissional. Esses eleitores não pensam no coletivo, querem apenas o atendimento a seus interesses individuais.

Há também os fanáticos para os quais o grupo político é mais importante que o candidato. Esses eleitores votam incondicionalmente e cegamente. Não fazem qualquer avaliação sobre a conduta dos candidatos, param no tempo, morrem defendendo uma causa que nem eles mesmos conhecem. (Tipo os eleitores de um candidato colorido de Alagoas)

O oposto destes últimos eleitores são aqueles que pensam em uma sociedade melhor para todos. Defendem alguém melhor intencionado para administrar, e não estão presos ideologicamente a nenhum grupo político. Essas pessoas apresentam uma visão mais amadurecida, mais lúcida do seu papel de cidadãos.

Por fim, há os indiferentes, ou porque colocaram grandes expectativas em grupos políticos e se decepcionaram sistematicamente, ou porque não acreditam mais na capacidade da política para promover mudanças que melhorem sua qualidade de vida. Anulam seu voto ou votam em branco como forma de protesto.

Um comentário:

Unknown disse...

Vai nessa senador Collor, estamos esperando pelo Sr. para o governo do Estado. A Romaria Collorida já está na rua. O medo é grande dos outros candidatos. Collor o invencível, o imbatível que arrasta multidões. COLLOR 14!