quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Conselho Tutelar intensifica trabalho de conscientização para proteção de crianças e adolescentes no período de carnaval

Com a aproximação do carnaval, o Conselho Tutelar de Campo Alegre, intensificou nos últimos dias o trabalho de conscientização sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, conforme preconiza o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. A campanha de conscientização vem sendo realizada com abordagens aos estabelecimentos comerciais que comercializam bebidas.

A campanha visa não apenas a proibição à venda, mas também que os adultos não ofereçam bebida aos menores, o que pode causar grandes danos na vida destes, sejam crianças ou adolescentes.

Segunda a lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e Adolescente, vender fornecer, servir, ministrar ou entregar bebidas alcoólicas para criança e adolescente gera multa de dois a quatro anos e multa.

Portanto, aquele que vender bebida alcoólica a uma criança ou adolescente deverá ser punido pela prática do crime do artigo 243, sujeitando-se às penas de 2 a 4 anos de detenção.

Também o estabelecimento que vender bebida alcoólica ainda estará sujeito há aplicação do artigo 244 do ECA, cassação do alvará de funcionamento.

As recomendações previstas na legislação são permanentes, mas dado à aproximação com o período de carnaval o órgão tem intensificado as orientações aos comerciantes locais.

Panfletagem

Os conselheiros também realizaram ação de panfletagem educativa com orientações importantes sobre os cuidados durante o período carnavalesco.

A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a proteção de crianças e adolescentes, reforçando a importância da prevenção, do cuidado e da responsabilidade de todos, principalmente sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.

As ações aconteceram na sede do município, Povoado Chã da Imbira e no Distrito Luziápolis.




Nenhum comentário: