domingo, 30 de abril de 2023

Em dia de futebol vereador Jelvane Medeiros anuncia que tá confirmado no time de Pauline Pereira e Nicolas Pereira

Jelvane Medeiros escalado para jogar no time que mais trabalha por Campo Alegre

Em um domingo festivo em comemoração ao Dia do Trabalhador, onde a Prefeitura de Campo Alegre realizou grandes torneios de Futebol na sede do município, distrito Luziápolis e Povoado Chã da Imbira, o prefeito Nicolas Pereira e a ex-prefeita Pauline Pereira líder politica do grupo estiveram presentes nas festividades prestigiando os atletas locais. 

A grande surpresa do dia foi a presença do vereador Jelvane Medeiros que anunciou que agora faz parte do grupo político que nos últimos anos vem transformado Campo Alegre em todos os aspectos.

A chegada do vereador ao grupo foi recebida com muita honra por todos que fazem parte do grupo político que nos últimos anos vem fazendo um grande trabalho na saúde, educação, esporte, assistência social, infraestrutura e muito mais.

O vereador foi eleito nas ultimas eleições na oposição, mas o grande trabalho desenvolvido pela administração municipal fez com quer o vereador que reside no Povoado Chã da Imbira fechasse com o grupo da situação.

Agora coma chegada de Jelvane o Grupo Pereira conta com o apoio de 14 vereadores, sendo três do Povoado Chã da Imbira. 

Somente no Povoado Chã da Imbira onde os três vereadores residem (G Correia, Lakinho e Jelvane Medeiros), a prefeita Pauline Pereira e o prefeito Nicolas Pereira construíram: Nova Escola João Fernandes Vieira com Quadra Poliesportiva, Creche Maria Valcira de Medeiros, Academia da Saúde, Campo de Futebol com vestiários, Quadra Poliesportiva, Complexo Esportivo,   mais de 200 casas, Biblioteca do Sesi, Ampliação da UBS, Ampliação da Escola Lourinete Guimarães, Ampliação do Cemitério, Perfuração de 06 Poços artesianos, Pavimentação das principais ruas, e muito mais. 

No Povoado Chã da Imbira em breve será inaugurado o Complexo Esportivo João Nunes de Medeiros, espaço esportivo que homenageia o saudoso pai do vereador Jelvane, assim como o Centro Administrativo José Belo. 

Pauline Pereira, Nicolas Pereira juntamente com Gean Correia, vereadores G Correia e Jelvane Medeiros, ex-vereador Piu Spettus e o secretário Márcio José.

sábado, 29 de abril de 2023

Alunos do Espaço Crer e Ser são Destaque nos Jogos do Paradesporto de Alagoas

Nesta sexta-feira, 28 de abril, os atletas Carlos Daniel, Gabriel Vitor, Murilo Gabriel e José Felipe, alunos do Espaço Crer e Ser, representaram Campo Alegre nos Jogos do Paradesporto de Alagoas. Os alunos participantes do Projeto Esporte na Escola são atletas da modalidade de Bocha Adaptada e Xadrez.

Os atletas que tem como Professoras de Educação Física Michelle Temóteo e Nayane dos Santos, representaram muito bem o município e em particular as pessoas com deficiência.

Na modalidade Bocha Adaptada conquistamos o 1° Lugar com o Atleta Gabriel Vitor e o 3° Lugar com o Atleta Carlos Daniel. Já no Xadrez os atletas Murilo Gabriel e José Felipe ficaram entre os melhores da competição.

Se fizeram presentes também no evento, para dá suporte aos atletas, a Professora do Espaço Crer e Ser Glayce Marinho, o cuidador Vitor Costa e o enfermeiro Raphael.

O desenvolvimento do Esporte adaptado no município existe graças ao Projeto Esporte na Escola, que é fruto da Parceria entre as Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer.

A participação em Eventos adaptados são essenciais para a troca de experiências e vivências e com isso para o crescimento do Esporte adaptado em nosso município.



sexta-feira, 28 de abril de 2023

Alunos da Escola Felizardo Souza Lima participam de oficina sobre Cultura de Paz

Foi realizada no ultimo dia 26 de Abril, mais uma importante oficina sobre Cultura de Paz na Escola Municipal Felizardo Souza Lima voltada para todos os estudantes da instituição.

A série de oficinas sobre promoção da cultura da paz, com crianças e adolescentes da Escola Felizardo Souza Lima do Distrito Luziápolis buscou promover a vida saudável por meio de palestras socioeducativas com profissionais de diversas áreas.

O evento que foi realizado em parceria com o Núcleo Especial de Ações Estratégicas de Resgate e Inclusão Social de Educandos, abordou as temáticas de forma lúdica e interacional.

Garantir que o período da infância e adolescência seja livre da violência e do sofrimento causado pelo mesmo é um compromisso de todos, para que no futuro eles sejam adultos promissores.

A oficina contou com palestras para os alunos de 6º ao 9º ano, e foram abordados os eixos temáticos a seguir:

PRF - Polícia Rodoviária Federal, com o tema: Segurança viária;
Professor José Rodrigues com o tema: Vamos falar do hoje?
Serviço social com o tema: Políticas afirmativas;
Psicólogas com o tema: Relações socioemocionais;
Professor Nelson Batista com o tema: Bullying;
CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com o tema: Automutilação, com as técnicas Alessandra e Adriele.



Cruzeiro de Arapiraca anuncia lateral-esquerdo Miguel para a disputa da Série D

O lateral que reside no distrito Luziápolis estava atuando pelo Sergipe.

Entre os reforços da equipe do Cruzeiro de Arapiraca para a disputa do Campeonato Brasileiro da Serie D, a equipe alagoana anunciou a chegada do o lateral-esquerdo Miguel, que estava no Sergipe.

O lateral Miguel chega à equipe de Arapiraca para ser titular na lateral esquerda. O jogador agrada muito ao técnico Adriano Rodrigues, que assumiu a equipe nas últimas rodadas da primeira fase do estadual.

Miguel tem 21 anos, e surgiu na base do CRB. De lá foi para o Fortaleza e neste ano atuou no Campeonato Carioca vestindo a camisa do Boavista emprestado pelo Leão do Pici, chegando inclusive a atuar contra o Flamengo.

Nas divisões de base o atleta também atuou pela equipe do Atlético Mineiro.

SEMED e escolas realizam panfletagem em alusão a Campanha do Abril laranja

Abriu Laranja é o mês voltado para campanha de prevenção contra crueldade animal. E para conscientizar a comunidade da importância dessa campanha, no combater aos maus tratos de animais, pensando em amenizar ou erradicar esse tipo de problemática em nosso município, os grupos de educação ambiental Soldadinho Verde e Com-vida das escolas Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, Professora Zenóbia Ferreira e Felizardo Souza Lima, realizaram uma grande panfletagem nas principais ruas do município, na sede e no distrito.

A ação iniciou com um momento de abordagem das principais leis que trata das punições de pessoa física ou jurídica que cometem crimes contra os animais de forma geral, que é a Lei 9.605/98, referente aos Crimes Ambientais e da Lei Sansão 14.064/20 que aumenta a punição quando esses crimes são cometidos contra cães e gatos.

Na oportunidade, foram apresentados e Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais - CMPDA e seus representantes, parceiros no desenvolvimento da ação e no combate à violência contra animais.

O momento permitiu fazer uma explanação sobre a finalidade deste Conselho, e explicar os objetivos dessas importantes ações para a proteção e defesa dos animais. Aproveitando o ensejo, foi explicada também a importância da Lei Sansão para a prevenção de abandono e maus tratos dos animais.

“Quem abandona ou maltrata animais denota uma profunda falta de higiene na alma” (A.D.).



Equipe do Programa Melhor em Casa realizou planejamento com as equipes de saúde da Rede

A equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) - Programa Melhor em Casa realizou junto às equipes da Atenção Primária a Saúde (APS) o momento de matriciamento, que é uma estratégia de articulação entre os serviços de saúde da Rede que visa garantir o melhor planejamento e continuidade de cuidados aos usuários assistidos. Com o objetivo de discussão de casos clínicos, possíveis novas admissões e altas do serviço.

O SAD é um serviço completar aos cuidados realizados na Atenção Primária, dando apoio no cuidado aos usuários acamados/domiciliados com necessidades de maior frequência de cuidados, recursos de saúde e acompanhamento até a estabilização do quadro.

Participaram do matriciamento a equipe do SAD e os médicos, enfermeiros e diretores das unidades básicas de saúde.

O matriciamento ou apoio matricial é um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção-terapêutica.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Prefeitura de Campo Alegre oficializa doação de terreno para o Estado construir Creche no Conjunto Olival Tenório

Nesta quarta-feira 26 de abril, o prefeito Nicolas Pereira e o Procurador do Estado, Aderval Vanderlei Tenório, assinaram a Escritura Pública de Doação de um terreno ao Governo do Estado, para a construção de uma Creche do Programa CRIA, no Conjunto Olival Tenório. A nova unidade de ensino receberá o nome da saudosa Secretária Municipal de Educação, Professora Graciene Alencar Monteiro. A Lei que denomina a nova creche já foi aprovada na Câmara de Vereadores.

A iniciativa dessa homenagem e reconhecimento foi uma indicação do Deputado Estadual Fernando Pereira, que tem se mostrado um grande parceiro na busca por melhorias para a o município. Com essa creche será possível oferecer um espaço adequado e seguro para o cuidado das crianças na referida comunidade.

A construção da creche CRIA é de extrema importância para o município. Essa nova instituição irá acolher crianças de 0 a 3 anos e proporcionará mais um ambiente seguro e adequado para população campo-alegrense.

A educação infantil é uma das fases mais importantes para a formação da criança, e é fundamental que esse processo seja iniciado desde cedo. Com a creche CRIA, as famílias do Conjunto Olival Tenório e adjacências, terão a tranquilidade de deixar seus filhos e filhas em um lugar seguro e com profissionais capacitados para cuidar dessas crianças.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura a Secretária de Administração, Jasllinny Araújo, o Secretário Adjunto de Educação, Professor Lucas Rinaldo, o representante do Cartório local Pedro Fidelis, e a Gerente Municipal de Convênios Letícia Maria.


Pauline Pereira deve voltar a ser candidata em Campo Alegre nas eleições de 2024

A informação foi amplamente discutida na sessão desta quarta-feira (26) em Campo Alegre: a volta da ex-prefeita Pauline Pereira para a disputa das eleições em Campo Alegre já em 2024.

Pauline foi prefeita da cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Realizou uma verdadeira revolução urbana e deixou a gestão de Campo Alegre com mais de 90% de aprovação popular elegendo seu sucessor, o primo e ex-secretário Nicolas Pereira.

Apesar da grande aprovação da gestão Pauline, o atual prefeito Nicolas Pereira teve pouco mais de 60% dos votos em 2020, quando teve como opositor o empresário Daniel Tenório.

Nos bastidores há a avaliação de que o nome de Pauline Pereira é o mais seguro para manter o grupo político no poder e continuar o projeto de gestão que chegará a 12 anos no fim de 2024, e nos últimos anos transformou o município em todos os aspectos.

Durante a semana, a oposição ao grupo liderado por Pauline chegou a difundir na cidade a versão de que a ex-prefeita estaria inelegível por problemas com a justiça. Entretanto, na sessão da Câmara, os vereadores André Nascimento (PP) e Cláudio da Costa (PP) mostraram certidões negativas que comprovam a aptidão da ex-prefeita.

Dessa forma, dois ex-gestores e irmãos que atualmente estavam sem mandato, ao que tudo indica, voltam às urnas em 2024: além de Pauline, existe a possibilidade de Joãozinho Pereira (PP) ser candidato à prefeitura de Junqueiro.

Com 7 Segundos

quarta-feira, 26 de abril de 2023

SEMED realiza oficina sobre primeiros Socorros para profissionais da educação infantil

A Secretaria Municipal de Educação promoveu por meio do programa PSDI (Programa Saúde no Desenvolvimento Integral) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, capacitações para todos os profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

A oficina foi realizada no Centro de Educação Infantil Professora Maria José, e contemplou os profissionais das demais instituições que atendem crianças em idade de creche e pré-escola (Até 5 anos de idade), nos dias 22, 27,29 e 31 de março, ministrados pelos profissionais socorristas Andreza de Oliveira e Felipe Ferreira, da base da SAMU do município de Campo Alegre, abordando o tema: Primeiros Socorros (queimaduras, hemorragia e pequenos ferimentos, convulsão, choque elétrico, envenenamento e intoxicação e obstrução das vias aéreas por corpo estranho - (OVACE).

Participaram desta capacitação cerca de 300 profissionais, equipes gestoras, enfermeiros, professoras, auxiliares, cuidadores e profissionais de serviços gerais.

Os encontros promoveram conhecimento teórico e oficinas, que possibilitaram aprendizagem e execução de algumas manobras fundamentais a serem efetivadas com as crianças em casos de primeiros socorros nas patologias abordadas.



Grupo de Gestantes recebe importantes informações através de técnicas da Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde através da equipe do Espaço Vida realizou na manhã desta quarta-feira 26, mais um encontro com as gestantes. Na ocasião à facilitadora Thainá Paiva, abordou o tema: A importância do parto humanizado e o acompanhamento da Doula.

Fortalecendo as informações das consultas ao pré-natal, sobre os riscos, dúvidas na hora de nascer. Qual o melhor parto, a importância dos testes rápidos e entre outros exames na gestação e o que toda gestante deve saber ainda em suas Consultas.

Vale salientar que o município preza pelo parto humanizado e não mede esforços para garantir os direitos das gestantes em seu momento de pré parto, parto e pós-parto no que se refere parto humanizado.

No encontro também foi discutido sobre a alimentação saudável durante a gestação e por toda vida para o aleitamento materno de qualidade para o desenvolvimento do bebê com a participação da enfermeira Elayne Freitas em parceria com coordenadora e nutricionista do Espaço Vida Betânia Guimarães e a rede de Promoção a Saúde.

Prefeitura de Campo Alegre Emite Nota Oficial sobre parecer do MPF a respeito do Precatório do FUNDEF

A Prefeitura de Campo Alegre por meio da Procuradoria Geral do Município emitiu Nota Oficial a respeito do parecer do MPF que solicitou a prorrogação do prazo para análise do processo, inclusive solicitando que a matéria seja levada a Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Colegiado Superior da Instituição) para que apreciação.

Na Nota o Prefeito Nicolas Pereira reitera o seu compromisso em realizar o rateio de 60% (sessenta por cento) dos valores aos beneficiários assim que os recursos forem desbloqueados.

Confira a nota na Integra:

NOTA DE ATUALIZAÇÃO - PRECATÓRIO FUNDEF

Na manhã desta terça-feira (25), o Ministério Público Federal apresentou o parecer no processo de execução do precatório FUNDEF.

De acordo com a peça do MPF, realizou um sucinto relato do trâmite processual, relembrando da existência do TAC firmado em 2020, fez o esclarecimento a respeito da anterior ausência de posicionamento institucional uniforme sobre o tema, que ficava sob a responsabilidade individual de cada Procurador, o que poderia ocasionar posicionamentos diversos dentro da Instituição, bem como citou a Emenda Constitucional nº 114/2021 e o recente julgamento do TCU, que proferiu o Acórdão n.º 151/2023, diante desses pontos, a manifestação principal do Ministério Público Federal foi no sentido de informar que o MPF em Alagoas busca a pacificação institucional do entendimento a respeito do tema “Precatório FUNDEF”, e, por considerar que o caso de Campo Alegre "guarda uma peculiaridade adicional", o remeteu à 1ª a Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Colegiado Superior da Instituição) para que apreciassem a matéria, assim requerendo mais 15 (quinze) dias de prazo, a fim de que nesse período haja a análise da matéria pela referida Câmara e possa apresentar um novo parecer.

Além disso, o MPF opinou ao juízo para que, caso indefira o pedido de prazo, mantenha o bloqueio dos recursos ou autorize a liberação, desde que com a ordem de observância do TAC anteriormente firmado, assim proibindo o rateio, até que haja nova renovação do TAC.

É importante esclarecer que a "peculiaridade adicional" de Campo Alegre decorre da situação de que o Tribunal de Contas da União (TCU), no já citado Acórdão, firmou o posicionamento no sentido de que somente podem ser rateados os precatórios pagos aos Estados e Municípios após a EC 114/2021, que concedeu o direito de rateio dos 60% dos precatórios, e, no caso de Campo Alegre, o pagamento do precatório foi antes da mencionada Emenda, mas o recebimento do valor do precatório será posterior, assim necessitando ser o caso estudado pelo MPF para firmar um entendimento uniforme para os demais casos semelhantes.

Diante disso, o Prefeito Nicolas Pereira ratifica a todos os interessados que mantém firme o seu posicionamento de que, se necessário, recorrerá a todas as instâncias, inclusive ao Supremo Tribunal Federal, em busca de efetivar o rateio dos 60% (sessenta por cento) do precatório FUNDEF aos profissionais do magistério.

Campo Alegre - 25 de Abril de 2023

Vereadora Rejane Santos anuncia licenciamento da Câmara de Vereadores por 150 dias por motivos de saúde

Após a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira 26, a vereadora Reja Santos (PP), anunciou que estará se licenciando do seu mandato de vereadora para tratamento de saúde. Diferente do vereador James Miolo licenciado do cargo na semana passada e já assumiu a Secretaria de Articulação Política, Rejane Santos não assumirá cargo no município. Pelo menos de imediato. 

Com a saída temporária da vereadora Rejane, a sua cadeira no legislativo municipal será ocupada pela atual secretária de indústria e comércio Helma Carneiro que deverá ser empossada no cargo na sessão do dia 03 de Maio.

Na eleição de 2020, a vereadora Rejane foi eleita para o seu terceiro mandato com 656 votos.

Helma Carneiro pertencer a uma família tradicional na política local, onde seu pai Honaldo Alves já foi vereador e vice-prefeito de Campo Alegre na gestão do saudoso prefeito Miguel Felizardo, e sua mãe Zeneide Duda também já foi vereadora. Com isso a família volta a ter um representante no legislativo municipal.

Helma Carneiro obteve 543 votos nas eleições de 2020, ficando na primeira suplência do Partido progressistas. Essa foi à terceira eleição consecutiva disputada por Helma Carneiro, que já havia ficado próximo da suplência nas eleições de 2012 e 2016. Seu esposo André Carneiro também disputou as eleições do município em 2008.

Confira abaixo a Nota divulgada pela vereadora Rejane: 

Na Assembleia deputado Fernando Pereira cita o SIM Conagreste como exemplo de experiência exitosa para produtores de Alagoas

Em pronunciamento à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL), na última terça-feira (25), o deputado estadual Fernando Pereira (PP) exaltou o trabalho do Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) como um exemplo a ser seguido em benefício dos pequenos e médios produtores do estado.

O parlamentar destacou, durante seu discurso, que o Serviço de Inspeção Municipal gerido e executado pelo Consórcio, o SIM/ Conagreste, tem conseguido junto aos municípios consorciados uma experiência exitosa.

“O Conagreste, que é um consórcio do Agreste, que tem como presidente o prefeito de Marlan (Ferreira) da cidade de Limoeiro, sai na frente, porque juntou 26 municípios do estado de Alagoas […] os municípios assinaram e juntos têm o SIM, que é o selo de Inspeção Municipal, que quando se faz pelo consórcio, todos eles podem vender dentro daqueles municípios. Então, o Município está sendo muito mais facilitador do que o Estado de Alagoas”, declarou o parlamentar antes de pedir agilidade nas ações do parlamento para os produtores do estado.

A declaração do deputado foi dada no mesmo dia em que ele alertou os deputados sobre o prazo de funcionamento de um abatedouro do município de Viçosa, na região da Zona da Mata alagoana, que, segundo o deputado, vence no dia 22 de julho deste ano.

O SIM/Conagreste é um modelo de Inspeção que tem sido discutido entre os municípios do estado. Além de levar segurança alimentar, o Serviço também propicia que os pequenos produtores tenham aumento na renda, ampliação de mercado e a qualidade dos produtos de origem animal devidamente certificada.

Secretários e vereador de Campo Alegre realizam visita a Unidade do Senac em Arapiraca

Nesta terça-feira 25, o diretor de Ensino profissionalizante de Campo Alegre Francisco Joaquim, juntamente o secretário de trânsito e transportes Fernando Antônio e o vereador Alan do Lucinho, realizaram uma visita à sede do SENAC Unidade Agreste em Arapiraca. O município nos últimos anos tem realizado importantes parcerias para a oferta de ensino profissionalizante, e uma das instituições parceiras é o Senac.

A comitiva de Campo Alegre foi recepcionada pela gerente regional do Senac, Rosely Alves, e pelos analistas educacionais João Paulo e Jonisson Moura, que juntos mostraram toda a nova estrutura desde a recepção a biblioteca, onde mais de 10 mil títulos são encontrados e o acesso é totalmente grátis à todo comunidade.

Bem acolhidos, como sempre, a comitiva visitou o laboratório de análises clínicas, UTI neonatal, laboratório de gastronomia, informática, estética, costura, além dos espaços para ministração de aulas para cursos de quase todos os setores produtivos, como: gestão, hotelaria, saúde, turismo, drinks e tantos outros.

“Ficamos muito felizes em ver o quanto o município de Campo Alegre é referência e tem um histórico de parcerias promovendo capacitação e oportunidades de emprego e renda para os nossos munícipes junto à unidade educacional SENAC”, destacou o diretor de Ensino Profissionalizante Francisco Joaquim.


Joãozinho Pereira pode ser candidato a prefeito de Junqueiro sua terra natal

A notícia se espalhou nesta terça-feira (25): a pré candidatura do ex-prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira (PP) à prefeitura de Junqueiro, sua terra natal e berço da família.

Dentre os vários compartilhamentos que a notícia recebeu em toda a região, um deles chamou a atenção, o do ex-prefeito e aliado da família Carlos Augusto, que junto à notícia postou emojis de "palminhas" - o que entende-se como uma moção de apoio ao nome de Joãozinho.

Sempre envolta em ferrenhas disputas eleitorais, Junqueiro em 2024 não será diferente. O atual prefeito, Leandro Silva (MDB) vem enfrentando uma dura oposição de Carlos Augusto e da família Pereira, e terá dificuldades na sua reeleição.

Leandro tem vivenciado episódios que têm desgastado sua imagem, como a retenção dos precatórios do antigo Fundef, que ainda não foram pagos aos professores, e o fornecimento de água pela concessionária Águas do Sertão, oriunda da desastrosa outorga da água realizada pelo governo estadual.

Discreto, o atual superintendente da Codevasf evita qualquer comentário que antecipe o processo eleitoral, embora nos bastidores seja um dos 'cabeças' da família Pereira.

Com 7 Segundos

terça-feira, 25 de abril de 2023

Prevenção à gravidez na adolescência e as ISTs foi tema de palestra do Programa Saúde na Escola

A Unidade Básica de Saúde Francisco Batista dos Santos (UBS 08), com apoio da Secretaria da Educação, e do Conselho Tutelar do Distrito Luziápolis, promoveu nesta terça-feira, 25 de abril, uma palestra socioeducativa na Escola Estadual Dorgival Gonçalves, tendo como tema a prevenção da gravidez na adolescência e prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A ação buscou alertar sobre os riscos e consequências de uma gravidez na adolescência, a exemplo da evasão escolar e perigos à saúde materna.

Foram abordados pelos palestrantes os métodos contraceptivos mais seguros, impactos no corpo, possíveis agravamentos na saúde, além de como a gravidez na adolescência pode afetar o lado emocional e psicológico da gestante.

Prevenção. O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.

A palestra foi ministrada pela enfermeira, Roberta Lúcia Vieira e pelo conselheiro tutelar, João Paulo Alves.

Estiveram presentes também no momento, o diretor da Unidade Básica de Saúde, Gemerson Santos, as agentes de saúde, Tanandra Oliveira, Tatiana Cavalcante e Arianny Feitosa, além do professor e coordenador da Escola Davi Oliveira.

Secretaria de Assistência Social avança no Plano de Desenvolvimento Socioterritorial em Luziápolis

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania representada pelo setor de habitação realizou no dia 25 de abril, mais uma etapa do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial com as beneficiárias do Residencial João José Pereira no Distrito Luziápolis.

Na oportunidade foi desenvolvida mais uma ação da atividade “Implantação da Horta Comunitária”, onde a assistente social Tâmara Alves em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente através dos técnicos, engenheiro agrônomo Savio Madeiro e o técnico agrícola José Fagundes ofertaram a capacitação “Agregação de Valores aos Produtos Rurais”.

Na ocasião foi explanado sobre a Horta Hidropônica, que consiste na técnica de cultivar plantas em ambientes protegidos, sem a utilização do solo, por meio de uma solução que contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Segundo os técnicos o cultivo hidropônico vem crescendo, pois oferece vantagens tanto para o produtor quanto para o consumidor.

A produtividade dos cultivos hidropônicos é maior, uma vez que os ciclos de produção são menores e há menos gastos com água, insumos agrícolas e mão de obra.

Além disso, a hidropônia é uma oportunidade para quem mora no Distrito por facilitar as entregas diárias e direto ao consumidor final, sem precisar de atravessador.

Para o consumidor, os alimentos hidropônicos são alternativas mais saudáveis e sustentáveis, por não utilizar fertilizantes e agrotóxicos, assim valorizando os produtos e conseguindo vender pelo preço justo.

Foi explanado também que esses produtos podem ser vendidos para a merenda escolar, Complexo Nutricional, mercadinhos, de porta em porta, na feira livre, dentre outros.

Secretaria de Educação realiza aplicação dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre iniciou no dia 11 de abril, a aplicação dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil.

A avaliação dos Indicadores de qualidade da Educação infantil é um instrumento de auto avaliação para avaliar a qualidade da educação ofertada as crianças.

A avaliação acontece a cada dois anos, com base em um documento orientador elaborado sobre a coordenação do Ministério da Educação, fundação ORSA, União Nacional dos dirigentes Municipais da Educação, Ação Educativa e Unicef.

Essa iniciativa tem o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação infantil ofertada às crianças, com práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática.

Nesse processo, são avaliadas as seguintes dimensões:

Planejamento institucional;
Multiplicidade de experiências e linguagem;
Interações, promoção à saúde, espaços, materiais e mobiliários,
Formação e condições de trabalho dos professores e demais profissionais;
Cooperação e troca com as famílias;
Participação na rede de proteção social.

A aplicação encerra no próximo dia 28 de abril, finalizando assim o diagnóstico das 07 Instituições de Ensino de Campo Alegre que ofertam, exclusivamente, Educação Infantil (creche e pré-escola).

O processo avaliativo é feito de forma participativa e democrática, contando com a presença dos familiares e toda a comunidade escolar.