A expansão no acesso à educação superior para a região Sul de Alagoas foi o tema da reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (21), entre a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eliane Cavalcanti, a deputada estadual Jó Pereira e o pré-candidato à prefeitura de São Miguel dos Campos, Fernando Pereira.
O encontro que aconteceu na reitoria da Universidade, no Campus Maceió, contou com a presença também do coordenador Institucional de Educação à Distância (CIED), José Geraldo, e o chefe de gabinete, Ubirajara Oliveira.
Pontuando as notas conquistadas pelos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a deputada Jó Pereira ressaltou a importância de que São Miguel dos Campos possa seguir o mesmo caminho: "As outras cidades da região estão se destacando nas áreas da saúde e educação e São Miguel não está conseguindo acompanhar este avanço. Precisamos que todas cresçam juntas para o desenvolvimento da região".
José Geraldo informou sobre a possibilidade de instalação de um Polo Presencial em São Miguel dos Campos, para a oferta de cursos na modalidade EAD (Ensino à Distância). "Podemos levar alguns cursos para o município, de acordo com os editais que são apresentados, nos quais fazemos uma parceria com a prefeitura, que precisa ofertar a estrutura, como ceder um colégio para que as eventuais aulas presenciais ocorram”, explicou o coordenador, acrescentando que, entre cursos que podem ser ofertados estão Geografia, Química, Letras e outros, a depender da demanda da região.
Caso o polo se concretize, cursos na modalidade EAD, inclusive especializações em áreas diversas, de outras instituições, como Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Uncisal e Uneal, também poderão ser ofertados.
Parcerias
A vice-reitora enfatizou que a Ufal está disponível para realizar parcerias, expandindo a educação em todo o estado, e reforçou a importância de fortalecer a educação à distância, que tem a mesma qualidade dos cursos presenciais. "Vocês terão todo apoio da instituição para que isso aconteça", pontuou Eliane Cavalcanti, lembrando que a instalação de um Polo Presencial na modalidade EAD é o primeiro passo para viabilizar, futuramente, a construção de um Campus da Ufal no município.
Para Fernando Pereira, é fundamental o investimento na educação para o desenvolvimento dos municípios, entre eles São Miguel dos Campos. "Precisamos fazer esse investimento em todos os níveis educacionais para que a cidade se desenvolva. Além de levarmos até a população o acesso ao ensino superior de forma mais fácil, evitamos o deslocamento, para outros municípios, dos estudantes, principalmente os de São Miguel dos Campos, onde a estrutura de apoio a eles poderia ser melhor, inclusive no transporte estudantil”, defendeu.
Tanto Fernando quanto Jó Pereira lembraram, por fim, que é muito importante para o desenvolvimento da região Sul como um todo que São Miguel dos Campos se torne um polo de serviços e uma referência também nas áreas da saúde e educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar.
Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos.