sábado, 10 de julho de 2021

Nota de esclarecimento


A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre, prezando pela transparência e o comprometimento com a população, vem a público esclarecer o óbito de uma criança confirmado de COVID-19 divulgado no boletim estadual hoje (09/07/2021).

O óbito de M.F.S.S, sexo feminino, ocorreu em 11 de janeiro em seu domicílio e às 01:57h a genitora da entrada na Unidade de Emergência de Campo Alegre com a lactente já sem sinais vitais, em parada cardiorrespiratória e não reativa.

Logo, encaminhada à sala de estabilização e toda equipe deu suporte seguindo o protocolo do hospital com oxigenoterapia e monitorização com monitor multiparâmetros. E mesmo com a paciente não reativa foi realizada intubação orotraqueal (IOT) e reanimação cardiorrespiratória (PCR), porém sem sucesso. Às 02:20h foi constatado o óbito. Foi coletado swab nasal e enviado ao laboratório central do Estado (Lacen), com resultado de RT-PCR positivo para COVID-19. Assim, constatou-se como causa básica a COVID-19.

Logo, ressaltamos que a informação de que a criança teria sido contaminada em um dos Centros de Educação Infantil é inverídica.

As atividades presenciais, na Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre, foram retomadas para as crianças a partir de 03 anos e 11 meses no dia 07 de junho de 2021, as crianças abaixo dessa faixa etária estão recebendo atendimento educacional de forma domiciliar, desde o início do ano letivo, em 06 de abril do corrente ano. Ressaltamos ainda que as profissionais que fazem os atendimentos domiciliares e institucionais estão cumprindo, criteriosamente, as normatizações dos protocolos higiênico-sanitários de prevenção e combate a COVID-19 estabelecido pelos órgãos de saúde pública, direcionado às instituições de ensino e a atuação profissional nos órgãos públicos do município.

Sendo assim, reforçamos que tanto a Secretaria Municipal de Saúde, quanto a Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre seguem enfrentando a pandemia de Covid-19, com responsabilidade e com o objetivo de salvar vidas, garantindo aos munícipes e trabalhadores um ambiente seguro para o desenvolvimento dos serviços públicos.

Continuamos com atendimento na Unidade sentinela no distrito de Luziápolis e no Polo Regional na Sede para o diagnóstico e tratamento oportuno e clínico dos pacientes com sintomas gripais.

Estamos acompanhando e monitoramento diariamente os casos confirmados de COVID-19. Observamos redução no número de casos confirmados de coronavírus, mas a pandemia ainda não acabou, faça sua parte e se previna usando máscara, higienizando as mãos e tomando a vacina quando chegar sua vez.

ASCOM PMCA

Nenhum comentário: