O município de Campo Alegre assim como os demais municípios do Brasil, está se preparando para um importante processo democrático: a eleição dos membros do Conselho Tutelar. A escolha dos conselheiros tutelares para um mandato de quatro anos ocorrerá no dia 01 de Outubro.
Este ano, o pleito ganha uma nova dinâmica com a utilização de urnas eletrônicas, seguindo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) em consonância com a resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa inovação traz agilidade, segurança e modernização ao processo de escolha dos conselheiros tutelares.
Para a realização das eleições dos Conselhos Tutelares, a Justiça Eleitoral alagoana autorizou o empréstimo de urnas eletrônicas para 78 municípios no estado, entre estes o município de Campo Alegre. Essas urnas eletrônicas serão empregadas tanto nas seções de votação quanto como urnas de contingência, garantindo uma votação tranquila e eficaz.
O processo de utilização das urnas eletrônicas envolve diversos passos. A geração das mídias das 501 urnas eletrônicas, das quais 338 serão utilizadas nas seções e 163 como contingência, está programada para ser concluída até o dia 1º de setembro.
A preparação das urnas ocorrerá entre os dias 04 e 22 de setembro, enquanto os municípios terão de 25 a 29 de setembro para realizar o transporte dos equipamentos. A fiscalização do processo de escolha dos conselheiros tutelares ficará sob a responsabilidade dos promotores da Infância e da Juventude.
A implementação das urnas eletrônicas traz consigo desafios e vantagens. De acordo com Henrique Méro, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, a eleição dos Conselhos Tutelares é mais complexa do que o pleito municipal tradicional. Isso ocorre devido à gestão de informações não ser da própria Justiça Eleitoral e à necessidade de lidar com diversos dados sem a automação presente nos pleitos ordinários.
A automação proporcionada pelas urnas eletrônicas agiliza a contagem dos votos, reduzindo a possibilidade de erros e agilizando o processo de divulgação dos resultados. Além disso, a segurança do sistema eletrônico de votação contribui para a confiabilidade e transparência do processo.
Em Campo Alegre 12 candidatos estão concorrendo às cinco vagas de titular do Conselho Tutelar município.
Os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente são os responsáveis pelo processo. Os 24 municípios que não utilizarão as urnas eletrônicas podem solicitar ao TRE o empréstimo de urnas de lona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário