quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Adolescentes institucionalizados no Abrigo Regional participam de oficina de Pintura em tela

Na última sexta-feira, 25 de Novembro, o projeto fortalecendo vínculos em parceria com o Abrigo Regional Hélio vieira Gama, proporcionou aos adolescentes institucionalizados, a oficina de "Pintura em tela".

A ação foi desenvolvida na instituição de acolhimento, com o objetivo de valorizar e reconhecer o Dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro em todo território nacional, reforçando a temática muito relevante a nossa cultura.

A atividade trouxe como finalidade estimular a concentração e comunicação, reforçando a expressão de cada participante recriando desenhos na pintura em tela, contribuindo para o resgate de suas origens e identidade. Combatendo o racismo e valorizando seu espaço.

O momento contou com uma roda de conversa sobre o tema, em seguida foi ministrado as formas de pintura pela técnica Edjane Ribeiro disponibilizando o processo para realização das telas.

Prefeitura de Campo Alegre promove passeio a Serra da Barriga para jovens do município

A Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria da Mulher, Juventude, Idoso e Família promoveu, nesta quarta-feira 30 de novembro, um passeio turístico cultural à Serra da Barriga, Patrimônio Cultural Brasileiro em União dos Palmares - Al.

Participaram dessa ação jovens do Conselho Municipal de Juventude - CMJ, técnicos da SMJIF, NUCA, Fortalecendo Vínculos e alunos das escolas municipais Hildebrando Guimarães e Zenóbia Ferreira devidamente acompanhados por seus responsáveis junto às escolas.

O passeio contou com visitas à Serra da Barriga e à Comunidade Quilombola de Nuquém além de um turismo urbano em museus e no mercado de artesanato daquela cidade.

A ação faz parte da Campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, com destaque ao Dia Nacional da Consciência Negra e teve como objetivo levar os jovens a conhecerem, em loco, a história dos povos de matrizes africanas que teve em Zumbi dos Palmares o seu maior representante na luta pela liberdade.


Criança do Programa Criança Feliz participa de atividade em alusão ao Dia da Bandeira

Na manhã da ultima terça-feira 22 de novembro, o Programa Criança Feliz através da equipe de visitadores, realizou uma ação através de uma atividade sobre o Dia da bandeira, com uma criança inserida no programa.

A ação teve o objetivo de promover o conhecimento sobre um dos mais importantes símbolos nacionais. A atividade foi realizada junto à mãe, momento importante para fortalecimento de vínculo entre mãe e filha.

Na tarefa a mãe dita às cores a serem colocadas na bandeira e a criança às leva para parte verde; assim formando a bandeira do Brasil.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Instituições de Educação Infantil realizam Culminâncias de Projetos Literários

"É na primeira infância que se formam os futuros leitores", acreditando nesta premissa os Centros de Educação Infantil de Campo Alegre e as escolas que atendem Pré-escola, realizaram culminâncias dos Projetos Literários, entre os dias 22 a 29 de novembro de 2022.

Os projetos tiveram início em fevereiro e desde então foram desenvolvidas diversas atividades com o objetivo de despertar e estimular na criança sua curiosidade, imaginação e o gosto pela leitura, bem como os valores priorizados que são fundamentais no desenvolvimento integral e em sua construção como ser social.

Estes engajamentos de metodologias ricas e diferenciadas, proporcionaram o crescimento intelectual das crianças desde o berçário ao Jardim II, através de propostas de trabalhos criativos, lúdicos e bastante prazerosos para com as aprendizagens significativas.

Neste contexto, as Instituições desenvolveram diversas didáticas, dentre elas: estudos de obras renomadas da literatura brasileira e a exploração minuciosas de diversos gêneros textuais, a exemplo de musicais, clássicos Infantis, obras de Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Ruth Rocha, História da Arte entre outros.

Com base na didática abordada, foram realizadas as seguintes atividades: leitura em voz alta, identificação e escrita, reconto das histórias, produção de poemas, lendas, ritmos musicais variados, o resgate de brincadeiras populares, contos infantis, fábulas, convites, cartas, gêneros retratando a diversidade e a inclusão, dramatizações, oficinas e brincadeiras.

Todas estas práticas foram culminadas pelas instituições de ensino com apresentações artísticas e culturais, dramatizações musicais, declamações de poema, exposição das produções das crianças e visitação aos stands, evento este, prestigiado pelas famílias e pela comunidade em geral, no qual ficaram bastante emocionadas ao presenciar a desenvoltura e o desenvolvimento das crianças.

“É de fundamental importância envolver a criança desde o início de sua vida no mundo mágico da leitura, mundo este que despertará sua imaginação, criatividade, seu conhecimento, sua vontade de ler e conhecer o novo, buscar o conhecimento, este o acompanhará por toda a sua vida”, destacou a Secretária de Educação, professora Márcia Nascimento.

A educação infantil é um mundo cheio de novidades, cheio de descobertas e de muito autoconhecimento, os projetos desenvolvidos contribuem com esse desenvolvimento, traz para as crianças a oportunidade de conhecer a si, ao outro e ao mundo de uma maneira divertida, colorida e cheia de risos, brincando.



Equipe multiprofissional promove campanhas educativas e preventivas de combate ao Racismo

Com objetivo de chamar a atenção para a defesa de ações afirmativas, bem como a reflexão sobre a posição dos negros na sociedade, a Equipe Multiprofissional Escolar desenvolveu ações em alusão ao dia Nacional da Consciência Negra, comemorado anualmente em 20 de Novembro.

Durante o mês de novembro, a equipe multiprofissional, junto com a equipe escolar, realizou diversas atividades sobre o dia da Consciência Negra, trazendo reflexão, identidade e pertencimento aos alunos e a comunidade escolar em geral.

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se: palestras para estudantes, rodas de conversa nas salas de aula e panfletagem na própria instituição e em seu entorno, levando para além dos muros da escola uma discussão sobre a importância do antirracismo numa perspectiva de igualdade racial.

O racismo ainda é uma realidade presente, inclusive nas escolas, um problema estrutural, que precisa ser debatido e incluído na pauta educacional (e de todos os setores), devendo estar presente no planejamento e fazer pedagógico das instituições, como educação antirracista.

É importante que essas reflexões aconteçam durante todo o ano, inclusive, em todos os espaços sociais, ou seja, o combate a toda forma de preconceito deve acontecer cotidianamente em nossa sociedade, culminando em um verdadeiro manifesto, onde todos se sintam pertencentes e protagonistas de sua própria história, sem distinção de raça, gênero, cor ou qualquer outra característica que torna um ser diferente do outro mais especial em toda a sua existência.


Prefeito Nicolas Pereira participou de debate entre AMA e IBGE sobre possível redução do FPM após divulgação do Censo

A redução do FPM gerará risco de inviabilização da realização das políticas públicas nos municípios.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) reuniu prefeitos, prefeitas e secretários das cidades de diversas áreas para debater a possível redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) após a divulgação do resultado da pesquisa censitária de 2022. O prefeito de Campo Alegre Nicolas Pereira foi um dos participantes do encontro. 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou as estimativas dos dados coletados durante a realização do Censo – que ainda está acontecendo em alguns municípios – e alguns municípios apontaram redução no seu número populacional, o que resulta na mudança de coeficiente e na perda de recursos advindos do FPM.

Com a redução brusca dos repasses, os municípios poderão sofrer com a inviabilização de políticas públicas em todos os setores, afetando diretamente a prestação de serviços para a população das cidades.

O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, disse que o momento é de avaliarmos e auxiliarmos os municípios que apresentaram redução de habitantes, mas que estão próximos de se manterem ou avançarem no coeficiente utilizado para o pagamento do FPM.

“Os municípios torcem por uma coleta democrática e justa no Censo 2022, que venha para auxiliar a administração das cidades e não para dificultar a prestação de serviço para a população. Nós entendemos os desafios enfrentados pelo IBGE, mas cremos também que trabalhando juntos podemos reduzir esse dano previsto”, afirmou Wanderley.

Alcides Tenório, superintendente do IBGE em Alagoas, ouviu as demandas dos gestores e afirmou que o órgão segue trabalhando para manter a lisura do Censo, que é realizado seguindo metodologias internacionalmente reconhecidas, mas que entende a preocupação dos prefeitos.

“Estamos executando um protocolo extraordinário, somente para Alagoas, para os municípios que apresentam possibilidade de queda do FPM e também de municípios que têm alteração significativa no número de habitantes, com isso, faremos um pente fino para averiguar eventuais inconsistências”, disse Alcides.

Debate nacional

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está atenta à situação que pode prejudicar e muito as administrações municipais já em 2023, após a divulgação dos dados do Censo.

A PLP 139/2022, do Deputado Federal Efrain Neto (PB), sugere a concessão de prazo para que os Municípios migrem para coeficientes menores de participação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Estabelecendo uma transição de 10 anos para minimizar as perdas nos repasses.

Durante a reunião, o presidente Hugo Wanderley falou sobre a proposta e solicitou a cada prefeito que entrasse em contato com os seus deputados federais para que votassem o requerimento de urgência da PLP 139/2022, para que a proposta entre em pauta e haja um arrefecimento do impacto financeiro.

Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira realizou a culminância do projeto

Nesta terça-feira 29 de Novembro o Centro de Educação Infantil Lizete Alves Ferreira realizou a culminância do projeto de leitura, “dos gêneros textuais a vivencia com a leitura”.

Esse projeto tinha a finalidade de aproximar os bebês e crianças pequenas com a Leitura, por meio dos livros e de cada gêneros trabalhado, como: Música, Biografia, Receita, Cantiga de roda, Fábulas, conto, jornal, poema, adivinhas, Parlendas.

Este projeto proporcionou as crianças e as famílias momentos muito significativo de aprendizagem com as ações ofertadas como teatro, musicalização, leitura com a família, sacola viajante e visita a Rádio FM em Campo Alegre.

No encerramento os alunos realizaram com uma belíssima exposição de seus trabalhos e apresentações artísticas e culturais para as famílias.



SCFV de Luziápolis realizou exposição de artes e apresentações culturais sobre Multiculturalismo

Nesta Terça-feira, 29 de novembro, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV de Luziápolis realizou uma exposição de artes e apresentações culturais de danças tradicionais com a temática "Multiculturalismo: Danças do Brasil e do mundo".

O objetivo maior foi formular e utilizar de estratégias dinâmicas para a execução de elementos construtivos das danças populares do Brasil e do mundo, como as danças de matriz indígenas e africanas.

Durante o mês de novembro foi abordado à pluralidade cultural do Brasil e do mundo. Os orientadores e facilitadores sociais promoveram nos usuários um sentimento de valorização cultural do país, além de conhecimento e respeito por várias e diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida. Foram realizadas também atividades recreativas, rodas de conversas, oficinas de artes, oficinas de música e danças culturais.

No encerramento da temática, os usuários do SCFV puderam mostrar por meio das apresentações culturais e através das exposições das atividades o quanto aprenderam durante as práticas e se dedicaram para fazer esse momento prazeroso e cheio de conhecimento.



Equipes dos CRAS e Cadastro Único realizam atualização cadastral de famílias acompanhadas pelo PAIF

Diante do incentivo do UNICEF em atualizar o cadastro único das famílias acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, através do PAIF, as equipes integradas realizaram no mês de novembro, rodas de conversas, visitas domiciliares e reuniões para informar as famílias sobre a importância da atualização dos dados cadastrais, e do acompanhamento e atendimento pelas equipes de referências dos CRAS. As ações aconteceram tanto na sede como no distrito Luziápolis.

Essas ações são importantes, uma vez que permitem que os municípios fortaleçam as capacidades da assistência social de trabalhar intersetorialmente com as demais políticas, isso contribuirá para uma visão mais integral da família e de seus direitos, qualificando os serviços ofertados aos mais vulneráveis.

Essa ação contempla o indicador do Selo UNICEF referente ao número de famílias cadastradas no Cadunico e que são acompanhadas pela proteção social básica nos municípios.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Escola Cicero Salustiano realizou a Culminância do Projeto de Leitura

A Escola Municipal de Educação Básica Cicero Salustiano Dos Santos Filho, realizou na manhã desta segunda-feira (28) a Culminância do Projeto de leitura que teve como Tema “Vivenciando Valores”. O projeto teve o objetivo foi contribuir na formação do caráter da criança, transmitindo valores como: amor, fé, solidariedade, honestidade, humildade, obediência, cooperação, empatia, respeito e gratidão.

Esse projeto teve uma duração de 03 meses de muito empenho e dedicação por todos que formam o corpo docente desta instituição. Foram apresentadas as crianças algumas histórias bíblicas e extraída delas valores para que as crianças refletissem e levassem como aprendizado para suas vidas.

Desde a Educação Infantil os verdadeiros valores precisam ser trabalhados com as crianças. Todos somos sujeitos em construção e estamos em processo constante de aprendizagem.

Os valores essenciais se constroem no convívio com o outro, através do ensino, da escuta, do que se vive e recebe das pessoas ao nosso redor. Assim os projetos desenvolvidos com toda comunidade escolar prioriza o aprendizado de valores que precisam ser iniciados na família, dando continuidade na vida escolar e prosseguindo por toda vida.

Durante o projeto foram realizadas diversas atividades com as crianças como: Apresentações de histórias bíblicas, rodas de conversas sobre valores humanos, dramatizações, produções artísticas, leitura de palavras e textos e finalizamos com as exposições dos trabalhos das crianças e apresentações das histórias bíblicas:

Jardim I A e H – O Nascimento de Jesus
Jardim I B e G – Jonas e a Baleia
Jardim I C e E – Davi e Golias
Jardim I D e F – A Arca de Noé
Jardim II – A e C – O Bom Samaritano
Jardim II D e E – Os Dez Mandamentos
Jardim II B e F – José do Egito
Jardim II G – A Criação do Mundo

O projeto marcou o encerramento do ano letivo de 2022 na instituição de ensino com muita alegria e gratidão.



domingo, 27 de novembro de 2022

SEMED oferta curso sobre o PDDE em parceria com o programa formação pela escola

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre, por meio da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino – DIGESE, no Centro Municipal de Controle Social, a abertura do curso PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), conduzido pela professora Marice Rocha Barbosa Madeiro, tutora do Programa Formação Pela Escola.

O que é o Programa Formação Pela Escola?

É um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes parceiros/as e conselheiros/as envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

O objetivo principal do curso é disponibilizar os/as cursistas informações e conhecimentos sobre a concepção do programa, seus principais objetivos, sua forma de execução, detalhando inclusive a sua operacionalização e a prestação de contas, de maneira a contribuir para a melhoria da gestão do dinheiro destinado aos estabelecimentos de ensino e colaborar com as comunidades locais e escolares com vistas ao desenvolvimento de projetos participativos, de princípios democráticos, no sentido de promover o controle social dos recursos públicos.

Tendo como público alvo agentes ligados as política educacional, participam deste curso: técnicos/as da SEMED, gestores/as escolares, profissionais da educação e membros do Conselho Escolar. O curso terá a duração de um mês, com momentos de estudo de modo presencial, bem como na plataforma do sistema do FNDE.

Edson Santiago, articulador do Programa Educação Conectada, ressalta que este curso é uma oportunidade para se adquirir novos conhecimentos, e que com certeza vai agregar e fortalecer muito a vida profissional de cada um de nós profissionais que estamos lidando diretamente com as políticas educacionais.

O Programa Formação Pela Escola é organizado e dividido para ofertar diversos cursos, além do PDDE temos, Competências Básicas, PTE, PLI, PNAE, FUNDEB, Controle Social e SIOPE.

Prefeitura de Campo Alegre realizou Marcha pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Na ultima sexta-feira 25 de novembro, a Secretaria Municipal da Mulher, Juventude, Idoso e Família realizou em parceria com a Academia de Saúde a Marcha pelo fim da Violência contra a Mulher, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a eliminação de todas as formas de violência.

A ação é em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher que é comemorado anualmente em 25 de novembro, onde também está incluída na programação da Campanha 21 dias de Ativismo do município.

Estiveram presentes no evento a secretária da Mulher, Tamiris Santos, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Irisdelma e o vereador José Correia (Jura) representando o legislativo municipal.

Na ocasião a Secretária Tamiris Santos reforçou a importância do Programa Código Sinal Vermelho, sendo mais uma ferramenta para prevenção da violência doméstica.



sábado, 26 de novembro de 2022

Bispo Dom Valdemir empossou o Padre Jackson Nascimento na Paróquia Bom Jesus dos Aflitos

O Prefeito Nicolas Pereira e a ex-prefeita Pauline Pereira participaram da posse do novo administrador da Paróquia.

O Bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira, empossou na noite desta sexta-feira 25 de Novembro, o novo administrador paroquial da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos em Campo Alegre.

O Padre Jackson do Nascimento da Silva teve a sua posse canônica realizada e passou a comandar a paróquia em substituição ao Padre Cristiano Firmino Nóia que foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora Divina Pastora em Junqueiro.

A solenidade de posse e celebração eucarística foi prestigiada por centenas de católicos da cidade de Campo Alegre e do município de Taquarana onde o padre esteve por 17 anos antes de ser transferido para Campo Alegre.

Em sua fala agora como líder da Igreja Católica em Campo Alegre, o padre falou que já tem uma relação antiga com a igreja no município, onde lembrou o grande trabalho do saudoso Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães e das saudosas Tia Marili Vieira e Tia Alba Fernandes Vieira, grande colaboradoras da igreja no município e na diocese.

O prefeito Nicolas Pereira desejou boas vindas ao padre de 68 anos, que tem uma grande experiência na vida sacerdotal, onde esteve 23 anos na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Anadia e 17 anos a frente da Paróquia d Santa Cruz em Taquarana.

A posse também foi prestigiada pela ex-prefeita Pauline Pereira juntamente com seu esposo Eduardo Albuquerque, vereadores e secretários municipais.

“Seja muito bem-vindo, Padre Jackson. Toda a comunidade católica de nossa cidade carinho está recebendo o senhor, querido Padre, com um abraço e com as maiores expectativas”, descreveu Pauline Pereira.

O anuncio da mudança dos comandos das paróquias aconteceu em 26 de setembro pela Diocese de Penedo.