quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Prefeito Nicolas Pereira assinou o termo de cooperação para mais uma edição do Programa Moradia Legal

Na gestão da ex-prefeita Pauline Pereira foram entregues 1.358 títulos do programa em três edições.

O programa Moradia Legal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) chegará a mais seis municípios alagoanos, viabilizando a titularidade de pequenos imóveis a famílias de baixa renda. Os prefeitos de Campo Alegre, Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano e Igreja Nova assinaram o termo de cooperação nesta quarta (30), na sede do TJAL.

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, presidiu a solenidade de assinatura e ressaltou a importância do programa social do Judiciário de Alagoas.

“Vamos atender o maior número possível de pessoas que jamais pensariam em ter sua casa própria. Tenho um sonho de que esse programa atinja os 102 municípios de Alagoas. Me tornei um fã, porque a sensação que a gente tem quando entrega um título é muito prazerosa. Devemos buscar isso para chegarmos mais próximo da sociedade”, defendeu Tourinho.

Segundo o coordenador do Moradia Legal, desembargador Carlos Cavalcanti, o programa é totalmente gratuito, realizado em parceria com as prefeituras e os registradores locais, com a intervenção da Anoreg.

“Todas as famílias que exercerem posse mansa, pacífica e contínua há mais de cinco anos de seus imóveis residenciais, desde que seja o único imóvel, têm direito à regularização fundiária gratuita. Sendo observada também a questão econômica, que devem ser famílias de baixa renda”, explicou o desembargador.

Na solenidade o prefeito Nicolas Pereira contou com a companhia do tabelião do Cartório de Imóveis do município Olival Vieira Guimaraes e Pedro Vieira Guimarães, da secretária de assistência social e direito a cidadania Janaina Roberta, da representante do setor de habitação Luiza Santana e do procurador geral do Município Dr. Thulio Peixoto.

O programa Moradia Legal viabiliza gratuitamente o registro cartorário de pequenos imóveis possuídos por pessoas de baixa renda, em parceria com as prefeituras, a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) e os cartórios locais.

Entrega de títulos nas edições anteriores

Na administração da ex-prefeita Pauline Pereira foram entregues 1.358 títulos oficiais de imóveis através do Programa Moradia legal, sendo 943 títulos no Moradia Legal II, 224 no Moradia Legal III e 210 títulos no Moradia Legal IV.

Com Assessoria TJ/AL - Fotos Eliel Reis e Caio Loureiro



Agosto Lilás: Projeto Juntos por Elas realizou ação sobre a luta pelo fim da violência contra a mulher

A Prefeitura de Campo Alegre promoveu nesta quarta-feira, 30 de agosto, mais uma ação na Campanha Agosto Lilás, através da Secretaria da Mulher, Juventude, Idoso e Família - SMMJIF, juntamente com o Projeto Juntos por Elas, que é um projeto da Polícia Militar, executado pelo Cabo PM R Araújo e o Soldado PM Ademar que tem por objetivo conscientizar, especificamente aos homens sobre a luta pelo fim da violência contra as mulheres.

A ação foi realizada em dois momentos, sede e Luziápolis para o público masculino.

O evento contou com a realização de palestras informativas e sensibilizadoras que propõe reflexão em favor da vida e segurança da mulher.



Campo Alegre e mais 77 municípios de Alagoas terão urnas eletrônicas na eleição do Conselho Tutelar

O município de Campo Alegre assim como os demais municípios do Brasil, está se preparando para um importante processo democrático: a eleição dos membros do Conselho Tutelar. A escolha dos conselheiros tutelares para um mandato de quatro anos ocorrerá no dia 01 de Outubro.

Este ano, o pleito ganha uma nova dinâmica com a utilização de urnas eletrônicas, seguindo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) em consonância com a resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa inovação traz agilidade, segurança e modernização ao processo de escolha dos conselheiros tutelares.

Para a realização das eleições dos Conselhos Tutelares, a Justiça Eleitoral alagoana autorizou o empréstimo de urnas eletrônicas para 78 municípios no estado, entre estes o município de Campo Alegre. Essas urnas eletrônicas serão empregadas tanto nas seções de votação quanto como urnas de contingência, garantindo uma votação tranquila e eficaz.

O processo de utilização das urnas eletrônicas envolve diversos passos. A geração das mídias das 501 urnas eletrônicas, das quais 338 serão utilizadas nas seções e 163 como contingência, está programada para ser concluída até o dia 1º de setembro.

A preparação das urnas ocorrerá entre os dias 04 e 22 de setembro, enquanto os municípios terão de 25 a 29 de setembro para realizar o transporte dos equipamentos. A fiscalização do processo de escolha dos conselheiros tutelares ficará sob a responsabilidade dos promotores da Infância e da Juventude.

A implementação das urnas eletrônicas traz consigo desafios e vantagens. De acordo com Henrique Méro, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, a eleição dos Conselhos Tutelares é mais complexa do que o pleito municipal tradicional. Isso ocorre devido à gestão de informações não ser da própria Justiça Eleitoral e à necessidade de lidar com diversos dados sem a automação presente nos pleitos ordinários.

A automação proporcionada pelas urnas eletrônicas agiliza a contagem dos votos, reduzindo a possibilidade de erros e agilizando o processo de divulgação dos resultados. Além disso, a segurança do sistema eletrônico de votação contribui para a confiabilidade e transparência do processo.

Em Campo Alegre 12 candidatos estão concorrendo às cinco vagas de titular do Conselho Tutelar município.

Os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente são os responsáveis pelo processo. Os 24 municípios que não utilizarão as urnas eletrônicas podem solicitar ao TRE o empréstimo de urnas de lona.

Secretária da Mulher participa de evento com a presença da ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves

Nesta terça-feira 29 de agosto de 2023, a Secretária Municipal da Mulher, Juventude, Idoso e Família, Érika Moreira junto com a assistente social Elisangela Marinho participaram da cerimônia de Implementação do Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres.

O evento contou com a presença da Ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves, onde o intuito foi fortalecer a garantia de direitos às mulheres, assim como o enfrentamento a violência de gênero, contribuindo com o fortalecimento da rede de atendimento a mulher a nível Estadual, Municipal e Federal.

A Secretária Municipal da Mulher, Érika Moreira na ocasião explanou sobre o trabalho destaque desenvolvido no município em prol das mulheres campo-alegrenses, com ênfase no combate da violência doméstica e familiar e o funcionamento efetivo da Secretaria Municipal da Mulher implantada desde o ano 2013. Assim, sendo vista com maior visibilidade como modelo para os demais municípios no Estado de Alagoas.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Campo Alegre se destaca entre os municípios alagoanos em qualidade de dados contábeis e transparência fiscal

O município de Campo Alegre mais uma vez se destaca entre os 102 municípios alagoanos. Campo Alegre aparece como o 12° município mais bem colocado em qualidade dos dados contábeis e transparência fiscal.

O ranking divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional comprova e evidencia a responsabilidade da gestão municipal de Campo Alegre com o dinheiro público, resultado do nosso compromisso e do trabalho sério desenvolvido em todas as áreas.

O Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional que foi criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - Siconfi.

A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

Campo Alegre realizou a VII Edição da Campanha Agosto Verde em alusão ao Mês das Pessoas com Deficiência

Com a publicação da Lei Estadual 5.805 de 31 de janeiro de 1996, que institui a semana estadual da pessoa com deficiência a ser realizada anualmente no período de 21 a 28 de agosto, o município de Campo Alegre organizou uma programação não apenas para uma semana, mas sim para todo o mês, sendo estabelecido de “Agosto Verde” pelo Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Esta comemoração tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais.

Durante toda a semana de 21 a 28 de agosto a Secretaria Municipal de Educação realizou uma grande mobilização junto às escolas que organizaram ações voltadas para a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Panfletagem, palestras, apresentações musicais, dança, dramatizações, exposições dos trabalhos realizados com os alunos com deficiência, momentos de lazer, sessões de cinema, contação de histórias, momento de culinária, roda de conversas com os pais de alunos com deficiência, jogos inclusivos, gravação de vídeos, foram algumas das ações realizadas pelas Escolas para homenagear os alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino de Campo Alegre.

Já a SEMED organizou três momentos muito importantes, que foram as caminhadas, com a finalidade de evidenciar o respeito necessário para com a pessoa com deficiência, onde é preciso acreditar no potencial e dizer basta para o Capacitismo.

As caminhadas aconteceram no dia 21/08, no povoado Chã da Imbira, dia 25/08, no distrito Luziápolis e no dia 28/08 na sede do município.

Todo ano a Secretaria Municipal de Educação em colegiado Escolhe um tema Central para a Campanha e o deste ano foi: Inclusão: “Construindo acesso e derrubando barreiras”.

- O acesso - é todo o trabalho que está sendo direcionado para a prática da inclusão na Escola e na sala de aula, visando proporcionar aos nossos alunos com deficiência uma melhor qualidade de vida;

- Derrubando as barreiras - é todo o investimento da gestão municipal que procura cada vez mais investir no bem estar de nossos alunos com deficiência para garantir que a inclusão realmente aconteça de fato e de direito a todas essas pessoas.

Participaram dos eventos, o prefeito Nicolas Pereira, vereadores, professoras das salas de recursos, cuidadores, alunos com deficiência, pais ou responsáveis dos alunos com deficiência, representantes do Conselho Tutelar, equipe multiprofissional das escolas, professores e alunos das salas regulares, representantes das equipes gestoras das escolas, coordenadores e técnicos da SEMED, equipe da ADEFICAL e convidados.

É notório que todas as pessoas independentes de deficiência têm seu potencial, e se faz preciso saber lidar cada vez mais com a diversidade. Por isso a gestão municipal se engaja em promover mudanças na sociedade, em relação às pessoas com deficiência, e também na oferta de ações de políticas de instrumentos para reduzir os obstáculos que excluem ou limitam o convívio com elas. Dessa forma espera-se reduzir ao máximo a impressão que a sociedade tem de que as pessoas com deficiência não são capazes, pois, todos são.





segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Vice-prefeito Léo Monteiro participou de reunião com o presidente Conagreste Marlan Ferreira em Maceió

O presidente Conagreste, Marlan Ferreira, prefeito de Limoeiro de Anadia, esteve nesta segunda-feira (28) em Maceió, onde se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, Galba Neto, onde foi tratado sobre a tramitação do processo de adesão do município ao Consórcio.

Na reunião, o presidente do Legislativo de Maceió garantiu que irá cobrar celeridade na tramitação e aprovação da Lei de Adesão ao Conagreste, junto ao aos parlamentares.

Marlan apresentou as ações realizadas pelo Consórcio e falou sobre as vantagens da adesão de Maceió, entre elas o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM/Conagreste), que permite a certificação dos produtos de origem animal de pequenos e médios produtores, além da ampliação da comercialização, pois eles poderão ser vendidos em todos os 26 municípios que integram o Conagreste.

"Esta reunião com o presidente da Câmara de Maceió, Galba Neto, me deixou muito satisfeito, pois ele reconheceu a importância do Conagreste para o desenvolvimento do nosso estado e assegurou que o projeto deverá ser votado nos próximos 30 dias", enfatizou Marlan Ferreira.

Na visita o presidente este acompanhado do superintendente, Junior Mota, e da advogada, Brígida Alencar. O vice-prefeito de Campo Alegre Leonardo Monteiro também acompanhou a reunião.

Comandante da 1ª Companhia de Policia apresentou o Plano de Policiamento Estratégico ao promotor de Campo Alegre

O comandante da Primeira Companhia Independente - 1ª CPM/I, Major F Soares e o subcomandante, Capitão Érique, estiveram reunidos com o promotor Andreson Charles, que atua na Promotoria de Justiça do município de Campo Alegre.

O encontro aconteceu no Fórum Dr. Olival Tenório Costa, em Campo Alegre, na manhã da última segunda-feira (21), e teve como objetivo a apresentação do Plano de Policiamento Estratégico desenvolvido pela OPM.

A cidade de Campo Alegre servirá como projeto piloto do Plano de Policiamento Estratégico que será iniciado em setembro.

De acordo com o Major F Soares, a intenção é proporcionar uma atuação policial pautada na legalidade e que dê frutos no combate a atividades criminosas da região.

O Secretário de Segurança Institucional de Campo Alegre senhor Jailson Valério também participou do momento.

Prefeito Nicolas Pereira empossou os membros do Conselho Municipal de Direito de Políticas Públicas LGBTQIAPN+

Campo Alegre é o terceiro município de Alagoas a implantar este conselho.

Nesta segunda-feira 28, a Secretaria Municipal da Mulher, Juventude, Idoso e Família realizou, na Câmara de Vereadores, a Solenidade Posse do Conselho Municipal de Direito de Políticas Públicas LGBTQIAPN+, onde foram empossados 24 conselheiros (12 titulares e 12 suplentes).

O município de Campo Alegre é o terceiro de Alagoas a implantar o referido Conselho. Antes apenas a capital Maceió e Arapiraca contavam com o órgão.

O Conselho é um órgão capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública.

Este é um conselho de órgão colegiado, autônomo e permanente, de caráter consultivo e propositivo, que visa construir um projeto popular amplo e democrático que fomente políticas públicas e sociais voltadas a atender a população LGBTQIAPN+ em toda sua pluralidade e diversidade, além de contribuir na difusão dos direitos humanos.

Participaram do evento o prefeito Nicolas Pereira, a secretária municipal da Mulher, Juventude, Idoso e Família de Campo Alegre Erika Moreira, o secretário municipal de Comunicação e Eventos Márcio José e os vereadores Claudio Costa, Arquelino Cesar, Jeane Nascimento e Valdilene Simplício.

A solenidade foi um marco que registrou o início de muita luta no município, mas também de muita reflexão e comoção pelas histórias de vida e falas impactantes dos membros empossados.

"Se recebo dor, te devolvo amor, e quanto mais dor recebo, mais percebo que sou indestrutível"- Pablo Vittar.




AMA orienta gestores sobre mobilização e fechamento das prefeituras em 30 de agosto

Em Alagoas dos 102 municípios 94 aderiram a paralisação. 

Nesta quarta-feira dia 30 de agosto, as prefeituras alagoanas e de outros estados estarão paralisadas como parte de uma mobilização coordenada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Essa ação é uma resposta às frequentes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A Confederação Nacional de Municípios (CNM), apoiadora desse movimento, revela que 51% dos municípios enfrentam desafios financeiros, especialmente devido à redução de 23,54% no FPM em agosto e atrasos em outras transferências, como os royalties de minerais e petróleo.

A iniciativa, intitulada “Sem FPM não dá. Dia 30 vamos parar!”, resultará no fechamento das atividades administrativas das prefeituras. A AMA instrui os gestores a manterem em funcionamento os serviços essenciais à população, incluindo saúde, educação, assistência social, controle de tráfego, segurança e limpeza urbana.

Hugo Wanderley, presidente da AMA, destacou que a mobilização se faz necessária para alertar ao Governo Federal que as gestões municipais estão sofrendo com o baixo consumo da população, gerando uma queda na arrecadação, afetando diretamente as finanças das cidades. 

“Os municípios estão sofrendo, um quadro deficitário e as contas no vermelho, o FPM é a principal fonte de financiamento das gestões, que possuem grandes responsabilidades com a população e que não podem retroceder e deixar de prestar assistência necessária a quem precisa. É necessário defender a pauta desta mobilização nacional que luta contra a queda de arrecadação”, afirmou Wanderley.

De acordo com Hugo Wanderley, para as cidades menores, o FPM representa a principal fonte de receita municipal, contribuindo para cobrir despesas obrigatórias como a folha de pagamento dos funcionários públicos e os pagamentos da Previdência. As reduções nos repasses dificultam a gestão das finanças e a realização de projetos e iniciativas em prol da população. Essa situação se agravou ainda mais devido à falta de repasses de recursos provenientes de emendas parlamentares, alocados pelo Governo Federal.

Até o momento, várias entidades já aderiram ao movimento, incluindo a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), a União dos Municípios da Bahia (UPB), a Associação dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e a Associação Piauiense de Municípios (APPM).

A AMA orienta os gestores a:

Emitir um decreto para suspender todas as atividades administrativas;

Manter em funcionamento os serviços essenciais à população;

Informar a população sobre as quedas no FPM e seus impactos nos serviços públicos municipais.

domingo, 27 de agosto de 2023

Em Limoeiro, Arthur Lira realiza entregas no distrito Pé Leve e destaca empenho em atender demandas rumo ao desenvolvimento de AL

O deputado federal Arthur Lira (PP) participou no sábado (26) das solenidades de entrega de obras e equipamentos no distrito de Pé Leve, em Limoeiro de Anadia. Acompanhado do prefeito Marlan Ferreira (PP), de vereadores, de prefeitos de diversas cidades do estado, de lideranças locais e da população, Lira inaugurou duas praças no distrito, um dos mais importantes do município. Os novos espaços públicos foram construídos com recursos de emendas parlamentares alocadas pelo ex-senador Benedito de Lira (PP) no valor de R$ 1 milhão.

As novas praças do distrito receberam nomes dos ex-moradores da localidade Júlio Honório da Silva e Durval Balbino da Silva. Os espaços contam com quiosques, mobiliário urbano, equipamentos de lazer, paisagismo e arborização. “São novos locais que além de embelezamento, trazem melhoria na qualidade de vida e no lazer da população, valorizando o distrito de Pé Leve e fazendo com que a população conte com mais espaços destinos à coletividade e ao convívio urbano. Estamos em Brasília trabalhando para o país e para Alagoas, sempre nos empenhando em atender as demandas rumo ao desenvolvimento de nossa gente alagoana”, destacou Arthur Lira.

Além das novas praças, Lira também participou da entrega de 8 novos veículos à população de Limoeiro de Anadia, parte deles adquiridos com investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Ao todo foram entregues retroescavadeiras, motoniveladoras patrol, van e carros-pipa, além de outros veículos adquiridos com recursos destinados pelo parlamentar à área da saúde, como ambulâncias. Todos os novos equipamentos destinados à Prefeitura de Limoeiro de Anadia já estão à disposição da população.

“Só temos a agradecer ao deputado federal Arthur Lira por todo o trabalho voltado aos municípios alagoanos e, especialmente, a Limoeiro de Anadia e a toda a região Agreste. Arthur tem sido um parceiro incansável, que mesmo em meio a sua agenda de compromissos nacionais como presidente da Câmara dos Deputados, sempre recebe os prefeitos e lideranças municipais, trabalha para assegurar recursos federais e faz questão em que estes recursos se traduzam em melhorias da qualidade de vida da sociedade”, afirmou o prefeito Marlan Ferreira durante o evento.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Campo Alegre realizou etapa municipal da 5ª edição do Concurso de Merendeiras

Na manhã desta quinta-feira, 24 de agosto, o município de Campo Alegre/AL, sediou a etapa municipal referente à 5ª edição do Concurso de Merendeiras. A etapa municipal procedeu à etapa eliminatória, onde foram selecionadas 3 receitas finalistas elaboradas e executadas pelas merendeiras da Rede Pública Municipal de Ensino.

Estavam habilitadas a participar deste Concurso, as receitas elaboradas pelos participantes que trabalham em escolas municipais de educação básica, nos municípios do Projeto Cidade Empreendedora, que participaram de capacitações (Capacitação sobre Cardápio e Aquisição de Alimentos na Alimentação Escolar e/ou Capacitação sobre Técnicas Básicas de Culinárias e biodiversidade) e cada nutricionista responsável, inscreveu por meio de formulário online, enviando as receitas nos termos e critérios do edital descrevendo assim ingredientes e passo a passo da preparação.

Campo Alegre teve 17 receitas inscritas, e as selecionadas foram divulgadas através de envio de e-mail e outras formas de divulgação, a primeira seleção foi feita de modo teórico e toda responsabilidade acerca do resultado foi por meio do SEBRAE, que selecionou as três melhores receitas inscritas, para o momento teórico-prático.

Nesta fase da disputa, os jurados tiveram a difícil missão de selecionar a melhor receita, levando em conta alguns critérios pré-estabelecidos, a exemplo de utilizar no preparo das receitas alimentos que regionais, da agricultura familiar e da biodiversidade local, ausência de alimentos não processados, possibilidade de replicação da receita no contexto escolar, e é claro, aparência, criatividade, textura e sabor.

O grupo de jurados foi composto por representantes do SEBRAE, do CONAGRESTE e com 5 alunos representantes da comunidade escolar, o evento também contou com a participação de representantes do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, do poder Legislativo, do Núcleo de Nutrição e Alimentação Escolar da RPME, do Secretário Municipal de Educação e das Equipes Gestoras das unidades de ensino as quais as merendeiras competidoras fazem parte. Vale ressaltar que esta é a terceira vez que Campo Alegre participa do concurso, realizado desde 2019, que além do SEBRAE, tem como parceiros o SENAC e a EMBRAPA

Em meio a tantas delícias, chegamos a seguinte classificação:

1º lugar: Caldinho de macaxeira com frango – produzido pelas merendeiras Marciana e Claudiane da EMEB Maria Lourinete Porto Guimarães;

2º lugar: Risoto de frango com purê de abóbora e carne de casca de banana - produzido pelas merendeiras Inês e Vera da EMEB Monsenhor H. Veríssimo Guimarães;

3º lugar: ensopadinho de entrecasca com bolinho de carne moída e arroz regado - produzido pelas merendeiras Cristina e Neide da EMEB Ver. João Rogério dos Santos.

O próximo passo é a participação da receita vencedora de hoje na etapa regional, semifinal, que será realizada no município de Arapiraca no próximo dia 19 de setembro, onde contará também com a presença de outros municípios da região agreste.

Vale lembrar que ano 2022 as merendeiras de Campo Alegre conquistaram o segundo lugar na etapa regional, sendo a segunda melhor receita do estado de Alagoas, uma grande conquista para as profissionais que além de dedicar seu tempo e comprometimento para tornar o dia a dia de nossos alunos ainda mais saboroso, sempre acrescentam uma pitada a mais de um tempero mais que especial, o amor.




Campo Alegre é contemplado com emenda parlamentar do deputado Fernando Pereira

Com o valor a prefeitura vai investir na compra de mais uma ambulância para atender a população.

O deputado estadual mais votado no município de Campo Alegre nas eleições de 2020, Fernando Pereira (Progressistas) segue trabalhando para retribuir à população a confiança depositada em seu trabalho.

O município de Campo Alegre receberá o valor de R$ 206.819,41, através da emenda do deputado Fernando Pereira.

A destinação da emenda para Campo Alegre se deu através da Portaria SESAU Nº 6.743, de 24 de Agosto de 2023, que habilita os Municípios a receberem recursos referentes às Emendas Individuais Impositivas na modalidade de transferência do Fundo Estadual de Saúde aos Fundos Municipais de Saúde, no exercício de 2023.

O valor será destinado à aquisição de mais uma ambulância para atender a população campo-alegrense.

Prefeitura de Campo Alegre realizou a entrega de mais 1.300 Cestas Básicas pelo Programa Bolsa Alegre

As entregas acontecem mensalmente contemplando centenas de famílias campo-alegrenses.

Nesta quinta-feira 24 e sexta-feira 25 de Agosto, a Prefeitura de Campo Alegre através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania realizou a distribuição de mais 1.300 cestas básicas do Programa Bolsa Alegre, referente ao mês de Agosto de 2023.

Todos os meses as famílias que são atendidas pelo programa sabem que podem contar com as cestas, que tem o objetivo de garantir alimento para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A distribuição das cestas foi realizada na sede do município, no Distrito Luziápolis e no Povoado Chã da Imbira contemplando também os moradores do Povoado Mineiro e Usina Porto Rico.

Como todos os meses na ação foram atendidas todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Alegre.

A entrega das cestas contou com a participação do prefeito Nicolas Pereira, vereadores e secretários municipais.

Mensalmente toda logística é organizada pela secretária de assistência social e direito a cidadania Janaina Matias e pela secretária adjunta Silvania Regina e suas equipes com apoio das demais secretarias municipais.

As famílias que fazem parte do programa recebem as cestas básicas todos os meses, garantindo a mesa farta.




Prefeito Nicolas Pereira participou do Lançamento do Projeto Farinhada das Mulheres

Nesta sexta-feira 25, aconteceu o lançamento do Projeto Farinhada das Mulheres, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Alegre através da Secretaria Municipal da Mulher, Juventude, Idoso e Família junto com mulheres do Povoado Chã da Imbira.

São 45 mulheres que fazem parte do projeto. Essas mulheres poderão produzir sua farinha de mandioca para o consumo de suas famílias e para a comercialização, proporcionando produção de alimentos e geração de renda. Elas são beneficiárias de programas sociais do município e agora estarão fazendo parte da fabricação de farinha mensalmente.

A Prefeitura compra a mandioca dos produtores locais, e incentiva a produção para o consumo familiar. As 45 mulheres serão dividas em 3 grupos de 15 pessoas e cada grupo produzirá por três meses. Todo mês uma tonelada de mandioca será adquirida pela prefeitura para a farinhada.

O lançamento do projeto contou com a participação do prefeito Nicolas Pereira, do vice-prefeito Leonardo Monteiro, da ex-prefeita Pauline Pereira, secretários municipais e vereadores que colocaram a mão na massa junto com as mulheres na produção da farinha de mandioca.

Além da farinhada, as mulheres do projeto também foram contempladas com cestas básicas.

O incentivo a agricultura familiar à geração de renda tem sido uma marca da gestão municipal.