terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Programa Saúde na Escola em Campo Alegre é destaque pelas Ações Desenvolvidas

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa desenvolvido de forma integrada entre os Ministérios da Saúde e da Educação, criado em 2007, com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

O programa é constituído por estratégias articuladas entre as políticas e ações de educação e saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da desenvolvido dentro das instituições públicas de ensino, tendo como objetivo, fortalecer as ações de cuidados com a saúde, conscientizando os estudantes sobre atitudes e ações em prol de uma vida mais saudável.

Durante o ano 2022, diversas ações foram realizadas através da intersetorialidade das secretarias municipais de saúde e educação na busca do fortalecimento, do cuidado e a promoção da saúde, o que levou o município de Campo Alegre a ser destaque no programa, pelas ações trabalhadas ao longo dos anos.

Em 2022 foram realizadas diversas ações: saúde bucal, avaliação antropométrica (peso/altura), acompanhamento do calendário vacinal, trabalho de conscientização referente ao mosquito Aedes Aegypti, puberdade, práticas corporais, estimulação a alimentação saudável e palestras educativas.

A partir do trabalho realizado os estudantes que foram identificados com a necessidade de algum atendimento mais específico, foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde, para que fossem avaliados e posteriormente acompanhados, até a conclusão do tratamento necessário.

O PSE em Campo Alegre é desenvolvido em todas as 24 instituições de ensino municipal, destas, 05 são Centros de Educação Infantil, 02 são unidades de ensino para crianças com deficiência, denominadas Espaço Crer e Ser, e, as demais, são escolas municipais de educação básica, além de desenvolver ações em 02 escolas da rede estadual, contemplando assim a 100% dos estudantes munícipes campo-alegrenses.



Nenhum comentário: